Primeiramente, o mercado de trabalho internacional é visado por muitos jovens que desejam fazer intercâmbio. Seja para melhorar o currículo, aperfeiçoar o idioma, entre tantas outras coisas. Por isso, se tratando de um dos destinos mais procurados, vamos falar hoje sobre como trabalhar nos EUA.
Assim, você deve tá se perguntando nesse momento de que forma poderia conseguir um emprego nos Estados Unidos e quais os requisitos necessários para tal. Contudo, os programas são remunerados e destinados a pessoas que tenham inglês intermediário pelo menos.
Logo, são diversas as preocupações e dúvidas que surgem ao falarmos sobre como trabalhar nos EUA ou em qualquer outro destino, certo? Por isso, além das opções de programas que oferecemos aqui na IE, vamos falar um pouco sobre os benefícios dessa imersão e sobre o visto de trabalho.
Além disso, é necessário dizer que essas modalidades não estão atreladas a estudo, apesar de você ter a oportunidade de realizar algumas atividades nesse quesito.
Nesse sentido, o questionamento sobre como trabalhar nos EUA é imprescindível para que você entenda o que é necessário para dar prosseguimento a esse processo. Afinal, é preciso ter planejamento financeiro e de tempo.
Com isso, listamos alguns destinos, para você morar legalmente nos EUA, que podem chamar a sua atenção, dá só uma olhadinha logo abaixo:
- San Diego
- New York
- San Francisco
- Orlando
- Miami
- Boston
- Fort Lauderdale
Porém, antes de prosseguirmos, se você tem o interesse de estudar nos Estados Unidos, essa é também uma ótima opção e uma grande pedida entre os brasileiros. Afinal, seja para estudar ou trabalhar, uma vivência no exterior é enriquecedora e pode gerar grandes frutos.
Benefícios de trabalhar nos EUA
É claro que a gente fez questão de listar alguns dos motivos e, consequentemente, vantagens que uma oportunidade como essa pode proporcionar a sua carreira profissional e vida pessoal.
- Conhecer pessoas do mundo todo;
- Trocar experiências;
- Aperfeiçoar o idioma nativo;
- Conhecimento do mercado internacional;
- Currículo mais atrativo;
- Visão ampla de mundo;
- Remuneração e benefícios;
- Conhecer lugares novos;
- Vivenciar a cultura americana;
Visto de Trabalho nos EUA
O visto de trabalho nos EUA, tanto para o programa de Work Experience como para o Au Pair é o J1. Logo, esse tipo de visto é recomendado para pessoas que vão ao país fazer intercâmbio ou mesmo um programa de treinamento.
Nesse sentido, o tempo de permanência vai depender da modalidade do programa escolhido. Porém, é necessário frisar que esse tipo de visto abraça programas governamentais, acadêmicos ou mesmo do setor privado.
Em contrapartida, existem outras opções de visto para os EUA. Ou seja, tenha definido que tipo de programa você irá fazer no país para aí sim seguir no processo e emitir o visto necessário.
Como trabalhar nos EUA: programas disponíveis
Se tratando especificamente dos programas, na IE você encontra duas opções. Por isso, logo abaixo, explicamos um pouco sobre cada um deles e te contamos quais os pré-requisitos necessários para se candidatar.
Porém, antes disso, vale ressaltar que ambos programas só acontecem no país. Existem, obviamente, outras opções de intercâmbio que envolvem trabalho, certo? Mas, em outros destinos específicos.
Work Experience IE
O Work Experience é uma modalidade que compete a jovens universitários, os quais possuem sua matrícula ativa com uma instituição de ensino superior brasileira. Logo, o programa tem como objetivo, proporcionar uma experiência de trabalho internacional no país em questão.
São vagas em estações de esqui, restaurantes, resorts, hotéis, parques, lojas, fast foods e mais. O trabalho é remunerado e a jornada varia entre 32 a 40 horas. Logo, por mês, é possível receber algo entre US $1200 a US $1800.
Por fim, se tratando das funções, elas são distribuídas pelos empregadores, os quais levam em consideração questões como habilidade com o idioma, flexibilidade e forma de adaptação.
Nesse sentido, confira abaixo os requisitos da modalidade de Work:
- Ter entre 18 e 29 anos;
- Estar matriculado em uma universidade;
- Possuir inglês intermediário ou avançado;
- Ter férias de 2 a 4 meses no final do ano;
Au Pair
Se tratando do programa de Au Pair, a proposta é um tanto quanto diferente. Isso porque o programa é voltado somente para candidatas do sexo feminino, as quais desempenham uma função meio que de irmão mais velha.
Sim, você trabalha como babá das crianças no exterior, vive legalmente nos Estados Unidos, se envolve com a cultura americana e pode estudar no tempo livre. Além disso, uma coisa que é super importante reiterar aqui é que o Au Pair é um programa com investimento reduzido e que é remunerado.
Do mesmo modo, o programa tem duração mínima de 12 meses e possui diversos benefícios, como duas semanas de férias remuneradas, atividades com outras Au Pairs, um final de semana livre por mês e acomodação com refeição inclusa na casa de família.
Demais né? Agora, confere a nossa lista de pré-requisitos e já se programa pro seu intercâmbio de Au Pair:
- Candidatas do sexo feminino;
- Ter entre 18 e 26 anos;
- Possuir inglês intermediário;
- Ter completado o ensino médio;
- Disponibilidade de 12 meses, no mínimo;
- Ter carteira de habilitação;
Logo, deu pra perceber que esse destino pode te reservar muitas conquistas, né? Mas, não fique triste se você não se encaixa nesses requisitos. Existem outros programas no país e quem sabe algum deles não é o ideal para você atingir seu objetivo?
Assim, pra te ajudar, confere só os outros programas disponíveis aqui na IE para você.
Outras modalidades nos EUA
- Curso de Idiomas
- High School
- Férias Teen
- Universidade
- Trip Experience
Por fim, esperamos que tenha curtido o conteúdo de hoje e que a maioria das suas dúvidas tenham sido sanadas. Mas, não se preocupe se restou alguma curiosidade, sugestão ou questionamento, os profissionais da IE estão disponíveis para te atender e, quem sabe, ajudar na escolha do intercâmbio ideal.
Sendo assim, você conferiu como trabalhar nos EUA e as opções de programas. Se o seu desejo é conhecer e viver essa experiência em outro destino, não se preocupe! Existem programas de estudo e/ou trabalho em países altamente reconhecidos, como Canadá, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e muito mais.