Escrito por: Marcelo Melo

Como renovar passaporte? Passo a passo para solicitar um novo

Muita gente pergunta como renovar passaporte. Mas, primeiramente, é preciso esclarecer que não existe mais renovação de passaporte brasileiro.  Segundo …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como renovar passaporte? Passo a passo para solicitar um novo

Muita gente pergunta como renovar passaporte. Mas, primeiramente, é preciso esclarecer que não existe mais renovação de passaporte brasileiro

Segundo informações do site da Polícia Federal, quando o passaporte expira, ele se torna automaticamente inválido. Ou seja, você não poderá viajar para o exterior sem emitir novamente o documento.

Como renovar passaporte é uma questão ainda frequente entre os viajantes brasileiros, vamos mostrar neste artigo o passo a passo para emitir um novo, caso o seu tenha vencido.

Em primeiro lugar, se você quer estudar, trabalhar ou visitar países que não fazem parte do Mercosul, você precisa obrigatoriamente apresentar o passaporte.

Então, assim que decidir viajar para os países que exigem este documento, você precisa em primeiro lugar, checar a data de validade do seu passaporte.

E se ele expirou, você vai precisar fazer o mesmo processo de emissão da primeira vez. Confira abaixo a validade do passaporte de acordo com a idade:

  • 0 a 1 ano completo – validade de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 incompletos – validade de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 incompletos – validade de 3 anos
  • 3 anos completos a 4 incompletos – validade de 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos – validade de 5 anos
  • Acima de 18 anos completos – validade de 10 anos

É importante destacar que, se o seu passaporte estiver para vencer durante sua viagem, você pode solicitar um novo enquanto estiver viajando. Será necessário preencher um formulário no site do Ministério das Relações Exteriores.

Nesse caso você vai precisar imprimir e assinar o recibo, separar a foto original ao qual  enviou ao site e levar ao Consulado Brasileiro. Da mesma forma que você paga taxa aqui no Brasil, também terá que pagar por lá.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Como renovar passaporte aqui no Brasil

É o mesmo processo de quando você tira o primeiro passaporte. Ou seja, você vai precisar entrar no site da Polícia Federal, preencher o formulário, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), pagar o boleto, aguardar sua compensação e agendar local e horário para ir pessoalmente a PF.

Existem cidades que não têm posto da Polícia Federal. Se este for o seu caso, você vai precisar agendar na cidade mais próxima.

Na data agendada, é preciso chegar à PF com 15 minutos de antecedência e com todos os documentos solicitados em mãos. Inclusive a guia paga.

Atualmente, não é mais necessário levar uma foto. Agora ela é tirada na hora do atendimento.

Como renovar passaporte e quais os documentos necessários

Documento de identidade

Pode ser RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior ou identidades expedidas por comandos militares e órgãos públicos. E atenção: o documento deve ter menos de 10 anos de expedição e estar em bom estado.

Título de Eleitor e quitação de serviço militar

A consulta da situação eleitoral ou do serviço militar é feita online no momento do atendimento. Também é necessário levar o comprovante de que votou!

CPF

Se você for maior de idade, pode ser o seu. Se for menor, precisa ser do responsável legal.

Passaporte Anterior

Caso você não apresente o passaporte anterior, será cobrado o dobro da taxa. Ou seja, você vai ter que pagar a taxa de R$ 514,50.

Certificado de naturalização

Apenas para naturalizados.

Comprovante de pagamento

Atualmente, a taxa é de R$ 257,25 e pode ser paga em qualquer banco, lotéricas ou na internet mesmo.

Certidão de casamento

Apenas para quem tem teve alteração no nome por mudança do estado civil.

O prazo máximo para entrega será de 6 dias úteis e para retirar também é necessário ir pessoalmente a Polícia Federal.

Viu como renovar passaporte é a mesma coisa que emitir um novo? Agora que você já sabe, programe já sua viagem para o exterior com um dos especialistas da IE!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário