Morar fora - como se organizar para fazer um intercâmbio no exterior?

Morar fora – como se organizar para fazer um intercâmbio no exterior?

Se você parou aqui provavelmente tem o desejo de morar fora e até mesmo de viver a experiência de um intercâmbio. Hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre essa oportunidade que é tão rica e cheia de benefícios.

Em primeiro lugar, morar fora é um desafio para muitos, pois ficar longe da realidade de vida, da família e dos amigos foge de suas vontades. Porém, quem passa por essa experiência, volta para casa cheio de boas memórias, de muito aprendizado e, provavelmente, aberto a mais oportunidades.

Nesse sentido, morar fora é ultrapassar barreiras de medo, insegurança e ter coragem para inovar. Para se deliciar com um novo mundo e novas chances de aprendizado. 

Além do aperfeiçoamento do idioma, oportunidades de trabalho e de estudo também brilham os olhos de quem deseja fazer um intercâmbio para o exterior.

Com isso, para morar em outro país e fazer um programa educacional, você precisa de alguns cuidados com organização e planejamento de viagem. Desde financeiro à duração do intercâmbio, o que pode variar de acordo com seus objetivos.

Se isso realmente está na sua lista de desejos e você pretende realizar a curto prazo, comece a traçar suas preferências com o intercâmbio, para que sua experiência fora seja válida e esteja alinhada com seus interesses pessoais e profissionais.

Antes do checklist para você se organizar para fazer um intercâmbio, confira abaixo alguns benefícios de morar fora que listamos para você:

  • Aprender um novo idioma;
  • Aprender sobre autoridade e maturidade;
  • Adquirir experiência internacional;
  • Fomentar seu networking;
  • Contato com nova cultura;
  • Conhecer lugares com mais facilidade;
  • Experiência educacional no exterior;
  • Qualidade de vida;

 

Descubra o passo a passo de como você pode se organizar para morar fora fazendo um intercâmbio no exterior:

 

Trace seu objetivo

Algo que sempre recomendamos é que você saiba definir bem seus objetivos e preferências com a sua viagem para o exterior. Por isso, comece traçando o seu perfil de intercambista, que você é, o que faz, com o que trabalha, se estuda, etc.

Após isso, faça uma lista com o que você considera importante e necessário a você durante esse período morando fora. Isso vai te ajudar a definir melhor os próximos passos.

 

Defina suas condições de tempo e dinheiro

O ideal é que você tenha um planejamento financeiro antecipado, principalmente para não sofrer com imprevistos e estar despreparado. Além disso, as suas condições de tempo e dinheiro impactarão no seu tipo de programa e destino.

Por isso, comece a se planejar antes, principalmente em relação ao investimento que você deverá ter. Converse com pessoas que tenha vivido a mesma experiência, procure agência e identifique, dentro das suas possibilidades, o momento certo para realizar esse desejo.

 

Procure profissionais

É essencial que você tenha o auxílio de profissionais durante esse processo que é novo para você. Tirar todas as dúvidas que envolve um programa de intercâmbio com quem entende do assunto, faz toda a diferença.

Por isso, a IE conta com um time de especialistas capacitados, que te oferecem o melhor atendimento e estão dispostos a viver o seu sonho junto de você. Caso você queira recorrer a esse auxílio antes mesmo de estar com os outros pontos listados, não se preocupe.

 

Escolha seu destino

Finalmente o momento que você tanto esperou, a escolha do seu destino. Vale ressaltar que a modalidade de programa que você escolher vai impactar nas suas opções de lugares para morar.

Por isso, é tão importante que você já chegue nesse momento com seus objetivos traçados, para que a escolha do país de seu interesse seja a mais fiel possível. Você vai passar uma temporada morando fora, então capriche na escolha, ok?

 

Providencie documentos

Chegada a hora de providenciar seus documentos. Se você já tiver passaporte, verifique a validade do mesmo. Caso ainda não tenha, providencie com antecipação para evitar atrasos durante esse processo.

Já falamos um pouco sobre o procedimento de retirada do passaporte aqui no blog, mas você deve ficar atento também às outras solicitações necessárias para concluir mais uma etapa do andamento.

 

Existem muitas opções de programa e de destino esperando por você aqui na IE, certo? Sendo assim, comece a se organizar para morar fora e viver a experiência tão única que é fazer um intercâmbio no exterior e voltar para o Brasil cheio de boas novas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *