Tipos de visto americano: conheça as opções e saiba suas diferenças

Tipos de visto americano: conheça as opções e saiba suas diferenças

Se você tem vontade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e tem dúvidas sobre visto, esse artigo é para você. No decorrer do texto, traremos alguns tipos de visto americano que podem contemplar o seu tipo de programa no exterior.

Logo, pressupõe que para viajar ao país, você precisará de um visto. O que influencia na escolha dentre os tipos de visto americano é a sua escolha de intercâmbio, o que impacta na sua duração no país de destino.

Nesse sentido, os tipos de visto americano se caracterizam como sendo um documento que concede a autorização de entrada de imigrantes nos Estados Unidos, nesse caso. 

Dependendo das condições da viagem, os vistos para Estados Unidos, variam em relação aos direitos e restrições do passageiro, além de delimitar sua estadia no país de destino. 

Além disso, vale ressaltar que esse visto americano vale para todas as cidades e estados do país, não sofrendo modificações em relação a permissões. Portanto, o que de fato influenciará no seu documento é o seu objetivo de viagem.

Vale lembrar que existem programas de intercâmbio nos Estados Unidos para todas as idades, desde jovens, adolescentes e adultos. A opção do intercâmbio de Férias Teen é um exemplo de programa de curta duração para o público teen, na América do Norte. 

Confira abaixo algumas cidades que estão disponíveis para você usufruir da experiência de um intercâmbio nos Estados Unidos:

  • New york
  • Boston
  • Orlando
  • Miami
  • Chicago
  • Los Angeles
  • Fort Lauderdale
  • San Francisco 
  • San Diego

 

Conheça os tipos de visto americano e descubra o que mais se encaixa para o seu perfil e de seu intercâmbio:

 

 

Estudar nos EUA com visto de Turismo (visto B1/B2)

 

Nesse caso, para quem vai viajar para os EUA com o intuito de visitar e solicita o visto B1/B2, é possível realizar apenas estudos informais recreativos. 

Na concepção do Departamento de Estado dos Estados Unidos, “estudo recreativo” é aquele que não concede diploma, que não possui carga horária superior a 18 horas semanais e não ultrapassa o período de 3 meses.

Por isso, no momento da entrevista é importante que você deixe claro o seu motivo de viagem primário como sendo o Turismo e o objetivo secundário como sendo o Estudo. Assim, apresentar os documentos que comprovem (se solicitado).

 

 

Estudar nos EUA com visto de Estudo (visto F1/J1)

 

Esse visto é indicado para os intercambistas que desejam viajar para estudar nos EUA. Nessa classificação, o estudo é permitido de acordo com o curso especificado na carta oficial (I-20 ou DS-2019) ao longo da duração do programa de Intercâmbio. 

Na hora de entrevista você precisa estar com o documento I-20 ou DS-2019 original em mãos para estar apto para o requerimento do visto de Estudo.

O participante só poderá estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período que o mesmo estiver matriculado. Além de seguir todos os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica.

 

 

Trabalhar nos EUA (J1)

 

Para trabalhar nos EUA você precisa estar dentro de um programa de trabalho (Work Experience ou AuPair). 

Na hora de entrevista você precisa estar com o documento DS-2019 original em mãos para estar apto para o requerimento do visto de Trabalho e Job Offer assinada pelo empregador e empregado (se fornecido pelo programa escolhido).

Nesse sentido, o tempo de permanência do participante no país depende das condições do programa em que ele está inserido.

 

 

Turismo nos EUA (B1/B2)

 

Por último, essa opção está destinada para pessoas que pretendem viajar a lazer, negócios ou tratamento médico, por exemplo. 

Nessa classificação é importante demonstrar vínculos com o Brasil, vínculos esses que envolvem estudo, trabalho, família, bens, entre outros. Logo, esse visto permite ao viajante entrar e sair dos EUA todas as vezes que pretender durante o período de validade. 

 

Em suma, você acabou de conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de visto americano e o que está permitido em cada um deles. 

Existem diversas outras opções de visto para os Estados Unidos diferentes dos citados acima. Enfim, caso tenha dúvidas, compartilhe conosco, estamos aqui para te auxiliar.  

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *