Escrito por: Marcelo Melo

Onde fica Harvard: Uma das melhores universidades dos EUA!

Descubra neste artigo onde fica Harvard, uma das melhores universidades do mundo! Confira como estudar em Harvard, sua importância e mais informações!

Início » Blog IE Intercâmbio » Onde fica Harvard: Uma das melhores universidades dos EUA!

Sendo uma das melhores universidades, renomada e conhecida no mundo inteiro, saber onde fica Harvard é o sonho de todo estudante! 

E não é à toa, já que onde fica Harvard é formada por 12 unidades acadêmicas principais, onde diversas figuras importantes e famosas já se formaram por lá!

E para você entender mais sobre onde fica Harvard, criamos esse artigo com informações sobre sua localização, quando ela foi fundada, como estudar em Harvard e muito mais. Vamos lá? 


Afinal, onde fica Harvard?

Harvard fica localizada em Cambridge no estado de Massachusetts, do outro lado do Rio Charles, que separa a cidade de Boston

Essa região possui uma presença universitária bem forte, repleta de estudantes com outras universidades renomadas por perto, como a MIT, por exemplo. 

Inclusive, com a intenção de promover o ensino universal, Harvard criou junto ao MIT a plataforma de ensino conhecida como EDX.

Por fim, onde fica Harvard é repleto de estrangeiros, promovendo uma vida agitada e troca multicultural, uma vez que só em Harvard existem cerca de 23 mil alunos. 

Quando Harvard foi fundada?

Fundada em 1936, em Cambridge, Harvard é a mais conhecida e a mais antiga entre as universidades nos EUA.  

Mas, bem no seu início, ela era chamada de New College, ganhando seu famoso nome apenas 3 anos depois que foi fundada, homenageando um de seus primeiros benfeitores: John Harvard.

Sendo assim, hoje em dia Harvard é dividida entre mais de 3000 disciplinas ofertadas em 50 áreas de conhecimento, sendo os principais cursos na área de:

  • Ciências sociais;
  • Artes e Humanidades;
  • Ciências;
  • Engenharia e Ciências aplicadas.

Harvard e seus prêmios 

A quantidade de pessoas que receberam prêmios como Pulitzer, o Nobel, e Turing em Harvard, já mostra o nível da qualidade no ensino da universidade, não é mesmo?

Isso porque, já passaram mais de 150 agraciados com o Nobel, número que é maior que qualquer outra instituição no mundo inteiro!

Além disso, possui 48 agraciados pelo Pulitzer, que é voltado para jornalismo e literatura, 18 vencedores da medalha fields pelo destaque em matemática, e 14 pelo Turing.

Alunos renomados que já passaram por Harvard

Desde o início, Harvard possui mais de 371 mil diplomados, e dentre eles oito presidentes, além de intelectuais, líderes e celebridades como: 

  • Barack Obama, George W Bush e John Kennedy, ex-presidentes dos EUA;
  • Bill Gates, fundador da Microsoft;
  • Helen Keller, escritora e ativista, que se tornou a primeira pessoa cega e surda a concluir o ensino superior nos EUA;
  • Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, criadores do Facebook;
  • Al Gore, ex-vice-presidente e líder na área de sustentabilidade.

Além disso, de todos já formados, aproximadamente 59 mil são estrangeiros, e atualmente a universidade diz ter cerca de 5 mil estudantes vindos de 142 países.

Como estudar em Harvard?

Em primeiro lugar, Harvard emprega a política Need-blind, ou seja, faz com que o processo seletivo não leve em consideração a renda dos candidatos. 

E isso colabora para que apenas os melhores candidatos sejam aceitos, independente do poder de compra. Legal, né? 

Sendo assim, para quem quer saber como estudar em Harvard, é preciso entender que as admissões seguem o mesmo padrão de escolas estadunidenses, conhecida como “application”.

Com isso, os candidatos devem realizar testes como ACT e SAT, que são testes padronizados, e a proficiência em Inglês, como a TOEFL. 

Além disso, o estudante deve apresentar também textos de apresentação ao comitê de admissão e outros requisitos necessários de acordo com o curso escolhido.

Dito isso, o processo seletivo é concorrido, assim como em outras universidades nos EUA que fazem parte da Ivy League, como:

  • Universidade Brown;
  • Universidade Columbia;
  • Universidade Cornell;
  • Dartmouth College;
  • Princeton;
  • Universidade da Pensilvânia;
  • Yale University.

Conheça de pertinho onde fica Harvard com a IE

Bom, fazer intercâmbio nos Estados Unidos e estudar em Harvard, ou em qualquer uma das universidades renomadas por lá, é um verdadeiro sonho, daqueles que mudam a vida profissional e pessoal.

E agora que você já sabe mais sobre onde fica Harvard, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realizar de vez seu american dream.