Dicas de como planejar um intercâmbio e aproveitar o destino escolhido

Dicas de como planejar um intercâmbio e aproveitar o destino escolhido

Você tem vontade de viver uma experiência no exterior mas não sabe por onde começar? Hoje nós vamos falar um pouco sobre como planejar um intercâmbio e o que você precisa saber antes de dar o primeiro passo para esse empreitada.

Já falamos sobre opções de cursos de idiomas no exterior, o que é intercâmbio, destinos para estudar e trabalhar, entre tantas outras coisas. Mas, nada igual a como planejar um intercâmbio de forma prática, completa e eficaz.

Em outras palavras, como planejar um intercâmbio nada mais é do que saber identificar qual seu perfil de viajante, definir metas e objetivos com sua viagem e entender como funciona o processo de escolha de programa, duração, destino, dentre tantas outras coisas necessárias. 

Fazer um intercâmbio no exterior requer de você definir prazos e orçamentos também. Para dar os primeiros passos a caminho dessa realização, é preciso organização e planejamento financeiro e de tempo.

Antes que você afirme que não tem dinheiro para viver uma experiência como essa, experimenta conferir nossas dicas. Porém, comece encarando isso como um investimento para a sua carreira e educação. Encarar uma oportunidade como essa pode mudar o futuro do seu plano pessoal e profissional para melhor. 

A forma como você enxerga a possibilidade de fazer um intercâmbio seja para estudo e/ou trabalho vai ditar quais as suas prioridades mediante esse desejo. Mesmo que você opte por um intercâmbio de curta duração, seus planos podem mudar a qualquer momento, certo?

Antes de conferir nossas dicas de como começar a planejar um intercâmbio, vê só alguns destinos disponíveis para você viver essa experiência:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Malta
  • África do Sul
  • Irlanda

 

Confira algumas dicas para você de como planejar um intercâmbio de forma prática e eficaz:

 

Economize

Como tudo na vida, se você tem um desejo de comprar alguma coisa que exige de você um investimento maior, é natural que você abra mão de outros gastos e despesas para poupar dinheiro, certo? 

Logo, com o intercâmbio não é diferente, você vai precisar cortar algumas compras supérfluas se o seu principal objetivo for fazer um intercâmbio. Se você tem algum tipo de renda por mês, guarda uma porcentagem dela, mesmo que mínima, vai fazer diferença.

Crie um painel de intenções na sua casa, no seu quarto, com tudo aquilo que você imagina sobre intercâmbio, viagem para o exterior, trabalho, escola, etc. Assim, reúna em um mural imagens que te inspire e que sirva de incentivo para você poupar. 

Procure artifícios que possam te lembrar diariamente da satisfação que viver essa experiência pode te trazer, certo? 

 

Pesquise preços e condições

Não deixe se levar pela empolgação e esqueça das possibilidades de preços e facilidades de condições que um investimento como esse pode te oferecer. Procure entender o que está incluso e o que não está na hora de fechar com uma agência.

Na IE você encontra diversas condições aptas a você com o intuito de facilitar esse processo e, principalmente, de entender suas demandas para melhor satisfazê-las. 

Hoje em dia há muitas formas de pagamento facilitadas, inclusive escolas que têm promoções, universidades que oferecem bolsas para você estudar fora, por exemplo. Além disso, promoções, isenções de taxas, redução de câmbio também estão disponíveis para você.

 

Defina seu PPO

Do mesmo modo, algo que já conversamos sobre aqui, é o PPO(perfil, preferências e objetivos). Quando falamos sobre intercâmbio, organização, planejamento e aluno, fazemos questão de ratificar a necessidade da definição desses três pontos.

Acreditamos que com planejamento tudo flui de uma forma mais eficaz e, por isso, definir primeiramente seu perfil é essencial para que você entenda que tipo de intercâmbio irá servir melhor você em detrimento de quem você é, do que você gosta, do que você faz, etc.

Assim, você conseguirá traçar de forma ainda mais prática suas preferências e objetivos com um intercâmbio. Esse tipo de exercício vai fazer você identificar que tipo de programa contempla suas necessidades, qual a duração e que destino vai satisfazer você e por aí vai.

 

Encontre seu destino

O destino ideal para você é, sem dúvida, aquele que melhor vai atender todas as suas necessidades identificadas a partir do seu PPO. Esteja atento a todas as variáveis que um destino pode te trazer, como clima, moeda, custo de vida, transporte, acomodação, alimentação, entre outros.

Atente-se também à tudo aquilo que você gosta de fazer no seu tempo livre, que tipo de programação aquece seu coração e como isso vai impactar na sua viagem. 

Por exemplo, se a sua vontade é trabalhar no exterior enquanto estuda, encontre opções de países que ofereçam melhores oportunidades para você. Não se baseie apenas em questões cômodas, mas avalie de maneira geral todas as possibilidades.

 

Procedimento de visto

Alguns países não exigem visto para quem opta por cursos de curta duração, porém alguns exigem para qualquer tipo de viagem. É importante que depois da escolha do seu destino você esteja a par de qual visto é necessário a partir do tipo de programa que você irá fazer.

Em casos de modalidade de estudo e trabalho, o visto em alguns países é um de estudo com uma permissão que o governo concede para o estudante de trabalhar no período em que está no país. 

Enfim, são questões relativas que dependem de algumas decisões prévias, mas a IE estará disponível para sanar suas dúvidas e te orientar durante esse processo. 

 

Atribuições da Agência

Durante o decorrer desse processo você poderá contar com o apoio dos consultores da IE desde o processo de visto, solicitação de documentos, emissão de passagens, reservas de acomodação, seguro viagem, cotações, entre outros assuntos que possam surgir.

Isso vai te ajudar a se organizar melhor, entender com quem é especialista no assunto e a fazer um melhor aproveitamento da viagem e de todo a preparação para a realização desse sonho.

 

Sendo assim, essas foram algumas dicas para você sobre como planejar um intercâmbio e o que você precisa saber antes de viajar. Planeje seu intercâmbio, conte com os especialistas em intercâmbio da IE e entre em contato para maiores informações sobre programas e destinos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *