Escrito por: Marcelo Melo

Validade do visto americano: Tudo o que você precisa saber!

Descubra neste artigo a validade do visto americano! Confira mais informações sobre o visto para os Estados Unidos e como tirar o visto americano!

Início » Blog IE Intercâmbio » Validade do visto americano: Tudo o que você precisa saber!

É super normal ter dúvida sobre a validade do visto americano, principalmente se você estiver indo viajar para os Estados Unidos pela primeira vez.

Sendo assim, a primeira etapa é saber qual visto será solicitado pela imigração conforme o objetivo da viagem, para que aí sim, saiba qual é a validade do visto americano.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a validade do visto americano, como tirar o visto americano e mais algumas informações! Vamos lá? 


Afinal, qual é a validade do visto americano?

Primeiramente, a validade do visto americano pode ser de até 10 anos, permitindo que você viaje para o país até o prazo expirar.

Isso quer dizer que é permitido viajar quando a validade está próxima, mas é importante estar dentro da validade no momento de embarque.

Vale lembrar também, que a data de validade do visto americano não se relaciona com o tempo de permanência, que é decidido pelo oficial da imigração, logo na entrada.

Mas pode ficar despreocupado, pois o prazo concedido em média, é de pelo menos 180 dias (6 meses).

Quanto tempo posso renovar o visto americano?

O visto para os Estados Unidos possui sempre um prazo de validade, e o ideal para renovar é de no máximo 12 meses a partir da data do vencimento.

Isso porque, se o prazo de 12 meses após a validade do visto americano vencer for ultrapassado, será necessário retirar um documento novo como da primeira vez.

Devido a isso, é importante estar atento ao vencimento, e renovar o visto para os Estados Unidos na data certa, evitando assim mais trabalho e taxas mais caras!

Quais são os tipos de visto americano?

Ao todo, existem aproximadamente 185 tipos diferentes, e a maioria deles são para pessoas imigrantes, mas os mais comuns são relacionados a turismo, negócios, estudos e visitas familiares.

Sendo assim, os tipos de visto americano mais procurados são: 

  • B1: Negócios
  • B2: Turismo;
  • B2: Tratamento médico;
  • F1: Acadêmico;
  • H: trabalho temporário;
  • L: Trabalho temporário transferido;


Documentos para tirar o visto americano

Antes de saber quais são os documentos, é importante saber que cada tipo de visto pode ter diferentes exigências, por isso, fique de olho no que se enquadra na sua viagem. 

De qualquer forma, o mais comum é o B2 de turismo, onde alguns documentos exigidos são os mesmos para os tipos de visto americano mais comum!

Por isso, confira os seguintes documentos:

  • Foto dentro das especificações, na versão digital e impressa;
  • Formulário do visto americano preenchido e com carimbo do consulado;
  • Passaporte original válido no momento de chegada;
  • Passaportes antigos (caso tenha).

Além disso, outros documentos que podem ser pedidos, e que é bom ter em mãos são:

  • Prova de recursos financeiros;
  • Carta convite de quem reside nos Estados Unidos;
  • Itinerário de viagem.

Como tirar o visto americano? Confira 7 passos! 

Além da validade, saber como tirar o visto americano também é uma dúvida comum dos viajantes, mas facilmente resolvida em 7 passos, que são:

  1. Tenha o passaporte dentro da validade;
  2. Preencha o formulário DS-160;
  3. Pague a taxa do visto americano (aproximadamente US$ 160);
  4. Agende as entrevistas;
  5. Primeira entrevista no CASV (Atendimento ao solicitante de vistos);
  6. Segunda entrevista no consulado;
  7. Entrega do visto.

Vem entender mais sobre a validade do visto americano com a IE

Viver o sonho americano é uma oportunidade incrível, né? Conhecer e experimentar a vivência de um país com tanta diversidade cultural é uma experiência única.

E agora que você já sabe mais sobre a validade do visto americano, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realizar de vez seu sonho de intercâmbio!