Estudar no exterior está nos planos de muita gente, mas você sabe quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio?

Na verdade, escolher os melhores lugares para fazer intercâmbio vai depender muito de qual será seu objetivo durante a viagem.

Por isso, criamos este artigo para você analisar os melhores lugares para fazer intercâmbio e conhecer as vantagens de cada um deles. Vamos lá? 

Quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio?

Em primeiro lugar, aprender um novo idioma no exterior é uma das experiências mais marcantes para qualquer pessoa.

Isto porque agrega não só na sua vivência como aluno, mas também no seu crescimento pessoal.

Independentemente de ser um dos melhores lugares para fazer intercâmbio, estudar fora é garantia de momentos inesquecíveis!

Sendo assim, listamos aqui os melhores lugares para fazer intercâmbio e que são os queridinhos dos estudantes.

Neste sentido, apresentamos os melhores países para fazer intercâmbio:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Reino Unido
  • Irlanda
  • Austrália
  • Àfrica do Sul
  • Nova Zelândia

Agora conheça as melhores cidades para fazer intercâmbio:

  1. Nova York, Estados Unidos
  2. Los Angeles, EUA
  3. Toronto, Canadá
  4. Vancouver, Canadá
  5. Londres, Inglaterra
  6. Dublin, Irlanda
  7. Sydney, Austrália
  8. Melbourne, Austrália
  9. Cape Town, África do Sul
  10. Auckland, Nova Zelândia

Nova York, Estados Unidos

É impossível falar de intercâmbio sem citar Nova York, que está no topo da nossa lista dos melhores lugares para fazer intercâmbio. 

Fazer um intercâmbio em Nova York pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora.

Nova York é uma das principais metrópoles do mundo, conhecida por sua diversidade cultural, oportunidades profissionais e uma infinidade de atividades culturais e de lazer.

Além disso, Nova York abriga várias instituições de ensino renomadas, incluindo universidades, faculdades e escolas de idiomas.

A cidade que nunca dorme é uma das mais procuradas e está em um dos melhores países para fazer intercâmbio, sendo considerada um dos melhores destinos para aprender inglês.

Nesse sentido, o estudante pode fazer intercâmbio com curso de inglês, High School ou Universidade.

Los Angeles, EUA

Também conhecida como LA, é uma cidade localizada na Costa Oeste e é a maior cidade da Califórnia e a segunda maior dos Estados Unidos, ficando atrás apenas de Nova York. 

Los Angeles está na segunda posição entre os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo!

Famosa como a capital mundial do entretenimento, abriga a indústria cinematográfica de Hollywood, onde muitos filmes e programas de televisão são produzidos. 

A cidade conta com estúdios de cinema, empresas de produção, agências de talentos e a famosa Calçada da Fama, onde as estrelas de cinema têm suas estrelas no chão.

Seu clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos, permite que as pessoas desfrutem de seu lindo litoral, com praias icônicas, como por exemplo:

  • Venice Beach
  • Santa Monica 
  • Malibu 

Essas praias atraem moradores e turistas para atividades como surf, natação, ciclismo e caminhadas à beira-mar, tornado LA em uma das melhores cidades para fazer intercâmbio!

A cidade possui inúmeros museus, galerias de arte e teatros, além de oferecer várias opções para desfrutar de atividades ao ar livre, como parques e áreas verdes.

Em LA, o estudante pode fazer intercâmbio High School, com curso de idiomas e Universidade.

Toronto, Canadá

O Canadá é, sem dúvida, um dos melhores países para fazer intercâmbio, principalmente pela multiculturalidade e flexibilidade de vistos.

Para você ter uma ideia, aproximadamente 25% de sua população é formada por pessoas vindas de outros países. Ou seja, tem gente de todos os lugares por lá.

E isso é muito legal porque confere ao estudante uma convivência não somente com a cultural local, mas também a oportunidade de vivenciar os costumes dos muitos imigrantes.

Nesse sentido, Toronto é outra das melhores cidades para fazer intercâmbio e também é a maior do Canadá, da mesma forma, considerada a mais multicultural do país.

Assim, a grande variedade de comunidades étnicas se reflete em sua culinária, festivais, eventos culturais e bairros étnicos, como Chinatown, Little Italy e Greektown.

Mas veja mais alguns motivos para você escolher Toronto como seu destino dentre os melhore lugares para fazer intercâmbio;

Em Toronto, as opções de intercâmbio contemplam os programas com curso de idiomas, High School e Universidade.

Vancouver, Canadá

12

Vancouver é considerada uma das melhores cidades para fazer intercâmbio pela mistura única de belezas naturais deslumbrantes e uma vibrante vida urbana. 

É cercada por uma paisagem espetacular, com montanhas, florestas exuberantes e o Oceano Pacífico, definitivamente, é um dos 10 melhores lugares para fazer intercâmbio!

Nesse sentido, é consistentemente classificada como uma das melhores cidades do mundo para se viver devido à sua qualidade de vida. 

A cidade é conhecida por seu ar limpo, infraestrutura bem desenvolvida, serviços públicos de alta qualidade, cuidado com o meio ambiente e ênfase no bem-estar dos moradores.

Também possui uma cena cultural rica e diversificada, abrigando uma variedade de museus, galerias de arte, teatros e festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Vancouver.

Por lá, o estudante pode ter certeza que vai estudar em um dos melhores países para fazer intercâmbio.

Assim, pode participar dos programas de intercâmbio Férias Teen, curso de inglês, High School e Universidade.

Londres, Inglaterra

Londres, sem dúvida, é um dos melhores lugares para intercâmbio de inglês, afinal, a Inglaterra é o berço da língua inglesa.

A capital do Reino Unido é uma cidade grande, das mais desenvolvidas, influentes e cosmopolitas do mundo,  sendo referência mundial em educação.

É conhecida por sua rica história milenar com arquitetura icônica e diversos monumentos históricos icônicos, como por exemplo:

  • Palácio de Buckingham
  • Torre de Londres
  • Big Ben
  • Catedral de São Paulo
  • Palácio de Westminster

Mas também é famosa pela sua arquitetura moderna, com arranha-céus icônicos como o Shard e o Gherkin.

Tem grande importância cultural, econômica e política para todo o mundo, afinal, uma das melhores cidades para fazer intercâmbio é também a capital de um dos países mais ricos. 

Possui grande riqueza de museus, galerias de arte, teatros e locais de música, com grande destaque para:

Além do famoso distrito teatral de West End, onde são apresentados espetáculos musicais e teatrais de renome.

Sem dúvida, a cultura de Londres chama atenção por ser muito característica e o estilo de vida da capital britânica é bem atraente, com pubs e bares espalhados pela cidade.

O intercambista pode escolher entre os programas com cursos de inglês, Universidade ou High School.

Dublin, Irlanda

4

Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. É conhecida por sua história rica, cultura vibrante e hospitalidade calorosa, sendo um dos principais lugares para intercâmbio.

A procura pela capital irlandesa tem crescido cada vez mais, mas não é à toa, a cidade é charmosa, bem estruturada e é famosa pela cultura de frequentar pubs.

Além disso, Dublin também oferece escolas de idiomas renomadas que serão um diferencial na sua jornada para aprender inglês. Além de várias universidades de renome, como:

Dessa forma, a cidade possui uma cena estudantil animada, com uma grande população de estudantes internacionais.

Uma das maiores vantagens que a torna um dos melhores lugares para fazer intercâmbio é a possibilidade de estudar e trabalhar, poder fazer uma renda para ajudar nos custos da viagem.

E isto acontece porque a Irlanda tem uma política que aceita isso e, por esta razão, podemos afirmar que ela é um dos melhores países para fazer intercâmbio no mundo!

Veja os detalhes do intercâmbio para estudar e trabalhar legalmente em Dublin:

  • Idade mínima para participar: 18 anos
  • Duração mínima do curso/intercâmbio: 25 semanas​
  • Carga horária mínima: 15 horas por semana​
  • Permissão para trabalhar: durante o período de estudo​
  • Horas de trabalho permitidas durante os estudos: 20 horas
  • Horas de trabalho permitidas durante as férias: 40 horas
  • Média salarial da Irlanda: €10,50 por hora​
  • Visto para estudar e trabalhar: solicitado na Irlanda com documentos necessários​

Sydney, Austrália

Sydney é conhecida por sua icônica Opera House, sua deslumbrante Harbour Bridge e suas belas praias. 

Ela é a maior e mais famosa cidade da Austrália, tanto que muita gente pensa que ela é a capital, mas na verdade, a capital canadense é Ottawa.

O Réveillon de Sydney é um dos maiores espetáculos de fogos de artifício do mundo, atraindo milhões de visitantes a cada ano.

Então, se você não sabe onde fazer intercâmbio e está buscando por um destino mais praiano, então Sydney pode ser um dos melhores destinos para aprender inglês.

Sydney tem as praias mais queridas pelos surfistas, além disso, o clima da maior cidade da Austrália é muito parecido com o do Brasil, o que facilita a adaptação durante o intercâmbio.

Também é possível estudar e trabalhar em Sydney, um dos motivos pelos quais a cidade é um dos melhores lugares para fazer intercâmbio.

As condições são parecidas com o programa de estudo e trabalho em Dublin, mas por aqui, o aluno precisa estar matriculado em um curso de 14 semanas.

Além disso, o visto de estudante com autorização para trabalhar deve ser solicitado no Brasil, antes da viagem.

Cape Town, África do Sul

A África do Sul é um destino que também está em alta entre os estudantes que querem fugir um pouco dos países tradicionais, como EUA, Canadá e países da Europa.

A Cidade do Cabo (em português) é a segunda maior cidade do país em termos de população e um destino turístico popular e exôtico..

Cape Town oferece beleza natural deslumbrante, cercada por uma paisagem espetacular, com destaque para a Table Mountain, uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Além disso, possui rica história e gastronomia, com variedade de bares, clubes e restaurantes que oferecem uma fusão de sabores africanos, europeus e asiáticos.

As regiões vinícolas que cercam a cidade, atraem muitos turistas e oportunidades profissionais merecem destaque, com produtores famosos como:

  • Stellenbosch
  • Franschhoek 
  • Constantia

Sendo assim, os amantes de vinho podem fazer passeios pelas vinícolas, experimentar vinhos premiados e desfrutar de refeições gourmet em belos cenários.

Outra vantagem que coloca Cape Town entre os melhores lugares para fazer intercâmbio é o seu clima ameno, com verões quentes e invernos frescos, ideal para o estudante brasileiro.

Além disso, o custo de vida é muito mais acessível se comparado a esses países, a cultura é incrível, tem paisagens deslumbrantes, além da possibilidade de realizar trabalhos voluntários.

Por lá, o intercambista vai poder fazer um curso de inglês, Universidade ou um intercâmbio voluntário (não remunerado) e vivenciar a cultura local ainda mais de perto.

Auckland, Nova Zelândia

8

Auckland é famosa por suas belezas naturais únicas, praias incríveis, além do clima super agradável, em todos os sentidos. Uma das melhores opções onde fazer intercâmbio!

A maior cidade da Nova Zelândia está localizada na Ilha Norte do país e é conhecida como a “Cidade das Velas”.

Cercada pelo Oceano Pacífico, conta com um belo porto e paisagens deslumbrantes, por belas praias, ilhas, vulcões extintos e parques regionais.

É uma multicultural e movimentada, com uma mistura de influências maori, europeia e  asiática. Conta com rica cena cultural, incluindo teatros, galerias de arte, museus e festivais culturais. 

A cultura Maori é uma parte importante da identidade de Auckland. Os visitantes podem conhecer a cultura maori visitando o Museu de Auckland (Auckland Museum).

Nele, são apresentadas exposições sobre a história e a cultura maori, incluindo a tradicional cerimônia do haka. 

Também é um paraíso para os amantes de esportes e atividades ao ar livre, com uma variedade de opções, incluindo vela, caiaque, surfe, caminhadas, ciclismo e golfe. 

Os parques e reservas naturais da cidade são ideais para piqueniques, churrascos e atividades de lazer.

Além disso, o estilo de vida dos neozelandeses chama muito a atenção dos turistas:

  • Eles são tranquilos
  • Estão sempre de bom humor
  • É um povo extremamente educado e receptivo
  • São amantes da natureza

Assim como na Austrália, Auckland é um dos lugares para intercâmbio onde estudantes estrangeiros do curso de inglês também ganham permissão de trabalho. 

Então, Auckland é ou não é um dos melhores lugares para fazer intercâmbio?

Qual o país mais fácil para fazer intercâmbio?

Se você chegou até aqui e quer saber onde fazer intercâmbio com mais facilidade, um dos países mais simples para fazer intercâmbio é a Irlanda.

Isto porque o processo para conseguir o visto e ainda poder trabalhar legalmente durante os estudos é bem simples!

Qual o melhor lugar para brasileiro fazer intercâmbio? 

Sem dúvida, o melhor lugar para brasileiro fazer intercâmbio é aquele que tem um clima mais parecido com o do Brasil, além de um estilo de vida como o nosso.

Mas sem dúvida, o mais importante é que os lugares para intercâmbio estejam de acordo com o perfil e os objetivos do estudante. 

Nesse sentido, nossa lista com os melhores lugares para fazer intercâmbio para brasileiros inclui os seguintes destinos:

  • Austrália
  • Malta
  • Irlanda
  • Estados Unidos
  • Canadá 
  • Nova Zelândia

Os melhores lugares para fazer intercâmbio com a IE

melhores países para fazer intercâmbio

Agora que você já viu onde fazer intercâmbio, saiba que a IE tem programas em todos esses destinos com escolas de idiomas que vão te ajudar a alavancar seu inglês!

Entre em contato com nosso especialista, conheça mais detalhes sobre os programas e desfrute da experiência nos melhores lugares para fazer intercâmbio!