Escrito por: Marcelo Melo

Medicina nos EUA: Conheça o curso de medicina no exterior!

Conheça como funciona o curso de medicina nos EUA! Descubra mais sobre o processo para cursar medicina no exterior e estudar nos Estados Unidos!

Início » Blog IE Intercâmbio » Medicina nos EUA: Conheça o curso de medicina no exterior!

Estudar nos Estados Unidos é um sonho, principalmente para quem deseja fazer medicina nos EUA, onde a residência e especialização são reconhecidas no mundo todo!

E para ingressar no curso de medicina nos EUA, o candidato deverá fazer uma graduação prévia, com matérias interligadas com a medicina de fato.

Por isso, criamos este artigo para você entender mais sobre a medicina nos EUA, como funciona o curso e quais os caminhos para ingressar no ensino do exterior. Vamos lá?

Afinal, como é o curso de medicina nos EUA?

Primeiramente, o curso de medicina nos EUA é considerado como uma pós-graduação, ou uma especialização, pois é necessário cursar algumas disciplinas antes de fazer medicina em si. 

Ou seja, se você sonha em estudar nos Estados Unidos no curso de medicina, primeiro, é necessário estudar 4 anos de bacharelado em alguma área relacionada, para depois cursar 4 anos de medicina. 

Sendo assim, durante essa primeira parte da graduação, essas áreas relacionadas são matérias específicas, chamadas de “pré-med.”. 

Isso quer dizer que, mesmo que essas matérias não façam parte da sua grade curricular, você pode cursar o pré-med em paralelo. 

Com isso, o estudante pode cursar a graduação na área que desejar ao mesmo tempo em que se prepara para o processo seletivo das escolas de medicina no exterior, atendendo ao critério do pré-med exigido.  

Dessa forma, ao fazer medicina no exterior, o aluno consegue:

  • Expandir ainda mais suas visões de mundo;
  • Aprender novos procedimentos e elevar o aprendizado;
  • Ter contato com a cultura mundial e adquirir novos conhecimentos sobre a medicina. 

Quais são os caminhos para cursar medicina nos EUA?

O primeiro passo para quem deseja fazer medicina nos EUA é fazer uma graduação, pois é necessário para a candidatura e admissão na escola americana de medicina.

Dessa forma, é importante lembrar que não é necessário ter uma graduação específica para iniciar o processo seletivo das faculdades de medicina.

Porém, é essencial que tenha cumprido as matérias obrigatórias do pré-med, como falamos anteriormente. 

Sendo assim, o intercâmbio é uma das melhores opções para cursar medicina no exterior, já que o processo seletivo das escolas de medicina é semelhante com o que acontece nas universidades americanas

Aprimore seu inglês nos EUA com a IE!

Ou seja, pode ser considerado no processo GPA do aluno, as redações, cartas de recomendações e, essencialmente, a nota adquirida no Medical College Admission Test (MCAT).

E de modo geral, tanto para nativos quanto para estrangeiros, normalmente, é necessário passar por etapas como:

  • Fazer os vestibulares estadunidenses: SAT e ACT;
  • Estrangeiros devem comprovar a proficiência em inglês;
  • Fazer pré-med;
  • Fazer prova de ingresso na pós-graduação;
  • Terminar a pós-graduação;
  • Exame de licenciamento médico;
  • Passar pelo sistema de seleção de residência médica;
  • Superespecialização;
  • Reconhecimento de título.

Por fim, o curso de medicina no exterior tem a duração de 4 anos, e após passar pela Med School, o estudante pode iniciar a residência no país, que pode durar em média de 3 a 7 anos. 

Descubra mais sobre a medicina nos EUA com a IE

Bom, quem nunca assistiu uma série famosa de medicina nos Estados Unidos e quis cursar medicina no exterior, não é mesmo? 

E não é por acaso, já que as instituições de ensino e residências são reconhecidas no mundo todo, atraindo diversos intercambistas para estudar nos Estados Unidos!

Então, agora que você já sabe mais sobre o curso de medicina nos EUA, que tal planejar a sua carreira de estudos no exterior através do intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas e realize de vez seu sonho americano!

Fale com nossos especialistas via Whatsapp