Escrito por: Marcelo Melo

Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

A decisão e o planejamento de um intercâmbio no exterior envolve a análise de uma série de fatores e pré-requisitos, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

A decisão e o planejamento de um intercâmbio no exterior envolve a análise de uma série de fatores e pré-requisitos, entre eles estar em dia com a vacina de febre amarela.

Por isso, nosso assunto hoje é sobre os países que exigem a vacina de febre amarela para os estudantes brasileiros que vão estudar fora do país.

Nesse sentido, os países que exigem vacina para febre amarela são cerca de 127, atualmente e estão em vários continentes.

A grande parte dos países que exigem vacina de febre amarela fica na África e na Ásia, entretanto, há também muitos destinos vizinhos e lugares bem populares entre os estudantes brasileiros que exigem a vacina obrigatória contra febre amarela.

Assim, mesmo que o sonho de muitos seja conhecer novos lugares no exterior, antes de realizar esse desejo, é importante estar atento às medidas preventivas que possam ser exigidas, como a vacina obrigatória contra a febre amarela.

Então, se liga nessa e vem com a gente neste artigo incrível! Um guia onde você vai aprender tudo sobre mais sobre a importância da vacina para viajar, como se preparar e ainda, desvendar todos os países que exigem vacina de febre amarela.

Mas o que é a febre amarela?

Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus principais sintomas iniciais são:

  • Fraqueza e fadiga
  • Náusea e vômito
  • Início súbito de febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Dores nas costas e no corpo em geral
  • Calafrios

Quando começou a vacinação contra a febre amarela no Brasil?

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, que é quem produz a vacina para febre amarela no Brasil, a vacinação começou em 1937.

Atualmente, é uma vacina obrigatória para todos os brasileiros a partir dos 9 meses de idade e, de acordo com o portal da ANVISA, a dose é única e imuniza a pessoa por toda a vida.

Entretanto, como é uma doença transmitida principalmente por mosquitos, ainda não está erradicada em todos os lugares, e é por esta razão que precisamos tomar o imunizante se pretendemos viajar para os países que exigem vacina de febre amarela.

Preciso tomar a vacina para viajar?

Sim! E a vacina para viajar deve ser tomada em até 10 dias antes do embarque.

A medida é um protocolo de segurança estabelecido por alguns países para evitar a proliferação da doença e mais contágios de doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Assim, quando há a chegada de turistas estrangeiros provenientes de destinos onde a doença possui um histórico, exige-se a apresentação de um documento que valide a vacinação prévia, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

E mesmo as pessoas que estão viajando para destinos onde a vacinação não é exigida, mas fazem escala/conexão em países que exigem a vacina de febre amarela, devem apresentar o
Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Logo, a não apresentação do Certificado Internacional de Vacinação nos países que exigem vacina de febre amarela, pode impedir o desembarque de um cidadão brasileiro em algumas terras estrangeiras.

Sendo assim, durante a etapa de planejamento do intercâmbio, é necessário conferir se o destino que você está pensando em viajar, seja para intercâmbio ou turismo está na listagem que apresentaremos mais abaixo, certo?

E não deixe para verificar em cima da hora, esteja atento aos demais documentos necessários também, como validade do passaporte, visto de entrada, seguro de saúde internacional, dentre outros.

Mas olha, a equipe de especialistas da IE Intercâmbio está sempre atenta a todos os detalhes e pode te orientar direitinho em toda a documentação necessária de acordo com o seu programa de intercâmbio.

Agende um bate papo com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP): como obter?

Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um comprovante, com validade internacional, que atesta que o seu portador foi imunizado com a vacina obrigatória contra a
febre amarela

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação, o viajante deve tomar a vacina obrigatória nos postos de saúde públicos ou privados.

Com o comprovante de vacinação em mãos, deve-se procurar um dos Centros de Saúde do Viajante da Anvisa, localizados nos portos, aeroportos e fronteiras.

O CIVP também pode ser emitido em algumas Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como postos de saúde, clínicas e hospitais públicos e particulares, desde que sejam credenciados para esta finalidade.

E na carteira de vacinação deve constar a unidade de saúde onde foi aplicada a vacina e a identificação de quem aplicou a vacina obrigatória.

Como a emissão do CIVP é realizada presencialmente, para não perder tempo, é conveniente fazer agendamento prévio ou verificação de datas e horários.

Quais são os documentos necessários para obter o CIVP?

Para solicitar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, você precisa apresentar o seu cartão de vacina e os documentos pessoais, como por exemplo:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Passaporte válido
  • Carteira de Motorista válida (CNH)
  • Carteira de Trabalho (CTPS), dentre outros

Menores de 18 anos podem apresentar a certidão de nascimento. Neste caso, os pais podem requerer o CIVP e assinar pelo estudante menor que não precisa comparecer.

Confira agora, a lista completíssima, segundo a Anvisa, dos países que exigem vacina de febre amarela!

Lista completa dos países que exigem vacina de febre amarela

Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

A

  1. Afeganistão
  2. África do Sul
  3. Albânia
  4. Angola
  5. Argélia
  6. Antígua e Bernuda
  7. Arábia Saudita
  8. Aruba
  9. Austrália

B

  1. Bahamas
  2. Bahrein
  3. Bangladesh
  4. Barbados
  5. Belize
  6. Benin
  7. Bolivia
  8. Bonaire
  9. Botsuana
  10. Brunei
  11. Burkina Faso
  12. Burundi

C

  1. Cabo Verde
  2. Camboja
  3. Camarões
  4. Cazaquistão
  5. Chade
  6. China
  7. Colombia
  8. Congo
  9. Costa Rica
  10. Costa do Marfim
  11. Cuba
  12. Curaçao
  13. Coréia do Norte

D

  1. Dominica

E

  1. Egito
  2. Emirados Árabes Unidos
  3. Equador
  4. El Salvador
  5. Eritreia
  6. Etiópia

F

  1. Filipinas

G

  1. Gabão
  2. Gâmbia
  3. Gana
  4. Granada
  5. Guadalupe
  6. Guatemala
  7. Guiana
  8. Guiana Francesa
  9. Guiné
  10. Guiné-Bissau
  11. Guiné-Equatorial

H

  1. Haiti
  2. Honduras

I

  1. Ilhas Christmas
  2. Ilha de São Martinho
  3. Ilhas Fiji
  4. Ilhas Pitcairn
  5. Ilhas Salomão
  6. Índia
  7. Indonésia
  8. Irã
  9. Iraque

J

  1. Jamaica
  2. Jordânia

K

  1. Kiribati

L

  1. Libéria
  2. Líbia

M

  1. Madagascar
  2. Malawi
  3. Malásia
  4. Maldivas
  5. Mali
  6. Malta
  7. Martinica
  8. Mauritânia
  9. Mayotte
  10. Montserrat
  11. Moçambique
  12. Mianmar

N

  1. Namibia
  2. Nepal
  3. Nicarágua
  4. Níger
  5. Nigéria
  6. Niue
  7. Nova Caledônia

O

  1. Omã

P

  1. Panamá
  2. Paquistão
  3. Papua Nova Guiné
  4. Paraguai
  5. Polinésia Francesa

Q

  1. Quênia

R

  1. República Central Africana
  2. República Democrática do Congo
  3. República Dominicana
  4. Ruanda

S

  1. Samoa
  2. Santa Helena
  3. Santa Lúcia
  4. Santo Eustáquio
  5. São Bartolomeu
  6. São Cristóvão e Néris
  7. São Martinho
  8. São Vicente e Granadinas
  9. São Tomé e Príncipe
  10. Senegal
  11. Serra Leoa
  12. Seychelles
  13. Singapura
  14. Somália
  15. Sri Lanka
  16. Suazilândia
  17. Sudão
  18. Sudão do Sul
  19. Suriname

T

  1. Tailândia
  2. Togo
  3. Trindade e Tobago

U

  1. Uganda

V

  1. Venezuela
  2. Vietnã

W

  1. Wallis e Futuna

Z

  1. Zâmbia
  2. Zimbábue

Estes são os países que exigem vacina de febre amarela, até agosto de 2020, segundo a lista da Anvisa. Contudo, essas regras podem mudar com o passar do tempo, então é sempre bom checar a informação mais atualizada com a Anvisa.

Ou seja, se você está planejando viajar para estudar, trabalhar ou à lazer para algum desses destinos, já sabe né?!

Procure um posto de saúde e tome a vacina de febre amarela. E atenção aqui! Lembre-se que a vacina precisa ser tomada em até 10 dias antes da viagem.

Mas se já tomou a vacina há algum tempo, basta solicitar o seu Certificado Internacional de Vacinação e levar com você na viagem.

E cuide bem do seu Certificado Internacional de Vacinação! Como o passaporte, é um documento imprescindível para entrar nos países que exigem vacina de febre amarela!

 

Mas, e se eu perder o Certificado Internacional de Vacinação?

Países que exigem vacina de febre amarela: GUIA COMPLETO!

Caso você perca o seu Certificado Internacional de Vacinação, vá até a unidade de saúde onde tomou a vacina e solicite a segunda via do documento.

Igualmente, pode procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa para emitir uma nova via do certificado, de forma gratuita.

Em conclusão, neste artigo você aprendeu bastante sobre a febre amarela e a necessidade de tomar a vacina para viajar. Entendeu quem precisa tomar a vacina obrigatória, a importância do Cartão Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e como obter o seu.

Além disso, conheceu os países que exigem vacina de febre amarela, para onde é necessário tomar vacina para viajar.

Sabemos que o planejamento e a preparação do programa de intercâmbio no exterior envolve uma série de procedimentos e documentos para serem providenciados, então, não deixe para o final.

Então, se você está pensando em fazer um intercâmbio para um dos países que exigem vacina de febre amarela, procure tomar a sua vacina logo e entre em contato com a gente para conferir as melhores condições de intercâmbio para o exterior!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário