Como tirar o certificado internacional de vacinação: Saiba tudo!

Compartilhe:

Vai fazer uma viagem internacional e não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação? A gente explica para você!

Ao fazer uma viagem para um país que solicite o comprovante da febre amarela, será necessário saber como tirar o Certificado Internacional de Vacinação!

Por isso, criamos esse artigo para você saber tudo sobre como tirar o Certificado Internacional de Vacinação. Vamos lá conhecer o passo a passo?

Afinal, o que é o Certificado Internacional de Vacinação?

Primeiramente, o Certificado Internacional de Vacinação é um documento oficial que serve como comprovante de vacinação contra doenças para viagens internacionais. 

Portanto, esse certificado é necessário para viajar para o exterior em alguns países que exigem o documento de forma obrigatória, como a Austrália e a África do Sul, por exemplo.

E o certificado é emitido de forma gratuita e não possui um prazo de validade, onde você só precisa tirar ele uma vez na vida, e manter as vacinas atualizadas quando necessário, é claro.

Quem pode solicitar o Certificado Internacional de Vacinação?

Tanto brasileiros, quanto estrangeiros que foram vacinados no Brasil e vão viajar para o exterior podem solicitar o certificado, incluindo crianças acima de 9 meses.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação?

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação é um processo simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Tomar a vacina contra a febre amarela;
  • Solicitar o certificado online e enviar os documentos necessários;
  • Receba, imprima e assine o seu certificado.

Tomar a vacina contra a febre amarela

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para tirar o certificado é tomar a dose completa da vacina contra a febre amarela.

A vacina pode ser tomada de forma gratuita em uma unidade básica de saúde (SUS) sem agendamento prévio, basta levar a carteirinha de vacinação – se tiver, e o documento de identidade, ou em uma clínica privada, nesse caso, o valor é particular.

Feito isso, guarde muito bem o comprovante de vacinação, pois ele é necessário e fundamental para solicitar o certificado.

Uma dica fundamental é tomar a vacina com no mínimo 10 dias antes da data da sua viagem.

Solicitar o certificado online e enviar os documentos necessários

Com a vacina em dia e o comprovante em mãos, basta acessar o site do governo federal, fazer o cadastro caso ainda não tenha e preencher o formulário de solicitação, com os seguintes documentos:

  • CPF e identidade;
  • Imagem digitalizada do comprovante da vacina com nome completo e data de nascimento, data e número do lote completo da vacina, assinatura do profissional que aplicou a vacina junto da identificação e carimbo da unidade de saúde onde a vacinação foi realizada.

Esses documentos servem tanto para a primeira via, quanto para a segunda via do certificado.

Receba, imprima e assine o seu certificado.

Por fim, o Certificado Internacional de Vacinação será enviado para o seu e-mail cadastrado, imprima em casa e assine logo após.

O seu certificado pode ser impresso sempre que quiser, basta acessar sua conta no site oficial do governo e procurar a área “Minhas solicitações” e “Concluídas”.

Planeje a sua viagem internacional com a IE!

Viajar pelo mundo fica muito mais fácil quando você possui o suporte e assistência de uma agência, não é mesmo? 

E com a IE você conta com especialistas em intercâmbio para programar a sua viagem de acordo com os seus objetivos, seja para estudar nos Estados Unidos, ou até mesmo trabalhar no exterior, por exemplo. 

Então, agora que você já sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação, entre em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre os melhores destinos para viajar!

Receba nossas novidades