Natal pelo mundo: confira alguns costumes de final de ano

Natal pelo mundo: confira alguns costumes de final de ano

Com o Natal chegando, as inspirações e referências de final de ano ficam ainda mais em evidência. No Brasil, essa data é muito simbólica e as tradições são levadas a sério. Por isso, hoje trouxemos um assunto diferente, mas bem especial: os costumes de Natal pelo mundo.

Afinal, essa época do ano é marcada por muitas reflexões, sentimentos e sensações que só datas como essa são capazes de gerar. Porém, nem todos os países possuem as mesmas tradições que os brasileiros, certo?

Nesse sentido, a ideia é desmistificar alguns mitos, trazer à tona algumas verdades. Afinal, quem sabe depois de descobrir como é o Natal pelo mundo você não programa uma viagem para conferir de pertinho essa história?

Em novembro, no Brasil, já é possível ver as ruas enfeitadas, as árvores cheias de cor, as casas repletas de artigos natalinos. Além, é claro, de todo o arsenal de filmes de Natal que chegam às nossas telinhas. O Natal pelo mundo é, sem dúvida alguma, repleto de diversidade e personalidade. 

Do mesmo modo, a festividade acontece para os brasileiros em meio às altas temperaturas, o que não acontece em grande parte dos países. É comum lareira acesa, fogueira, gorros, roupas de frio e MUITA neve. 

Vê se não dá vontade de passar o Natal no exterior? Dá pra se imaginar naqueles cenários de filmes onde tudo é tão especial e cheio de cor. Papai noel, chaminés, guirlandas, estrelas, presépio, bolas, árvores, velas, estrelas são comumente vistos em épocas assim.

Mas, antes de conferir as tradições de Natal no exterior e decidir qual destino você vai passar o seu próximo Natal, confere o nosso checklist pro dia 24 de Dezembro:

  • Ceia de Natal
  • Ida às compras
  • Árvore de Natal
  • Presentes
  • Presépio
  • Papai Noel
  • Amigo secreto

Natal pelo mundo e seus costumes de fim de ano:

 

Estados Unidos

 

Primeiramente, o fato é que algumas tradições dos Estados Unidos acabam se assemelhando com a dos brasileiros em alguns quesitos e isso você pode ver nos diversos filmes e séries norte-americanas. 

Mas, se tem uma coisa que eles sabem fazer, é enfeitar suas residências. O país fica colorido nesse período, seja por dentro ou por fora das casas. Em alguns bairros, como o Brooklyn, é possível encontrar as mais diferentes decorações.

Quem também já viu por aí a tradição dos cookies na lareira? É aquela famosa fisgada para atrair o Papai Noel. Na culinária é possível ver as mais diversas comidas, das mais genéricas àquelas sobremesas de família. 

 

Alemanha

 

Ah, a Alemanha não deixa passar barato no Natal. Tem neve, lareira, árvore, biscoitos e tudo que você puder imaginar. Pense em um destino com muitas tradições, esse é um deles. Os alemães adoram a data e a Coroa do Advento é prova viva disso. 

Assim, a guirlanda é uma espécie de suporte para velas e durante todo o mês, aos domingos, são acesas em homenagem a Jesus e a crença de que o mesmo é um ser de extrema luz. Nesses momentos, cantam músicas de Natal e comem biscoitos de gengibre.

Na ceia, ao contrário do Brasil, que tem o hábito de comer peru, os alemães comem carne de ganso. Junto a ele, outras comidas típicas fazem parte da ceia nesse destino que respeita e leva muito a sério o período natalino.

 

Austrália

 

Ao contrário de outros tantos destinos e semelhante ao Brasil, a Austrália passa o Natal em altas temperaturas. O verão australiano faz com que muitas pessoas optem por passar essa data na praia, seja com a família ou amigos.

Porém, há quem aposte nos piqueniques e passeios ao ar livre. Afinal, uma das tradições do país no Natal é o momento em que as pessoas saem de suas casas ou ficam em seus quintais cantando músicas de Natal. Chamado de Carols at Candlelight, o evento é de se emocionar.

Fogos de artifício, festas à beira mar e muita comida gostosa também fazem desse dia mais completo para os australianos. Há muito o que se fazer em cada lugarzinho do país durante esse período do ano.

 

Inglaterra

 

A saga dos presentes é uma verdade na Inglaterra. É comum que no dia que antecede o Natal as pessoas embrulhem as lembranças. Nesse sentido, as cartas ao Papai Noel são feitas pelas crianças na noite de celebração. 

Toda a decoração de Natal presente no país é reflexo do quão envolvidos com essa data os ingleses são. Porém, eles não têm o costume de comemorar a véspera, o dia 24 de dezembro, como é feito no Brasil. O que acontece, geralmente, é que os biscoitos vão direto para a lareira esperar a atração.

 

Canadá

 

Se você tem o desejo de fazer intercâmbio neste destino, aproveite para passar o Natal no Canadá. Por lá, há muita tradicionalidade e você sem dúvida vai se sentir abraçado. Casas, quintais, jardins, é possível encontrar decorações em cada lugarzinho desse país.

Porém, no Canadá também não é comum que as famílias festejam a data no dia 24 de Dezembro, a tradição é começar o dia 25 com um belo café da manhã. Nesse dia, acontece uma troca especial de presentes e a ceia. 

Em algumas cidades outras tradições também dão vida ao Natal como a troca de presentes com roupas diferentes ou mesmo se fantasiar para visitar pessoas debilitadas para lhe passarem um pouco de paz, amor e celebrar a vida.

 

Enfim, já deu pra perceber que cada país tem um jeitinho peculiar de comemorar essa data, mas que também há várias semelhanças, inclusive envolvendo o Brasil. Além disso, as cidades também criam a sua forma particular de trazer algo mais especial para essa comemoração. 

Ah, a nostalgia das festas de Natal chegou! Não tem como não querer conhecer um desses destinos nessa época tão especial. Já pensou em passar o Natal pelo mundo? Conhecer todas as culturas, tradições e costumes de pertinho. Se o seu desejo for este, já une o útil ao agradável e escolhe um destino para fazer intercâmbio.

Se quiser saber sobre as opções de intercâmbio ou mesmo de Mochilão para o exterior, é só conversar com um de nossos consultores e quem sabe o seu sonho se torna real.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta