Escrito por: Marcelo Melo

Moeda na Inglaterra: Conheça mais sobre a moeda do Reino Unido!

Quer saber tudo sobre a moeda na Inglaterra? Confira nesse artigo como é a moeda na Inglaterra, sua história, curiosidades e muito mais!

Início » Blog IE Intercâmbio » Moeda na Inglaterra: Conheça mais sobre a moeda do Reino Unido!

Conhecida como a Libra esterlina, a moeda mais antiga no mundo ainda em utilização, a moeda na Inglaterra é adotada por todos os países do Reino Unido!

Além disso, a moeda na Inglaterra é usada também em territórios ultramarinos britânicos, como Geórgia do Sul, Santa Helena e Malvinas.

E para você conhecer mais sobre a moeda na Inglaterra, criamos este artigo com informações sobre a história, curiosidades e muito mais! Vamos lá?

Moeda na Inglaterra: Qual a sua história?

Chamada por muitos de “British Pound”, “Pound Sterling”, ou até mesmo de “Pound”, é uma das moedas mais antigas do mundo ainda em circulação.

Segundo o Corporate Finance Institute (CFI), sua aparição pela primeira vez foi em meados de 1489, durante o reinado de Henrique VII.

Contudo, apenas em 1694 começou a rodar oficialmente como cédula no Reino Unido. E foi nesse mesmo ano que o Banco da Inglaterra se estabeleceu.

Sendo assim, remota ao império romano, o nome da moeda vem da expressão “libra pondo” que significa “equilíbrio de peso” no latim.

Por muito tempo, não era só o nome que fazia referência à Roma antiga, pois diferente das demais moedas, a moeda era dividida em 240 unidades até meados de 1970.

Além disso, por lá nunca circulou o Euro, por mais que o país tenha feito parte da União Europeia por mais de 40 anos, tendo deixado de fazer parte oficialmente em 2020.

E os motivos para isso são vários, incluindo:

  • Cultura;
  • Economia;
  • Autonomia.

Porque a libra esterlina é tão valorizada?

Primeiramente, a moeda na Inglaterra usou o padrão ouro como lastro até meados da Primeira Guerra Mundial. Isso quer dizer que a moeda era baseada na quantidade de reservas de ouro.

E nesse período Londres era considerado o principal centro financeiro mundial e, por consequência, a libra esterlina era a que tinha mais força no mundo.

Sendo assim, hoje, o que explica sua valorização é a força do Reino Unido como um todo na economia mundial mesmo anos depois! 

Por confiarem tanto nessa moeda, os investidores elaboram muitos contratos de nível mundial, cotados em Libras.

Além disso, a moeda na Inglaterra é dividida em:

  • Cédulas de 5, 10, 20 e 50, todas com a figura da rainha Elizabeth II;
  • Moedas em 1 penny, 2 pence, 5 pence, 10 pence, 20 pence, £1, £2.

Estude inglês no Reino Unido com a IE!

6 Curiosidades sobre a moeda na Inglaterra!

Remetendo a sua força como símbolo da monarquia mais famosa do planeta, a moeda na Inglaterra é cheia de curiosidades. E algumas delas são:

  1. A primeira pessoa da realeza retratada em uma moeda foi o ex-primeiro-ministro Winston Churchill;
  2. Foi assinada a mão até o final do século XIX;
  3. A Rainha aparece em todas as cédulas de libra, porém apenas na frente;
  4. O verso das cédulas possui figuras como Adam Smith, Winston Churchill, Charles Darwin e Matthew Boulton;
  5. Juntando uma moeda de cada valor, é possível montar o brasão Inglês;
  6. A única moeda que o brasão aparece completamente é na £1.

Onde trocar real por libra esterlina? 

Para quem pretende fazer intercâmbio na Inglaterra, ter lugares confiáveis para troca de dinheiro é muito importante, não é mesmo?

Sendo assim, casas de câmbio, agências de turismo e bancárias são as mais indicadas. Mas vale a pena estar sempre atento às cotações do dia, e as taxas que cada local cobra.

Além disso, antes de fazer a troca, é importante lembrar que uma libra esterlina vale R$7,51 (18 de Janeiro de 2022).

Além do mais, caso possua cartão internacional, confirme o desbloqueio antes de viajar, pois, dessa forma será possível fazer saques em libras com seu cartão diretamente nos caixas. 

Descubra mais sobre a moeda na Inglaterra com a IE

Ter a oportunidade de estudar na Inglaterra para aprimorar ou aprender inglês, e entender mais sobre a moeda local é ótimo, né? 

Então vem conhecer de pertinho a moeda na Inglaterra com a IE! Entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e conhecer o Reino Unido!