Tipos de acomodação no intercâmbio: veja incríveis opções!

Tipos de acomodação no intercâmbio – Incríveis opções!

Um dos itens mais importantes na elaboração de um programa para estudar no exterior é a forma de hospedagem no destino, ou seja, a escolha entre os tipos de acomodação disponíveis.

 

Isto porque, ao definir dentre os tipos de acomodação disponíveis, o estudante deve entender que esta será a sua casa durante o período do curso, então, precisa estar de acordo com o seu perfil, os seus objetivos e o seu bolso!

 

Assim, a correta decisão dos tipos de acomodação é fundamental para o sucesso do programa de intercâmbio. Portanto, conheça as opções e entenda como funciona cada uma delas.

 

A princípio, os tipos de acomodação utilizados nos intercâmbios para estudar fora são 3, e oferecem serviços, experiência e custos diferenciados. São eles:

 

Tipos de acomodação no intercâmbio

 

  • Casa de Família
  • Residência Estudantil
  • Apartamento Compartilhado

 

Casa de Família

 

Este tipo de acomodação no exterior é muito comum nos programas de intercâmbio. Bem seguras, são a única forma permitida para estudantes menores de idade e ideais para aqueles que estão na sua primeira viagem ao exterior.

 

Contudo, também pode ser utilizada por intercambistas adultos que desejam vivenciar uma estadia mais interativa e próxima da comunidade local.

 

Esta forma de hospedagem garante maior interação com a população e a cultura estrangeira, através da vivência cotidiana dos costumes locais. Além disso, a estadia em uma casa de família proporciona maior apoio ao estudante que está longe de casa.

 

Geralmente, as famílias são compostas por casal com ou sem filhos, pessoas solteiras e viúvas que recebem estudantes em suas casas. Incluem um quarto individual, banheiro e alimentação. 

 

Assim, mais do que acelerar o aprendizado da língua pelo uso constante, o convívio com uma família local trará muito crescimento pessoal e oportunidades de ampliar o seu networking internacional.

 

Definitivamente, a troca de experiências culturais é intensa na vivência de situações habituais de uma família. Como provar a gastronomia local e participar de eventos e datas comemorativas daquela cultura.

 

Antes de tudo, a escolha da Casa de Família é feita pela agência de intercâmbio, que coloca o estudante em contato com a família por telefone, antes do embarque, para “quebrar o gelo” e criar um vínculo entre eles.

 

Dessa maneira, uma vez no destino, caso o estudante não se adapte ao novo ambiente, ele pode solicitar a troca por outra casa de família.

Residência Estudantil

Dentre os tipos de acomodação disponíveis, a Residência Estudantil oferece maior autonomia, responsabilidade e flexibilidade para os estudantes maiores de idade.  

É tipicamente direcionada para estudantes com perfil mais independente, que têm facilidade em conviver com outras pessoas. Bem como, não se importam em dividir quarto e/ou banheiro com outros estudantes. 

As acomodações são divididas por sexo e as refeições não estão inclusas. Porém, a cozinha é totalmente equipada, assim você pode preparar a sua refeição. 

Por fim, tem uma ótima relação custo-benefício e proporciona a interação com pessoas do mundo todo. E, geralmente, ainda ficam mais próximas da escola.

 

Apartamento Compartilhado

Esta forma de acomodação pode ser um flat, um estúdio ou apartamento que é compartilhado com mais pessoas, de várias nacionalidades, de preferência.

É uma forma bem independente de se hospedar durante o intercâmbio e requer bastante responsabilidade do intercambista em cumprir com as obrigações divididas entre os demais ocupantes.

Como por exemplo, o pagamento de contas de utilidades (aluguel, água, luz, gás, internet etc.), a limpeza e arrumação do apartamento, fazer compras, preparar comida, dentre outras.

Nesse sentido, é muito importante que os ocupantes do apartamento compartilhem ainda dos mesmos objetivos quanto ao aprendizado do idioma, para não interferir no progresso dos estudos do grupo.

E é curtiu?! Mande uma mensagem para nosso consultor e saiba todos os detalhes adicionais e como contratar, dentre os tipos de acomodação disponíveis, aquela que mais combina com você!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email