Documentos para viajar: vai para outro país? Veja o que precisa!

Compartilhe:

Saber quais são os documentos para viajar é de grande importância, pois garante que você esteja preparado e cumpra todos os requisitos legais do país que pretende visitar. 

Cada país tem seus próprios requisitos de documentos para viajar, como vistos, permissões de trabalho ou estudo e outros

Conhecer esses requisitos e providenciar os documentos para viajar antecipadamente evita possíveis recusas na entrada no país e imprevistos que possam atrapalhar seus planos.

Nesse texto você saberá exatamente o que precisa para viajar para fora do Brasil e finalmente arrumar as malas. Continue lendo!

Quais documentos necessários para viajar?

  • Passaporte
  • Visto
  • Seguro viagem
  • Certificado Internacional de Vacinação
  • Comprovante de hospedagem

Esses são os documentos necessários para viagem internacional. Abaixo você confere uma explicação mais detalhada sobre cada um para não restar dúvidas de como consegui-los.

Ressaltando que verificar a validade da carteira de identidade para viajar e outros documentos é sempre essencial, ok?!

Passaporte

Faz parte dos documentos para viagem internacional, pois é necessário apresentá-lo no controle de fronteira tanto na partida quanto na chegada. 

É o documento oficial que comprova sua identidade, nacionalidade e autorização para atravessar as fronteiras.

Muitos países exigem um visto válido para entrar no país como veremos mais para frente e o passaporte é necessário para solicitar e obter o visto junto às embaixadas ou consulados.

Além disso, em algumas situações de conexões em aeroportos internacionais, este documento pode ser exigido para transitar pelas áreas de controle de imigração.

Ele é obrigatório como um dos documentos para viajar por ser uma forma válida de identificação, especialmente quando não dá para utilizar documentos de identidade locais.

E por fim, o passaporte pode ser exigido para fins de registro, como abrir uma conta bancária ou solicitar serviços do governo estrangeiro.

Para emitir um passaporte, você precisará seguir uma série de etapas, como reunir a documentação exigida. 

Você encontra todas as informações sobre a emissão no site oficial da Polícia Federal, responsável por parte da documentação necessária para viajar.

Visto

A necessidade de tirar um visto depende para qual país você vai viajar e da sua nacionalidade. 

Cada país possui suas próprias políticas de imigração e regras de entrada.

Alguns países que geralmente exigem visto para entrada são:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Nova Zelândia
  • Austrália.

Também listamos algumas situações comuns em que o visto faz parte dos documentos para embarque, seja para:

  • Turismo
  • Viagens de negócios
  • Estudos
  • Trabalho
  • Residência permanente.

Para solicitá-lo, você pode seguir algumas etapas gerais: 

  1. Identifique o tipo de visto mais adequado para o propósito da sua viagem, seja turismo ou estudo. 
  1. Consulte o site oficial da embaixada ou consulado do país de destino para obter informações sobre os requisitos de visto, como a documentação necessária.
  1. Preencha o formulário de inscrição de acordo com as instruções fornecidas.
  1. Reúna os documentos, como passaporte válido, fotos recentes, comprovante de seguro de viagem, entre outros documentos para viagem internacional.
  1. Verifique os requisitos do país de destino e agende a entrevista para apresentar sua solicitação de visto pessoalmente, se necessário.
  1. Pague as taxas de processamento conforme exigido.
  1. Envie sua solicitação, juntamente com todos os documentos necessários, seguindo as instruções fornecidas pela embaixada ou consulado.
  1. Após enviar sua solicitação, acompanhe o status do processo de visto. 

Seguro viagem

Proporciona tranquilidade e segurança financeira ao viajar, garantindo que você esteja protegido em caso de imprevistos ou emergências

Entre os benefícios de ter o seguro viagem como parte da documentação necessária para viajar, estão:

  • Assistência médica: cobre despesas médicas e hospitalares em caso de doenças ou acidentes durante a viagem.
  • Bagagem perdida ou danificada: pode cobrir a perda, roubo ou danos à bagagem durante a viagem. Isso inclui compensação financeira para substituição de itens.
  • Assistência em emergências: oferece suporte 24 horas por dia em caso de perda de um dos documentos para viajar ou auxílio em situações de emergência médica.

Certificado Internacional de Vacinação

É um dos documentos necessários, pois comprova que a pessoa recebeu as vacinas recomendadas para entrar nos países com requisitos de vacinação específicos.

Esse certificado é utilizado para prevenir a propagação de doenças contagiosas e é exigido em alguns países para entrar e como um dos documentos para viajar. 

Para obtê-lo, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra doenças como febre amarela, poliomielite, entre outras, de acordo com os requisitos do destino. 

Recomendamos que você verifique os requisitos de vacinação do seu destino em centros de saúde autorizados da sua região.

Comprovante de hospedagem

Ele confirma a reserva e acomodação durante sua estadia em outro país, por isso é solicitado como um dos documentos para viagem internacional.

Geralmente, é necessário apresentar um comprovante de hospedagem ao solicitar um visto, ao passar pela imigração ou como parte dos requisitos de entrada no país.

Existem diferentes tipos de comprovantes de hospedagem que podem ser aceitos, dependendo do país. Alguns exemplos:

  • Reserva de hotel: contém as datas da estadia, nome do viajante e informações sobre a acomodação.
  • Aluguel: se você estiver alugando um apartamento ou casa, um contrato de aluguel ou comprovante de pagamento da locação pode ser solicitado.
  • Alojamento em hostel ou pousada: é possível apresentar um comprovante de reserva emitido pelo estabelecimento.

Documentos necessários para um intercâmbio

Autorização de viagem
  • Passaporte
  • Visto (de turista ou estudante)
  • Formulários preenchidos
  • Autorização de viagem
  • Carta de aceitação ou matrícula na instituição de ensino (confirma que você foi admitido em um programa de intercâmbio)
  • Comprovantes financeiros (alguns países exigem comprovante de recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas durante o período do intercâmbio)
  • Comprovante de acomodação
  • Exame médico
  • Comprovante internacional de vacinação

Como já falamos acima, para saber quais documentos levar para viagem internacional é necessário checar as exigências de cada país, que variam bastante.

No caso do intercâmbio, os documentos para embarque também irão variar de acordo com o tipo e duração do programa.

Os documentos para viajar na lista acima são um exemplo na prática em caso de um intercâmbio nos Estados Unidos para um curso de idioma, por exemplo.

Claro que tudo isso após cumprir os requisitos, como ter o mínimo de 16 anos e se matricular em um curso de pelo menos 1 semana.

Parece uma lista grande, mas é bem simples. Além disso, na IE você contará com toda ajuda que precisar para verificar cada um desses documentos para viajar.

Principais dúvidas dos viajantes

Passaporte válido

Agora que você já sabe quais documentos levar para viagem internacional, pode ser que tenha surgido outras dúvidas sobre o assunto.

Para ajudar, reunimos as dúvidas mais comuns quando o tema é documentação necessária para viajar. Confira:

Pode viajar com carteira de identidade vencida?

A validade da carteira de identidade para viajar vencida normalmente é um impeditivo ao apresentar os documentos para viajar internacionalmente.

Isso porque a maioria dos países exige que os viajantes apresentem um documento de identificação válido, como passaporte, para entrar em seu território.

A validade do passaporte, por exemplo, é um requisito importante, pois muitos países exigem que ele tenha pelo menos seis meses de validade remanescentes à entrada.

Pode viajar com identidade digital?

Varia de acordo com o país de destino e as políticas de imigração específicas. 

Alguns já estão começando a adotar a identificação digital para facilitar o processo de entrada e agilizar o controle de imigração.

Porém, nem todos os países ainda as aceitam como forma válida de identificação para viagens internacionais. Muitos exigem o uso de passaporte físico.

Verifique se a identidade digital é aceita como um dos documentos para viajar nas embaixadas, consulados ou sites oficiais do país de destino.

Lembre-se também de verificar a validade da carteira de identidade para viajar e renová-la, caso necessário.

É possível viajar com carteira de trabalho?

Não é possível fazer viagens internacionais apenas com a carteira de trabalho como um dos documentos para embarque.

Ela apenas comprova o vínculo empregatício de uma pessoa, mas não é reconhecida como documento de viagem válido para entrar em outro país.

Perdi meu RG, posso viajar de avião?

Perder o RG pode ser um desafio para viajar, pois a maioria das companhias aéreas exige um documento de identificação válido, mas é possível encontrar soluções alternativas. 

Entre em contato com a companhia aérea com a qual você está viajando e informe sobre a perda do seu RG. 

Algumas companhias aéreas podem aceitar outros documentos para viajar como substitutos temporários de identificação, como:

  1. B.O (boletim de ocorrência policial) de perda do RG
  2. Carteira de trabalho
  3. Carteira de motorista (caso seja válida como documento de identificação no seu país)
  4. Um passaporte vencido

Se você tiver um passaporte válido, pode utilizá-lo. Ele é amplamente aceito como um dos documentos para viagem internacional.

Além do passaporte, verifique se há outros documentos que você possui que te ajudem a comprovar sua identidade.

Em qualquer caso, é recomendado entrar em contato com a companhia aérea com antecedência, informar sobre a perda do RG e verificar os documentos alternativos aceitos.

Lembre-se de que as políticas podem variar de uma companhia para outra, por isso é importante obter informações diretamente com a empresa.

Situações especiais 

8

Existem algumas situações especiais que necessitam de um pouco mais de atenção na hora de realizar uma viagem internacional.

As principais são:

  1. Gestantes
  2. Viajantes com menos de 18 anos
  3. Pessoas com restrições médicas

Lembrando que nenhuma delas é um impedimento, apenas possuem detalhes específicos.

Caso você esteja em uma dessas situações e queira saber quais os documentos para viajar, leia abaixo atentamente.

Gestantes

Para as gestantes, os documentos para viajar são: documentos pessoais, atestado médico e cartão pré-natal. 

Eles devem ser apresentados no embarque e também será solicitada a assinatura de um termo de responsabilidade. 

Menores de 18 anos

Se acompanhados de ambos os pais ou responsáveis: passaporte brasileiro válido.

Se acompanhados de apenas um dos pais, esses são os documentos para viajar:

  • Passaporte brasileiro válido;
  • Autorização expressa do outro genitor por meio de documento com firma reconhecida

Se acompanhados de terceiros maiores e capazes:

  • Passaporte brasileiro válido
  • Autorização expressa de ambos os pais ou responsáveis por meio de documento com firma reconhecida 

Viajantes com restrições médicas

Normalmente um atestado médico relatando o estado de saúde é suficiente para impedir contratempos na hora do embarque.

Quando começar a preparar os documentos?

Carteira de identidade

Comece a preparar a documentação necessária para viajar o mais cedo possível. O ideal é iniciar o processo assim que a decisão for tomada e a data da viagem for definida. 

Isso permite tempo suficiente para obter tudo o que precisa para viagem internacional e lidar com possíveis contratempos.

O tempo necessário para preparar os documentos para viajar pode variar dependendo do destino, tipo de viagem e requisitos específicos do país de destino. 

Alguns podem levar mais tempo para serem obtidos, como passaportes e certificados de vacinação, enquanto outros podem exigir processos de solicitação ou agendamento.

Cada modalidade de intercâmbio no exterior, por exemplo, pode requerer uma variedade de documentos, como autorização de viagem, atestado médico e comprovantes financeiros. 

As modalidades de estudo e trabalho geralmente exigem uma lista mais extensa e complexa de documentos.

Verifique os prazos de processamento, agendamento de entrevistas e envio de documentos, se necessário.

Dessa forma, você poderá planejar adequadamente, evitando atrasos e garantindo que tudo esteja pronto antes da data de embarque.

Vale lembrar que é importante verificar a validade da carteira de identidade para viajar e dos seus outros documentos atuais, como passaporte e visto, e renová-los se necessário

Manter uma lista organizada e acompanhar o progresso de cada documento ajudará a garantir que nada seja esquecido. 

Apps para organização dos documentos para embarque

3

Quem não gosta da praticidade e das infinitas possibilidades que os aplicativos oferecem?! Segue uma seleção de alguns dos melhores apps para te ajudar nessa tarefa:

  1. TripIt: permite a organização de detalhes, como passagens e reservas de hotel. Também fornece alertas sobre alterações de voos e lembretes de documentos.
  1. Mobile Passport: específico para quem vai para os EUA. Ele permite preencher antecipadamente as informações de imigração e alfândega.
  1. DocuSign: permite assinatura eletrônica dos documentos, o que pode ser útil para contratos de aluguel, autorizações de viagem ou outros.
  1. XE Currency: oferece taxas de câmbio em tempo real e permite converter moedas facilmente. É útil para acompanhar as taxas de câmbio e planejar os gastos.
  1. Google Drive: esse você provavelmente já deve conhecer. Ele permite o acesso offline aos documentos para viajar.
  1. Smart Traveler: fornece informações atualizadas sobre avisos de viagem, alertas de segurança, requisitos de visto e embaixadas ou consulados próximos.
  1. TripLingo: oferece recursos úteis para ajudar com a língua e a cultura do país de destino, incluindo traduções, dicas culturais e até mesmo um guia de gírias.

Claro que você também pode escrever tudo em um papel e dar check. Essa é outra possibilidade de organizar os documentos para viajar caso prefira.

Ainda não sabe quais os documentos para viajar?

Formulários Preenchidos

Sem problemas! A IE conta com uma equipe pronta para fornecer orientações sobre os documentos necessários para viagem internacional.

Nos certificamos de ajudar levando em consideração suas preferências, como o destino e o tipo específico de intercâmbio que você deseja realizar.

Seja para saber os documentos para viajar ou qualquer outra dúvida, não hesite em entrar em contato. Será um prazer embarcar nessa viagem com você!

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades