Escrito por: Marcelo Melo

Natal pelo mundo: confira a festa em 5 países para intercâmbio

Conheça as tradições de Natal nos 5 principais destinos para intercâmbio no mundo. Compare as diferenças e similaridades com o Brasil.

Início » Blog IE Intercâmbio » Natal pelo mundo: confira a festa em 5 países para intercâmbio

O fim do ano está se aproximando e os preparativos de Natal pelo mundo já estão a todo vapor! Sem dúvida, é a época quando as inspirações e referências sobre nossos objetivos de vida ficam ainda mais em evidência. 

E, se você está pensando em já começar o seu intercâmbio durante as festas de Natal, o nosso post de hoje vai abordar um assunto bem legal e especial:  os costumes de Natal pelo mundo.

Sabemos que no Brasil, essa data é muito simbólica e as tradições da confraternização de Natal são levadas a sério. Mas, como é comemorado o Natal pelo mundo? 

Então, que tal desmistificar alguns mitos e trazer à tona algumas verdades? 

Afinal, quem sabe depois de descobrir como é o Natal pelo mundo você não resolve programar uma viagem para conferir de pertinho esse momento tão especial em todo o mundo?

O Natal pelo mundo é, sem dúvida alguma, repleto de diversidade e personalidade. 

Como é celebrado o Natal pelo mundo?

Conheça agora, um pouco mais sobre como é comemorado o Natal pelo mundo, em 5 dos principais destinos de intercâmbio para aprender inglês, estudar ou trabalhar no exterior:

  • Alemanha
  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Inglaterra

As festas de Natal na Alemanha

Na Alemanha, as tradições de Natal são seguidas por todo o país, com neve, lareira, árvore, biscoitos e tudo que você puder imaginar. Pense em um destino com muitas tradições, esse é um deles. Os alemães adoram a data e a Coroa do Advento é prova viva disso. 

Nesse sentido, a guirlanda é uma espécie de suporte para velas e durante todo o mês, aos domingos, são acesas em homenagem a Jesus e a crença de que o mesmo é um ser de extrema luz e bondade. 

Nesses momentos, todos cantam músicas de Natal e comem biscoitos de gengibre.

Em relação à gastronomia, durante a ceia natalina, os alemães comem carne de ganso, diferente do Brasil, onde temos o hábito de comer peru. Além disso, outras comidas típicas alemãs fazem parte da ceia nesse destino que respeita e leva muito a sério o período natalino.

Tradições de Natal na Austrália

Ao contrário de outros tantos outros destinos para intercâmbio e mais parecida com o Brasil, a Austrália celebra o Natal em altas temperaturas. Como por aqui, o verão australiano faz com que muitas pessoas optem por passar essa data na praia, seja com a família ou amigos.

Da mesma forma, há quem aposte nos piqueniques e passeios ao ar livre, já que a Austrália conta com clima ameno e amplas áreas naturais, propícias ao desfrute da natureza. 

E uma das principais tradições de Natal do país é marcada pelo momento em que as pessoas saem de suas casas ou ficam em seus quintais segurando velas acesas e cantando músicas de Natal. Chamado de Carols at Candlelight, o evento é de se emocionar.

Fogos de artifício, festas à beira mar e muita comida gostosa também fazem desse dia mais completo para os australianos. 

Geralmente, a comida tradicional das festas de Natal na Austrália é bem leve e refrescante, incluindo saladas (com ostras), carnes frias (tender, camarão) ou até churrasco e frutos do mar. Bem diferente do tradicional peru de Natal, não é mesmo?!

Confraternização de Natal no Canadá

Dentre todos os destinos de intercâmbio para estudar inglês, o Canadá é um dos mais interessantes para se passar o Natal pelo mundo. 

Isto porque as tradições de Natal estão bem presentes por lá e, com certeza, a receptividade do povo canadense vai fazer você se sentir carinhosamente acolhido e abraçado. Nas casas quintais e jardins, é possível encontrar decorações em cada lugarzinho desse país.

Porém, no Canadá também não é comum que as famílias façam a confraternização de Natal no dia 24 de Dezembro. O mais tradicional é começar o dia 25 com um belo café da manhã em família e, logo em seguida, partir para a tão esperada troca de presentes e, mais tarde, a ceia. 

Além disso, as casinhas de bolacha de gengibre são uma grande tradição por lá. A dica é comprar um kit de gingerbread house no supermercado e levar para montar em casa com a família. É muito divertido e saboroso!

Em algumas cidades outras tradições também dão vida ao Natal como a troca de presentes com roupas diferentes ou mesmo se fantasiar para visitar pessoas debilitadas para lhe passarem um pouco de paz, amor e celebrar a vida.

O Natal pelo mundo é, sem dúvida alguma, repleto de diversidade e personalidade!

Celebração natalina nos Estados Unidos

Ah, o Natal nos Estados Unidos é simplesmente incrível! Antes de tudo, algumas tradições de Natal por lá são bem parecidas com as nossas, no Brasil. Como por exemplo, a ceia com peru e os enfeites de Natal.

E,da mesma maneira que o Canadá, nos EUA, o dia mais importante é o 25 de dezembro, quando as crianças acordam cedo para abrir os presentes e as famílias se reúnem para um grande almoço. 

Contudo, na véspera, no dia 24, também é celebrada com uma ceia, mas que não costuma ir até muito tarde. Mas, se tem uma coisa que os americanos sabem fazer é enfeitar as suas residências e empresas. 

O país fica colorido nesse período, seja por dentro ou por fora das casas. As árvores de Natal são elaboradas em várias partes do país e as mais famosas são:

  • Rockefeller Center Christmas Tree, em Nova Iorque;
  • Faneuil Hall Tree, em Boston, Massachusetts, com mais de 400.000 luzinhas de LED;
  • Daley Plaza Christmas Tree, em Chicago, fica numa feira natalina (Christkindlmarket);
  • National Christmas Tree e U.S. Capitol Christmas Tree, na capital, Washington D.C.;
  • Delray Beach Christmas Tree, na Flórida, com uma exposição de bonecos animados em seu interior.

Quem também já viu por aí a tradição dos cookies e meias na lareira? É aquela famosa fisgada para atrair o Papai Noel e fazer com que ele não esqueça de entregar os presentes.

E outra maneira de homenagear o Natal, similar à Inglaterra, é vestir os suéteres com temas de Natal. Na culinária é possível ver as mais diversas comidas, das mais genéricas àquelas sobremesas de família. 

Dá ou não dá a maior vontade de curtir o Natal pelo mundo e vivenciar as tradições de natal de cada lugar no exterior? 

Tradições e costumes natalinos na Inglaterra

Já na terra da Rainha, a saga dos presentes é uma tradição bem forte e é comum que, no dia que antecede a confraternização de Natal, as pessoas embrulhem as lembranças. E as cartas para o Papai Noel são feitas pelas crianças na noite de celebração. 

Toda a decoração de Natal presente no país é reflexo do quão envolvidos com essa data os ingleses são. Porém, eles não têm o costume de comemorar a véspera, o dia 24 de dezembro, como é feito no Brasil. 

O que acontece, geralmente, é que os biscoitos vão direto para a lareira esperar a atração. Os suéteres natalinos também estão bem presentes.

A Ceia de Natal é feita no dia 25 de dezembro e normalmente começa a ser servida na tarde do dia de Natal. 

Por sua vez, na Inglaterra,  o dia 26 é conhecido como Boxing Day, que também é feriado e o comércio oferece grandes liquidações e descontos nas lojas.

Filmes Natalinos para entrar no clima!

Imagine-se naqueles cenários de filmes onde tudo é tão especial e cheio de cor: Papai Noel, chaminés, guirlandas, estrelas, presépio, bolas, árvores de Natal todas enfeitadas, presentes, velas e muito mais!

Dentre todos, vale a pena assistir os seguintes sucessos:

  • Uma História de Natal: (A Christmas Story, 1983). É uma comédia natalina ambientada nos anos 40 e que conta uma história bem simples. 
  • Esqueceram de Mim: (Home Alone, 1990). Neste clássico natalino um garoto de oito anos é esquecido em casa por sua família, que sai às pressas para viajar no Natal. 
  • Simplesmente Amor: (Love Actually, 2003). É um clássico de Natal pelo mundo. Traz várias histórias de amor, sobre diferentes pontos de vista.
  • O Grinch: (How the Grinch Stole Christmas, 2000). A produção é sobre uma criatura que detesta o Natal e faz de tudo para acabar com as festas da cidade onde mora.

Explore o Natal pelo Mundo através de um Intercâmbio

Enfim, após ler o texto, deu para perceber que cada país tem um jeitinho peculiar de comemorar o Natal pelo mundo, com singularidades e semelhanças, inclusive com as festividades do Natal.

Então, não tem como não querer conhecer um desses destinos nessa época tão especial. Vivenciar todas as culturas, tradições e costumes de pertinho!

Se o seu desejo for este, já une o útil ao agradável e escolhe um destino para fazer intercâmbio e aproveite para passar o Natal pelo mundo! Se quiser saber sobre as opções de intercâmbio ou mesmo de Mochilão para o exterior, fale com a gente e realize este sonho!

Referências

https://uk.usembassy.gov/americans-celebrate-christmas-with-many-traditions/

https://usa.usembassy.de/holidays-xmas.htm