Escrito por: Marcelo Melo

Conheça os estados da Alemanha e as cidades-estado

A Alemanha possui a maior economia da Europa e tem quase 84 milhões de habitantes. Testemunhou uma história de formação …

Início » Blog IE Intercâmbio » Conheça os estados da Alemanha e as cidades-estado

A Alemanha possui a maior economia da Europa e tem quase 84 milhões de habitantes. Testemunhou uma história de formação geopolítica muito interessante. Veja onde estão e quais são os estados da Alemanha.

Nesse sentido, após a II Guerra, o país foi dividido nas partes oriental e ocidental, reorganizando a composição política e geográfica dos estados da Alemanha.

Dessa forma, atualmente, após a reunificação do país, os estados da Alemanha são 16, sendo que 3 deles possuem estatuto de cidades-estados: Berlim, Hamburgo e Bremen.

Sendo assim, uma cidade-estado é um local independente, que possui o seu próprio governo e sobrevive sem o auxílio de outros centros políticos e administrativos.

Somente a título de comparação, o Brasil tem 26 estados (mais o Distrito Federal), os Estados Unidos têm 50 estados e a Rússia tem 85 unidades federativas!

Então, vamos conhecer os 13 estados da Alemanha e as 3 cidades-estado, conforme citadas acima. Em muitas delas, temos incríveis programas de intercâmbio para você estudar idiomas e se preparar para o futuro profissional.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Estados da Alemanha

  • Baviera – localizado no sudeste do país, o maior dos estados alemães tem cerca de 13 milhões de habitantes. A sua capital e maior cidade é Munique, a terceira maior cidade da Alemanha.
  • Baden-Württemberg – localizado no sudoeste da Alemanha, o terceiro maior estado do país é habitado por 11 milhões de habitantes. A sua capital é Stuttgart.
  • Baixa Saxônia – situado no noroeste do país, o segundo maior estado da Alemanha tem 8 milhões de habitantes e sua capital é Hannover.
  • Brandemburgo – no leste do país, é uma das regiões na Alemanha mais visitadas, sua capital é Potsdam e a população de aproximadamente 3 milhões de habitantes.
  • Eslésvico-Holsácia – localizado mais ao norte do país, sua capital é Kiel e possui cerca de 3 milhões de habitantes.
  • Estado Livre da Turíngia – está no centro do país. Sua capital é Erfurt. O estado possui aproximadamente 2,4 milhões de habitantes.
  • Hesse – localizado na região central do país, tem mais de 6 milhões de habitantes e é o quinto estado mais povoado da Alemanha. A capital é Wiesbaden e a maior cidade é Frankfurt, um centro financeiro de grande importância mundial.
  • Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental – situado no nordeste do país, é o estado menos densamente povoado, com cerca de 1,8 milhões de habitantes.Sua capital é Schwerin.
  • Renânia do Norte-Vestfália – o mais populoso estado alemão está localizado no centro-oeste do país e tem aproximadamente 18 milhões de pessoas. Sua capital é Dusseldorf.
  • Renânia-Palatinado – situado no sudoeste do país, sua capital é Mainz. Cerca de 4 milhões de pessoas vivem neste estado.
  • Sarre – fica no sudoeste da Alemanha e sua capital é Sarbruque. Tem pouco mais de 1 milhão de habitantes.
  • Saxônia – fica no leste do país, com 4 milhões de habitantes e sua capital é Dresden.
  • Saxônia-Anhalt – localizado no centro-leste do país e sua capital é Magdeburgo. Tem cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Cidades-estado

  • Berlim – é a capital do país e um dos 16 estados da Alemanha. Tem uma população de 3,5 milhões de habitantes e fica localizada no nordeste do país.
  • Bremen – outra das 3 cidades-estado da Alemanha, o menor dos 16 estados federais da Alemanha, tem população de cerca de 600 mil habitantes e está localizada na parte noroeste do país.
  • Hamburgo – a cidade-estado, é a segunda maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.

Entre em contato com a equipe da IE, especializada em intercâmbios no exterior e agende o seu programa para aprender alemão em um dos mais legais estados da Alemanha. Confira por aqui!


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário