Escrito por: Marcelo Melo

Documentos para viajar: Confira lista antes de viajar

Sua tão sonhada viagem para o exterior está chegando? Conheça então, todos os documentos para viajar para o exterior, que …

Início » Blog IE Intercâmbio » Documentos para viajar: Confira lista antes de viajar

Sua tão sonhada viagem para o exterior está chegando? Conheça então, todos os documentos para viajar para o exterior, que você deve levar para não ter problemas.

Dependendo do destino fora, a lista de documentos para viajar pode variar muito e, dessa forma, ser mais ou menos complexa de separar. Assim como, levar mais ou menos tempo para reunir.

Por isso, ao separar os documentos para viajar é preciso se organizar com antecedência e fazer um check list, incluindo tudo aquilo que é realmente necessário para a viagem internacional.

Antes de mais nada, você deve entrar em contato com a embaixada ou o consulado do país destino para conferir a lista dos documentos necessários. Assim como, a necessidade de tirar um visto de entrada.

Vejamos então, uma lista completa de documentos que você deve preparar para a sua viagem internacional.

Documentos para viajar para o exterior

  • Visto
  • Passaporte ou documento de identidade (RG)
  • Comprovante de hospedagem no destino
  • Comprovante financeiro para arcar com a viagem
  • Comprovante de seguro saúde
  • Atestado de saúde
  • Certificado Internacional de Vacinação – CIV

Visto

Como já comentado em posts anteriores, o Brasil tem acordos internacionais que permitem a entrada, sem a necessidade do visto, de turistas nacionais em mais de 150 países.

Para saber mais sobre os países que exigem visto do turista brasileiro, acesse o portal do Itamaraty.

Entretanto, um dos maiores destinos internacionais para brasileiros, os Estados Unidos ainda exigem visto de entrada. Por isso, organize-se para providenciar o visto com pelo menos três meses de antecedência da viagem.

Você também pode ver mais informações sobre o visto americano no site da Embaixada dos Estados Unidos.

Passaporte ou documento de identidade (RG)

O passaporte é uma exigência para viajar para o exterior. Na maioria dos casos, é exigido que o passaporte tenha, pelo menos, seis meses de validade a partir da data de retorno.

Por outro lado, o documento de identidade (RG) pode ser utilizado como documento de identificação dentro dos países do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai), conforme regulamento do mesmo.

Menores de 18 anos desacompanhados de um ou ambos os pais necessitam, além do documento de viagem, de autorização judicial ou dos próprios pais.

Comprovante de hospedagem

Serve para atestar o local onde você vai ficar hospedado. Geralmente é solicitado no momento da chegada ao país, ainda na alfândega do aeroporto. Pode ser o comprovante de reserva do hotel, hostel ou até mesmo do imóvel alugado para a viagem, tipo AirBnb.


fale com o especialista

Comprovante financeiro

Serve para demonstrar que você tem condições de se manter durante a viagem. Cartões de crédito, dinheiro vivo, extratos bancários, declaração de bens, dentre outros, podem servir como comprovantes financeiros.

Comprovante de seguro saúde

A maioria dos países, principalmente na Europa, exigem que o turista tenha um seguro saúde internacional (tipo seguro viagem) para custear as despesas médicas que por ventura possam ocorrer no exterior. Confira se esta é uma exigência do seu destino.

Atestado de saúde

Outro documento que não é tão comum de ser solicitado, é o atestado de saúde. Entretanto, porém pode ser exigido em épocas de pandemias e/ou para passageiros em situações específicas de saúde.

Por exemplo, grávidas e pacientes de doenças crônicas. Assim, confira com o seu médico antes de partir para a sua viagem!

Certificado Internacional de Vacinação – CIV

O Certificado Internacional de Vacinação é exigido para viajar de ou para países com risco de proliferação de doenças. O mais comum é o certificado de vacinação para a febre amarela. É muito importante e a sua falta impede o ingresso no país. Não dê bobeira!

Uma última dica é a seguinte: digitalize TODOS os seus documentos e cartões e guarde na nuvem, envie para o seu próprio e-mail e tenha acesso quando quiser, principalmente o passaporte. Isto pode te ajudar MUITO no caso de perda ou furto do documento!

Agora que você já conhece todos os documentos para viajar para o exterior, pode começar a separá-los e arrumar as malas. E lembre-se que a equipe da IE Intercâmbio está sempre pronta para tirar qualquer dúvida sobre a sua viagem! Conte com a gente!

Deixe um comentário