Escrito por: Marcelo Melo

Quais são as melhores universidades dos EUA? Conheça o TOP 5!

Descubra neste artigo quais são as melhores universidades dos EUA! Conheça o TOP 5 melhores faculdades nos Estados Unidos para o seu intercâmbio!

Início » Blog IE Intercâmbio » Quais são as melhores universidades dos EUA? Conheça o TOP 5!

As classificações a respeito das melhores universidades dos EUA variam, mas não mudam muito seus nomes, afinal, as mais renomadas mantêm seus prestígios e qualidade

Dessa forma, o peso para classificar quais são as melhores universidades dos EUA é dividido em categorias como empregabilidade, internacionalização, diversidade, experiência de aprendizado e pesquisas.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre as melhores universidades dos EUA! Vamos lá conhecer o TOP 5? 

Afinal, quais são as melhores universidades dos EUA? 

Primeiramente, existem muitas instituições com excelentes pontuações, muito prestigiadas principalmente para quem deseja fazer intercâmbio nos Estados Unidos.

Seja com foco na graduação, ou na pós-graduação, essas faculdades oferecem uma qualidade de ensino renomada no mundo todo.

E a seguir, será possível ver 5 das melhores universidades dos EUA. 

  1. Harvard University;
  2. Stanford University;
  3. Yale University;
  4. Massachusetts Institute of Technology (MIT).
  5. University of California, Berckeley (UCB).

Harvard University

Considerada uma das melhores universidades do mundo, Harvard é uma das faculdades nos Estados Unidos com ensino superior mais antigo.

Possuindo cerca de 24 mil estudantes, onde estrangeiros são aproximadamente 6 mil dos matriculados, Harvard oferece 49 concentrações na formação.

Dessa forma, muitas delas são multidisciplinares, ou seja, sem predefinição determinada, dando aos estudantes flexibilidade de encontrar seu caminho.

Sendo assim, suas escolas mais famosas são as de:

  • Medicina;
  • Ciência da computação;
  • Direito.

Além de abrigar a maior biblioteca acadêmica do mundo, sendo vizinha de Boston, essa faculdade nos Estados Unidos é privada, e está localizada em Cambridge.


Stanford

Localizado ao norte da Califórnia, no coração do vale do silício, Stanford possui um dos maiores campi universitários dos EUA, que possui 18 institutos de pesquisa e 7 escolas.

Além de aproximadamente 2,8 mil professores, e 17 mil estudantes sendo internacionais, Stanford possui 69 áreas para estudos na graduação, e mais de 200 programas de pós-graduação em todas as escolas.

Dessa forma, suas escolas mais famosas são as de:

  • Ciências ambientais;
  • Engenharia;
  • Escola de negócios.


Yale University

Universidade privada localizada em New Haven, Connecticut, Yale foi fundada em 1701, e é considerada a terceira instituição com ensino superior mais antiga dos EUA.

Dividida em 14 escolas, sendo 1 de graduação, 12 profissionais, e uma voltada apenas para pós-graduação, Yale é renomada no mundo todo e oferece aproximadamente 80 programas de graduação. 

Aprimore seu inglês nos EUA com a IE!


Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Primeiramente, a MIT foi fundada em 1861, é privada e vizinha de Harvard, ou seja, também fica em Massachusetts, na cidade de Cambridge.

Possuindo cerca de 30 departamentos, e 5 escolas, MIT abrange áreas como:

  • Humanidades;
  • Artes;
  • Ciências sociais;
  • Engenharia;
  • Arquitetura;
  • Administração.

Portanto, com uma variedade gigantesca para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, essa faculdade em específico mantém especializações interdisciplinares, como as especializações conjuntas.

Além disso, o MIT possui 11,3 mil estudantes, cerca de 3,7 mil intercambistas, e aproximadamente 3 mil professores, e é uma das queridinhas na lista das melhores universidades dos EUA. 


University of California, Berkeley (UCB)

Localizada no estado da Califórnia, UCB possui aproximadamente 130 departamentos acadêmicos, 14 faculdades e escolas, 80 unidades de pesquisa e mais ou menos 350 programas de graduação.

Com isso, ela recebe aproximadamente 10 mil estudantes internacionais, numa média de 41 mil estudantes no campus, e conta também com quase 4 mil professores.

Dessa forma, a UCB é uma universidade pública na lista das melhores universidades dos EUA, e que foi fundada em 1868, com diversos programas incríveis, como por exemplo: 

  • Jornalismo;
  • Cinema;
  • Astrofísica;
  • Engenharia espacial.

6 motivos para estudar nos EUA

Os benefícios de estudar nos EUA são incontáveis, desde a chance de se destacar em um mercado competitivo, aprimorar o idioma, ou até mesmo migrar para um novo mercado.

E claro, além das instituições que citamos acima, os Estados Unidos possui uma lista enorme com as melhores faculdades do mundo! 

Por isso, confira 6 motivos para estudar nos EUA:

  1. Flexibilidade acadêmica;
  2. Carreira internacional;
  3. Diversão, e diversidade cultural;
  4. Networking; 
  5. Muitos pontos turísticos para visitar;
  6. Melhores faculdades do mundo.

Descubra mais sobre as melhores universidades dos EUA com a IE

Ter a oportunidade de se desenvolver profissionalmente em uma das melhores instituições dos EUA é uma chance única, além de poder viver o sonho americano ao mesmo tempo!

E agora que você já sabe mais sobre as melhores universidades nos EUA, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e voe rumo aos seus sonhos!