Escrito por: Marcelo Melo

Quem pode fazer intercâmbio? Descubra tudo sobre esse programa!

Descubra neste artigo, quem pode fazer intercâmbio, descubra quais são os tipos de intercâmbio disponíveis e como funciona cada um deles.

Início » Blog IE Intercâmbio » Quem pode fazer intercâmbio? Descubra tudo sobre esse programa!

Muitas pessoas têm ou já tiveram o sonho de realizar um intercâmbio, mas nem todas sabem se podem de fato realizá-lo. E aí vem a pergunta: quem pode fazer intercâmbio? 

Quem pode fazer intercâmbio? A resposta é: todos que desejarem! Isso mesmo, você não leu errado. Existem programas de intercâmbio para todas as pessoas, idades e classes!

Para você que se pergunta quem pode fazer intercâmbio, preparamos este artigo com os diferentes tipos de intercâmbio para você decidir qual modalidade combina mais com você. Vamos lá?


Afinal, quem pode fazer intercâmbio? 


A resposta é simples e direta: qualquer pessoa pode fazer intercâmbio! Como vimos mais acima, existem programas para diversos tipos de idades, até mesmo para pessoas mais velhas.

E por isso, listamos abaixo os principais tipos de intercâmbio que podem ser feitos por pessoas com diversas idades, fluência e disponibilidade de tempo: 

  • Intercâmbio de estudo;
  • Intercâmbio de trabalho;
  • Intercâmbio de estudo e trabalho;
  • Au pair;
  • High School.

Intercâmbio de estudo

Essa modalidade existe para a aprendizagem ou aperfeiçoamento de um idioma, as cargas horárias podem variar de 15 horas até 40 horas por semana. 

Promovendo a vivência em uma nova cultura, esse tipo de intercâmbio não possui restrição de idade ou fluência no idioma escolhido. Ou seja, quem pode fazer intercâmbio nesse caso? A resposta é: qualquer pessoa e de qualquer idade!

Além disso, os cursos podem ser combinados com aulas de interesses específicos como empreendedorismo, negócios, fotografia, história da arte e muitos outros! 

Intercâmbio de trabalho

Conhecido como Work Experience IE, essa modalidade permite que você trabalhe remuneradamente em alguns empregadores como estações de esqui, resorts, restaurantes, parques aquáticos e hotéis.

Esse programa tem a duração de 2 a 4 meses e acontece normalmente nas férias de novembro a março.

Como essa modalidade envolve trabalho, o Work Experience é voltado para pessoas que possuem idade entre 18 e 29 anos.

Intercâmbio de estudo e trabalho

Esse intercâmbio combina o curso de inglês com a possibilidade de emprego remunerado legalmente no país. 

Essa opção é para aqueles que já possuem um determinado nível de proficiência no inglês, para aperfeiçoá-lo e ficar cada vez mais imersos na cultura do país.

Além disso, em alguns países como Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, estudantes universitários também podem ter permissão para trabalhar enquanto estudam.

Au pair

Esse programa é voltado para mulheres de 18 a 26 anos que desejam morar e trabalhar nos Estados Unidos. O programa tem a duração mínima de 12 meses.

Nele, você ficará hospedada na casa de uma família e cuidará das crianças, acompanhando suas atividades diárias como banho, ajuda com a rotina de alimentação, levar na escola e entre outras atividades.

Essa é uma ótima modalidade para realmente entrar na vida americana, com culturas, costumes, rotina, afazeres e estilo de vida. 

High School

Esse intercâmbio é o preferido dos adolescentes entre 15 e 18 anos que desejam estudar no exterior, possuindo a duração mínima de um semestre letivo do ensino médio. 

Ele oferece duas opções de acomodação: casas de família e residências estudantis, a escolha fica a critério do aluno. 

O High School une a prática do idioma em situações do dia a dia, o desenvolvimento de autonomia e a responsabilidade de quem a escolhe.

Descubra tudo sobre intercâmbio com a IE

E aí, depois de ter conhecido os tipos de intercâmbio sua pergunta de quem pode fazer intercâmbio foi devidamente respondida? 

Agora que você sabe quem pode fazer intercâmbio, entre em contato com a gente para conhecer mais sobre nossos programas de intercâmbio e escolher o destino que mais combina com você!