Escrito por: Marcelo Melo

Planejamento de viagem: veja principais etapas e apps.

Quando decidimos viajar, o planejamento de viagem deve ser feito com antecedência, paciência e sempre considerando as disponibilidade de tempo …

Início » Blog IE Intercâmbio » Planejamento de viagem: veja principais etapas e apps.

Quando decidimos viajar, o planejamento de viagem deve ser feito com antecedência, paciência e sempre considerando as disponibilidade de tempo e de recursos para a empreitada.

Dessa forma, o planejamento de viagem é uma etapa muito importante para que a jornada aconteça, de acordo com as suas expectativas.

O planejamento de viagem pode incluir uma série de etapas, que devem ser observadas com bastante atenção pelo viajante. Atualmente, inclusive, existem aplicativos especiais que ajudam a organizar viagens.

Entretanto, antes de apresentar alguns aplicativos disponíveis, vamos comentar sobre as principais etapas que compõem o planejamento de viagem.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Etapas do planejamento de viagem

Defina o tempo disponível e o período da viagem 

Antes de tudo, certifique-se do tempo que você tem disponível para viajar: uma semana, um mês, um ano. É recomendável, sempre que possível, organizar viagens nos períodos de baixa temporada e evitar férias e feriados.

Escolha o destino

Em seguida, depois de definir o período (data e duração) da viagem, é hora de decidir o destino. Utilize guias, sites, dicas de formadores de opinião e pessoas conhecidas para te ajudar a escolher o local.

Contudo, considere ainda as condições climáticas, os atrativos turísticos, a gastronomia, a cultura, costumes e legislação local, os aspectos geográficos, distância e o tempo para chegar, assim como o custo de vida local para turistas.

Verifique o orçamento disponível

Abra o cofrinho, e faça as contas de quanto você vai precisar e quanto você tem disponível para viajar. Considere levar dinheiro em espécie e cartões internacionais, sempre que possível, além de manter uma reserva de emergência para eventualidades.

Dessa forma, o ideal é que você já embarque com grande parte das (maiores) despesas pagas, como passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, entradas para atrações, dentre outras. Aí, o dinheiro disponível que sobra fica somente para a alimentação e diversão!

Confira a documentação necessária

Esta é uma etapa fundamental no planejamento de viagens para destinos internacionais, que requerem visto de entrada e permanência. Assim, convém verificar junto à embaixada ou consulados do destino no Brasil para confirmar a necessidade ou não do visto.

Além disso, alguns países exigem ainda o Certificado Internacional de Vacinação, uma declaração de bens, um atestado médico, um seguro saúde internacional, dentre outros documentos eventualmente solicitados.

Reserve e compre serviços turísticos

Confirme e compre o meio de transporte, a forma de hospedagem e os eventuais bilhetes de entrada para atrações concorridas, assim como a reserva naquele restaurante concorrido! É importante quando o destino é muito procurado, sobretudo, nas épocas de alta temporada.

A contratação de um guia local também pode auxiliar muito para otimizar o seu tempo no destino. Contrate um profissional com antecedência!

Arrume as malas e boa viagem!

Procure arrumar a sua bagagem de uma forma “light”, ou seja, levando o mínimo possível, para facilitar os deslocamentos e, principalmente, para deixar espaço suficiente para as lembrancinhas!

Apps para organizar viagens

Como comentado, atualmente há diversos aplicativos e sites que propõem orientar o viajante no planejamento de viagem. Com dicas, buscadores de voos, conversores de valores e medidas, clima, dentre outras informações. Vamos citar 5 dos mais comuns no mercado:

  • Around Me
  • Google Trips
  • Sygic Travel Maps
  • Trip Advisor
  • Triplt

Então, fale com a gente e veja as incríveis condições das várias opções de destinos para viagens de estudo e trabalho no exterior.

Em conclusão, a IE Intercâmbio dispõe de consultores especializados para te ajudar no planejamento de viagem, com toda economia e segurança. Clique aqui e boa viagem!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário