Se você vai viajar para este destino, precisa saber algumas coisas antes de embarcar. Por isso, vamos falar sobre alguns aspectos da cultura da Alemanha, como turismo, gastronomia, costumes, histórias e tradições que cercam a nação.
Um país altamente diversificado, altruísta e receptivo, a Alemanha tem uma cultura surpreendente e diversas atrações que comprovam o quão sua história pode acrescentar muito nas nossas vidas.
Nesse sentido, prepara o papel e a caneta ou o bloco de notas do celular para anotar todas as dicas sobre a cultura da Alemanha que julgar relevante para a sua experiência no país. E, é claro, converse com pessoas que já visitaram o destino para compartilhar dicas e experiências.
Logo, a cultura da Alemanha é conhecida por sua imensa história, cheia de influências e construções significativas. Isso fez com que, evidentemente, esse aspecto se destrinchasse a outros tantos, que possuem grande relevância também, como:
- Arte
- Música
- Filosofia
- Literatura
- Sociologia
- Razão
- Culinária
Se tratando de algumas informações básicas que são necessárias para você saber, a primeira delas é que a moeda oficial do país é o euro e, o idioma oficial, é o alemão. Porém, se tratando desse último ponto, muitas pessoas falam inglês por lá, viu?
Cultura da Alemanha e suas histórias
A Alemanha conta com algumas das melhores universidades do mundo todo, por isso o destino vem sendo cada dia mais procurado e cobiçado pelos estudantes. São pelo menos 6 das 100 melhores universidades do mundo.
Fora que a Alemanha tem um histórico, econômico, social e cultural bastante significativo. O que fez do país ser um dos destinos com a melhor economia do mundo. Além disso, o continente europeu, apesar de ser composto por nações muito representativas, a Alemanha é o seu país mais populoso.
Se você quer conhecer mais sobre a Alemanha e suas contribuições históricas, separamos alguns lugares que você pode conhecer para saber mais sobre a história do país, dá só uma conferida:
- Museu Judisches;
- Haus der Geschichte;
- Zeitgeschichtliches Forum;
- Museu Histórico Alemão;
Em contrapartida, se tratando das tradições do país, temos algumas que são fortemente lembradas e que fazem, inclusive, os estrangeiros entrarem de corpo e alma nos aspectos culturais do país.
Se você pensou no chá da tarde e no festival de cerveja em Munique (o Oktoberfest), você está certo. São das grandes tradições do destino e você precisa viver essas experiências. Inclusive, para essa última, não são apenas os intercambistas que vão, tem gente que viaja somente para curtir o festival.
Turismo na Alemanha
Agora que você sabe um pouquinho sobre as tradições da Alemanha, vamos falar sobre dois assuntos que todo mundo gosta quando vai viajar: turismo e gastronomia. Não importa a época do ano, uma ida à Alemanha é sempre bem-vinda.
Primeiramente, os brasileiros não precisam de visto para passar até 90 dias no país. Somente o passaporte que, obrigatoriamente, deve estar com a validade em dia, não podendo vencer dentro desses três meses. O seguro viagem europeu também é obrigatório.
Nesse sentido, é necessário também comprovar que você tem onde se hospedar durante a permanência no país, além de demonstrar que possui verba suficiente para se manter e garantir que você volta ao seu país de origem.
Durante o inverno, as atrações são diversas, como:
- Esquiar;
- Visitar bares e restaurantes;
- Patinar no gelo;
- Visitar a Floresta Negra;
- Paragliding nas montanhas;
- Trenó com cachorros;
- Palácio Neuschwanstein;
Durante o verão, saiba o que fazer na Alemanha:
- Muro de Berlim;
- Memorial do Holocausto;
- Catedral de Berlim;
- Biergartens de Munique;
- Ir aos parques;
- Conhecer as piscinas públicas;
- Oktoberfest;
Gastronomia na Alemanha
Em contrapartida, surge a culinária, que também é um chamariz para diversos passeios, principalmente dos amantes da culinária. Há quem prefira, inclusive, realizar aqueles passeios que dão mais água na boca.
Uma coisa que é certa é o consumo de álcool no país, principalmente da cerveja. Por isso, os bares sempre estão bem frequentados. Vinho e conhaque também são algumas das preferências dos alemães.
Agora se tratando de comida, existem muitas opções. Desde fast-foods, restaurantes, padarias, lanchonetes e pubs aos mercados populares. Salsicha e carne são alimentos essenciais para alimentação dos nativos, porém, as comidas vegetarianas e veganas também estão presentes em alguns cardápios.
Por fim, deu pra conhecer um pouco mais sobre a cultura da Alemanha? Esperamos que sim, mas caso surja algum questionamento sobre o país ou mesmo sobre as oportunidades de intercâmbio por lá, já sabe né? Tira um tempo para bater um papo com um de nossos especialistas e comece a planejar sua viagem para o exterior.