Com o Natal chegando, as inspirações e referências de final de ano ficam ainda mais em evidência. No Brasil, essa data é muito simbólica e as tradições são levadas a sério. Por isso, hoje trouxemos um assunto diferente, mas bem especial: os costumes de Natal pelo mundo.
Afinal, essa época do ano é marcada por muitas reflexões, sentimentos e sensações que só datas como essa são capazes de gerar. Porém, nem todos os países possuem as mesmas tradições que os brasileiros, certo?
Nesse sentido, a ideia é desmistificar alguns mitos, trazer à tona algumas verdades. Afinal, quem sabe depois de descobrir como é o Natal pelo mundo você não programa uma viagem para conferir de pertinho essa história?
Em novembro, no Brasil, já é possível ver as ruas enfeitadas, as árvores cheias de cor, as casas repletas de artigos natalinos. Além, é claro, de todo o arsenal de filmes de Natal que chegam às nossas telinhas. O Natal pelo mundo é, sem dúvida alguma, repleto de diversidade e personalidade.
Do mesmo modo, a festividade acontece para os brasileiros em meio às altas temperaturas, o que não acontece em grande parte dos países. É comum lareira acesa, fogueira, gorros, roupas de frio e MUITA neve.
Vê se não dá vontade de passar o Natal no exterior? Dá pra se imaginar naqueles cenários de filmes onde tudo é tão especial e cheio de cor. Papai noel, chaminés, guirlandas, estrelas, presépio, bolas, árvores, velas, estrelas são comumente vistos em épocas assim.
Mas, antes de conferir as tradições de Natal no exterior e decidir qual destino você vai passar o seu próximo Natal, confere o nosso checklist pro dia 24 de Dezembro:
- Ceia de Natal
- Ida às compras
- Árvore de Natal
- Presentes
- Presépio
- Papai Noel
- Amigo secreto
Natal pelo mundo e seus costumes de fim de ano:
Estados Unidos
Primeiramente, o fato é que algumas tradições dos Estados Unidos acabam se assemelhando com a dos brasileiros em alguns quesitos e isso você pode ver nos diversos filmes e séries norte-americanas.
Mas, se tem uma coisa que eles sabem fazer, é enfeitar suas residências. O país fica colorido nesse período, seja por dentro ou por fora das casas. Em alguns bairros, como o Brooklyn, é possível encontrar as mais diferentes decorações.
Quem também já viu por aí a tradição dos cookies na lareira? É aquela famosa fisgada para atrair o Papai Noel. Na culinária é possível ver as mais diversas comidas, das mais genéricas àquelas sobremesas de família.
Alemanha
Ah, a Alemanha não deixa passar barato no Natal. Tem neve, lareira, árvore, biscoitos e tudo que você puder imaginar. Pense em um destino com muitas tradições, esse é um deles. Os alemães adoram a data e a Coroa do Advento é prova viva disso.
Assim, a guirlanda é uma espécie de suporte para velas e durante todo o mês, aos domingos, são acesas em homenagem a Jesus e a crença de que o mesmo é um ser de extrema luz. Nesses momentos, cantam músicas de Natal e comem biscoitos de gengibre.
Na ceia, ao contrário do Brasil, que tem o hábito de comer peru, os alemães comem carne de ganso. Junto a ele, outras comidas típicas fazem parte da ceia nesse destino que respeita e leva muito a sério o período natalino.
Austrália
Ao contrário de outros tantos destinos e semelhante ao Brasil, a Austrália passa o Natal em altas temperaturas. O verão australiano faz com que muitas pessoas optem por passar essa data na praia, seja com a família ou amigos.
Porém, há quem aposte nos piqueniques e passeios ao ar livre. Afinal, uma das tradições do país no Natal é o momento em que as pessoas saem de suas casas ou ficam em seus quintais cantando músicas de Natal. Chamado de Carols at Candlelight, o evento é de se emocionar.
Fogos de artifício, festas à beira mar e muita comida gostosa também fazem desse dia mais completo para os australianos. Há muito o que se fazer em cada lugarzinho do país durante esse período do ano.
Inglaterra
A saga dos presentes é uma verdade na Inglaterra. É comum que no dia que antecede o Natal as pessoas embrulhem as lembranças. Nesse sentido, as cartas ao Papai Noel são feitas pelas crianças na noite de celebração.
Toda a decoração de Natal presente no país é reflexo do quão envolvidos com essa data os ingleses são. Porém, eles não têm o costume de comemorar a véspera, o dia 24 de dezembro, como é feito no Brasil. O que acontece, geralmente, é que os biscoitos vão direto para a lareira esperar a atração.
Canadá
Se você tem o desejo de fazer intercâmbio neste destino, aproveite para passar o Natal no Canadá. Por lá, há muita tradicionalidade e você sem dúvida vai se sentir abraçado. Casas, quintais, jardins, é possível encontrar decorações em cada lugarzinho desse país.
Porém, no Canadá também não é comum que as famílias festejam a data no dia 24 de Dezembro, a tradição é começar o dia 25 com um belo café da manhã. Nesse dia, acontece uma troca especial de presentes e a ceia.
Em algumas cidades outras tradições também dão vida ao Natal como a troca de presentes com roupas diferentes ou mesmo se fantasiar para visitar pessoas debilitadas para lhe passarem um pouco de paz, amor e celebrar a vida.
Enfim, já deu pra perceber que cada país tem um jeitinho peculiar de comemorar essa data, mas que também há várias semelhanças, inclusive envolvendo o Brasil. Além disso, as cidades também criam a sua forma particular de trazer algo mais especial para essa comemoração.
Ah, a nostalgia das festas de Natal chegou! Não tem como não querer conhecer um desses destinos nessa época tão especial. Já pensou em passar o Natal pelo mundo? Conhecer todas as culturas, tradições e costumes de pertinho. Se o seu desejo for este, já une o útil ao agradável e escolhe um destino para fazer intercâmbio.
Se quiser saber sobre as opções de intercâmbio ou mesmo de Mochilão para o exterior, é só conversar com um de nossos consultores e quem sabe o seu sonho se torna real.