Como morar na Austrália: O manual completo

Compartilhe:

Entender como morar na Austrália é um desejo seu? Saber como funciona o processo de intercâmbio, e o que fazer na Austrália, tem feito parte da sua rotina de pesquisas? 

Então, o texto de hoje pode ser de grande ajuda no seu processo de estudo e vai te ajudar a compreender a fundo como morar na Austrália!

A partir de agora, você vai entender como morar na Austrália, o que fazer na Austrália, o que vale a pena e o porquê.

O país é conhecido por suas fortes características culturais impressas em rotinas, costumes e muita natureza, que só quem sabe como morar na Austrália, consegue aproveitar. 

Mas como transformar a mudança em algo legal? Quais são os requisitos, os custos, os benefícios e os desafios de viver na terra dos cangurus? 

No artigo de hoje, vamos responder a essas e outras perguntas, compartilhar dicas e mostrar como você pode realizar o seu e entender como morar na Austrália. Confira!

Como morar na Austrália?

Você pode ir como estudante, trabalhador qualificado, turista, residente permanente ou cidadão. 

Cada um tem seus requisitos, benefícios e limitações, por isso é importante pesquisar bem e escolher o mais adequado para você.

O primeiro passo do processo para você, que deseja descobrir como morar na Austrália, é definir o seu objetivo e o tipo de visto que você precisa. 

Existem diferentes modalidades de visto, dependendo do seu perfil e da sua intenção sobre o que fazer na Austrália

O segundo passo para saber como morar na Austrália, é se preparar financeiramente. 

Você vai precisar pagar as taxas do visto, a passagem aérea, o seguro saúde, a acomodação, a alimentação, o transporte e outras despesas. 

Além disso, você vai precisar comprovar que tem condições de se manter no país, seja por meio de uma renda própria ou de uma bolsa de estudos.

O terceiro passo para entender como morar na Austrália, é escolher a cidade onde você vai morar e o que fazer na Austrália

As cidades australianas são muito diferentes entre si, cada uma com suas características próprias, e devem ser avaliadas com tranquilidade e critérios específicos.

Como exemplo de critérios, dizemos que deve-se levar em conta fatores como o clima, a infraestrutura, o custo de vida, as oportunidades de trabalho e estudo, a cultura e o lazer. 

Elas são, sem dúvidas, os maiores motivos para que cada vez mais pessoas procurem entender como morar na Austrália.

E, pensando em facilitar o seu processo, trouxemos um pouco mais sobre as cidades mais famosas do país e quais são seus maiores destaques:

  1. Sydney;
  2. Melbourne;
  3. Perth;
  4. Gold Coast;
  5. Brisbane.

Sydney

Sydney é a maior e mais famosa das cidades australianas, conhecida por sua beleza natural, sua arquitetura moderna e sua diversidade cultural.

Com  5 milhões de habitantes, ela é considerada a cidade mais populosa e a mais antiga do país, sendo muito procurada por pessoas de todo o mundo que desejam fazer turismo na Austrália.

Com clima subtropical úmido, em que os verões são quentes e úmidos e os invernos são amenos e secos, a cidade cosmopolita abriga pessoas de mais de 200 nacionalidades diferentes.

Além disso, é possível encontrar:

  • Restaurantes;
  • Lojas;
  • Festivais;
  • Eventos de diversas culturas e religiões; 
  • Sedes de importantes empresas;
  • Instituições financeiras;
  • Universidades;
  • Organizações internacionais. 

Então, se a sua busca é por uma cidade agitada, não se preocupe. Sempre existirão muitas opções sobre o que fazer em Sydney, Austrália.

Ela também é um polo de inovação, arte, cultura e entretenimento, sendo famosa por seus ícones arquitetônicos, como a Opera House e a Harbour Bridge, e por praias, como Bondi e Manly.

Melbourne

Melbourne é a capital do estado de Vitória e a segunda maior cidade da Austrália, com quase quatro milhões de habitantes.

Assim como Sydney, Melbourne também é uma cidade conhecida pelo turismo na Austrália, que combina influências europeias com um estilo de vida australiano.

Com muitas opções de lazer, entretenimento e educação, a cidade tem em seus destaques característicos, sendo destaque para quem deseja saber como morar na Austrália:

Entre os principais exemplos para turismo na Austrália, temos:

  • A Federation Square, uma praça moderna que abriga museus, galerias, cinemas e restaurantes;
  • O Royal Botanic Gardens, um dos jardins botânicos mais belos e diversificados do mundo, com mais de 50 mil plantas;
  • O Melbourne Cricket Ground, um estádio histórico que sedia partidas de críquete, futebol australiano e rugby;
  • O Eureka Skydeck, um observatório no 88º andar do edifício mais alto de Melbourne, que oferece uma vista impressionante da cidade;
  • O Melbourne Museum, o maior museu do hemisfério sul, que abriga exposições sobre história natural, cultura e ciência;
  • O St Kilda Beach, uma das praias mais famosas e animadas de Melbourne, com um calçadão, um parque de diversões e uma colônia de pinguins;
  • O Laneways, um conjunto de ruas estreitas e charmosas que abrigam cafés, bares, lojas e grafites.

Perth

Perth é a capital e maior cidade do estado da Austrália Ocidental, sendo a quarta cidade mais populosa entre as cidades australianas.

Se você acreditava que somente havia o que fazer em Sydney na Australia, a cidade de Perth irá te surpreender com as possibilidades.

Com cerca de dois milhões de habitantes, Perth é uma das cidade australianas mais moderna, dinâmica e multicultural, que oferece muitas atrações para os visitantes, como:

  • O King’s Park, um dos maiores parques urbanos do mundo, que abriga uma variedade de plantas nativas, monumentos históricos, trilhas e mirantes com vistas da cidade e do rio;
  • O Elizabeth Quay, uma praça revitalizada no centro da cidade, que conta com restaurantes, cafés, bares, lojas, fontes, esculturas e um cais para passeios de barco pelo rio;
  • A Bell Tower, uma torre de 82 metros de altura que abriga 18 sinos históricos do século XIV, que foram doados pela Inglaterra em 1988 para celebrar o bicentenário da Austrália;
  • O Perth Zoo, um dos melhores zoológicos da Austrália, que abriga mais de 1.200 animais de 230 espécies diferentes, incluindo cangurus, coalas, ornitorrincos e crocodilos.
  • O Perth Mint, uma das casas da moeda mais antigas e prestigiadas do mundo, que produz moedas e barras de ouro e prata e oferece visitas guiadas pelo seu museu e refinaria.

Perth também é um ponto de partida para explorar as belezas naturais da Austrália Ocidental, como:

  • As praias de areia branca e água cristalina de Cottesloe e Scarborough;
  • As ilhas paradisíacas de Rottnest e Penguin;
  • As formações rochosas de Wave Rock e Pinnacles;
  • Os vinhedos e as florestas de Margaret River. 

Perth é uma cidade que combina o urbano com o natural, o antigo com o novo, e o local com o global.

Gold Coast

Gold Coast é uma cidade litorânea localizada na costa leste da Austrália, sendo a sexta cidade mais populosa do país, com cerca de 600 mil habitantes.

Ela é famosa por suas praias de areia dourada e ondas ideais para o surfe, como Surfers Paradise, Coolangatta e Burleigh Heads. 

Além disso, ela também oferece muitas opções de entretenimento e cultura, como:

  • Os parques temáticos, que incluem o Sea World, o Dreamworld, o Warner Bros. Movie World e o Wet’n’Wild;
  • O Hinterland, uma região de florestas tropicais e montanhas que abriga o Parque Nacional de Lamington e o Parque Nacional de Springbrook, ambos patrimônios mundiais da UNESCO;
  • O Marina Mirage, um complexo de compras e gastronomia à beira-mar, que conta com lojas de grife, restaurantes sofisticados, bares e um cais para passeios de barco pelo rio ou pelo oceano.
  • O The Star Gold Coast, um cassino e resort que oferece jogos, shows, restaurantes, bares e uma vida noturna agitada.
  • O Currumbin Wildlife Sanctuary, um santuário de vida selvagem que abriga mais de 1.400 animais nativos da Austrália, como cangurus, coalas, ornitorrincos e crocodilos. 

Brisbane

Brisbane é a capital e a maior cidade de Queensland, sendo a terceira mais populosa do país, com 2,6 milhões de habitantes, e um importante centro econômico, cultural e educacional. 

Ela é uma das cidades australianas considerada diversa e dinâmica, que oferece muitas atrações para os visitantes, como:

  1. O South Bank Parklands, um parque público à beira do rio Brisbane, que conta com uma praia artificial, uma roda-gigante, jardins, museus, galerias e restaurantes;
  2. O City Botanic Gardens, um dos jardins botânicos mais antigos da Austrália, que abriga uma variedade de plantas tropicais e subtropicais, lagos, trilhas e monumentos.
  3. O Lone Pine Koala Sanctuary, um santuário de vida selvagem que abriga mais de 130 coalas e outros animais nativos da Austrália, como cangurus, wombats, dingos e crocodilos;
  4. O Story Bridge, uma ponte que liga os bairros de Fortitude Valley e Kangaroo Point, sendo possível fazer uma caminhada guiada pelo topo da ponte com vista panorâmica da cidade e do rio.
  5. O Queen Street Mall, um centro comercial ao ar livre que oferece mais de 700 lojas, incluindo grifes internacionais, marcas locais, mercados, galerias, cinemas, bares, restaurantes e eventos culturais.
  6. O Mount Coot-tha, um morro que oferece vista da cidade e do seu entorno. 

Agora, você já sabe o que fazer em Sydney na Austrália e todas as possibilidades que outras cidades têm a oferecer, que tal vermos qual o melhor programa de intercâmbio para fazer no país?

Qual é o melhor programa de intercâmbio para morar na Austrália?

Não existe um único e absoluto melhor programa de intercâmbio para morar na Austrália, assim como o turismo no país não se resume a saber somente o que fazer em Sydney, Austrália.

Considerando que cada programa oferece características diversificadas para cada pessoa, é importante que a avaliação seja individual e direcionada.

Entre os mais comuns e que ajudam viajantes a entender melhor como morar na Austrália, podemos destacar:

Estudo e trabalho

Com possibilidade de uso de visto de estudante, o intercâmbio de estudo e trabalho é uma oportunidade para quem deseja aprender Inglês e realizar networking.

É o tipo de programa na Austrália que favorece a troca cultural, tanto profissional quanto social, enquanto aprende ou aprimora o idioma local, com duração mínima de 14 semanas, e para estudantes acima dos 18 anos.

Neste caso, a carga horária mínima  de trabalho é de 20 horas semanais e o possível fazer desde o nível de Inglês básico.

Curso de idioma

Diferentemente do intercâmbio de estudo e trabalho, o programa de estudo do idioma é voltado para pessoas que desejam manter o foco total em adquirir proficiência.

Com aulas dentro e fora de sala, é um tipo de intercâmbio direcionado para estudantes acima dos 18 anos de idade e com duração de, no mínimo, 2 semanas.

Os cursos atendem todos os níveis de Inglês e a carga horária mínima é de 15 horas semanais.

High School

Voltado para jovens de 15 a 18 anos, o intercâmbio high school é a oportunidade ideal para adolescentes que desejam vivenciar a rotina de um nativo dentro do ambiente escolar.

Com duração de 10 meses para o ano acadêmico e 5 meses para o semestre acadêmico, o tempo de permanência do estudante no programa irá depender da experiência que ele procura.

Podendo se prolongar por um ano inteiro ou somente por um período, ele terá acesso ao dia a dia de um estudante australiano, além de:

  1. Aprimorar o idioma;
  2. Viver uma troca cultural profunda e rotineira;
  3. Ter acesso a pessoas de diferentes locais do mundo.

Planeje como morar na Austrália com a IE!

Como morar na Austrália

São diversas as opções que os programas de intercâmbio oferecem para quem deseja saber como morar na Austrália. Fale com nossos especialistas e encontre a ideal para você!

Receba nossas novidades