Escrito por: Marcelo Melo

Melhor lugar para fazer intercâmbio: escolha o seu!

Se você pensa em estudar fora, provavelmente já tirou um tempinho para procurar onde fazer intercâmbio no exterior. Por isso, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Melhor lugar para fazer intercâmbio: escolha o seu!

Se você pensa em estudar fora, provavelmente já tirou um tempinho para procurar onde fazer intercâmbio no exterior. Por isso, hoje vamos falar sobre o melhor lugar para fazer intercâmbio, para te guiar um pouco nesse processo.

Com certeza, há muitos lugares para estudar incríveis, realmente de tirar o fôlego de qualquer um e, convenhamos, sabemos que escolher o melhor lugar para fazer intercâmbio não é uma tarefa nada fácil!

Nesse sentido, o melhor lugar para fazer intercâmbio é aquele que melhor se adequa ao seu perfil, às suas preferências e aos seus objetivos para esse tipo de viagem.

Por isso, antes de tudo, é preciso conseguir identificar o tipo de programa ideal para você. E esta pode ser uma escolha mais complexa, devido às várias modalidades de intercâmbio disponíveis atualmente.

Mas além de falar sobre os vários tipos de programas e lugares para estudar, vamos te orientar por onde você pode começar a decidir pelo melhor lugar para fazer intercâmbio.

A primeira coisa é que não há melhor lugar do mundo! Tudo depende!

Dessa forma, a verdade mesmo é que não existe um melhor lugar para fazer intercâmbio, isso vai depender de muitos fatores, principalmente daqueles relacionados aos seus objetivos, aos tipos de intercâmbio e à duração do programa.

O melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com seus objetivos

O melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com seus objetivos

O melhor lugar para fazer intercâmbio é aquele que atenda às suas expectativas em relação ao seu objetivo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

Ou seja, depende se você quer aprender um novo idioma, se aperfeiçoar profissionalmente em um curso profissionalizante, cursar high school, graduação ou pós-graduação internacional, trabalhar ou simplesmente curtir muito as férias e praticar uma língua estrangeira.

Além disso, você pode escolher ainda modalidades de intercâmbio em grupo, em casal ou individual, que é a forma mais popular.

Dessa forma, vale lembrar que os lugares onde fazer intercâmbio que apresentaremos neste artigo contemplam uma diversidade de modalidades de intercâmbio que vão satisfazer você a partir da sua demanda, seja ela qual for.

O melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com os tipos de programas

or lugar para fazer intercâmbio de acordo com os tipos de programas

Dependendo do seu objetivo, o melhor lugar para fazer intercâmbio pode variar pois, de acordo com as regras e a cultura do país de destino, as possibilidades podem ser diferentes.

Por exemplo, na IE, atualmente, o programa de Estudo e Trabalho é disponibilizado somente em alguns países, como Austrália, Canadá, Emirados Árabes, Irlanda, Malta e Nova Zelândia.

Os programas Au Pair e Work Experience, por exemplo, acontecem nos Estados Unidos. Já a modalidade de intercâmbio com High School acontece na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Os demais tipos de programas de intercâmbio também ocorrem em países específicos, de acordo com a regulamentação local.

Veja abaixo outros tipos de programas oferecidos pela IE e os lugares onde são disponibilizados, para te ajudar a escolher o seu melhor lugar para fazer intercâmbio.

  • Férias Teen – Canadá, Estados Unidos, Inglaterra
  • Universidade – Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda
  • Trip Experience – Vários destinos
  • Trabalho Voluntário – África do Sul

O melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com a duração do programa

O melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com a duração do programa

Antes de mais nada, você precisa conhecer a sua disponibilidade de tempo para investir em um intercâmbio no exterior. Olhe a sua agenda e separe um tempo para a sua viagem para o exterior!

Atualmente, são disponibilizados programas com duração mínima de 2 semanas, como Curso de Idiomas e Trabalho Voluntário, por exemplo. Ou mais longos, como as modalidades de Au Pair (12 meses) e Universidade (3 a 5 anos, dependendo do curso).

Muita gente gosta de aproveitar o período de férias para fazer um intercâmbio de diversão, aperfeiçoamento profissionalizante ou de idiomas! Que tal?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os fatores que devem ser considerados no momento de escolher o melhor lugar para fazer intercâmbio, confira abaixo os destinos mais procurados para ser o seu melhor lugar para fazer intercâmbio:

Destinos populares para intercâmbio

Como você viu acima, a escolha do destino é muito subjetiva. Mas selecionamos alguns países a seguir, que costumam fazer a cabeça dos brasileiros. Vamos lá?

  • Austrália
  • Irlanda
  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Nova Zelândia

Austrália

Antes de mais nada, a Austrália é um dos lugares onde fazer intercâmbio mais procurados por quem deseja estudar ou trabalhar no exterior, que atrai por suas belezas naturais, ensino de qualidade, universidades renomadas e um clima bastante agradável, parecido com o do Brasil.

Além disso, é um país muito desenvolvido e com excelente infraestrutura, possui uma economia bastante forte e oferece alto padrão de qualidade de vida aos seus habitantes e visitantes.

De fato, o povo australiano é muito educado e super receptivo a estrangeiros! Adora receber estudantes brasileiro e conversar sobre o café, paixão comum nos dois países!

Na verdade, a população da Austrália é multicultural, sendo constituída por europeus, asiáticos e índios na sua maioria, provenientes dos diversos programas de incentivo a imigração, frequentemente promovidos pelo governo australiano.

Outra característica da cultura australiana que chama a atenção é o profundo respeito pela natureza que é demonstrado nas diversas atividades ao ar livre que as pessoas realizam no país, como prática de esportes, shows e usufruto do tempo livre.

Só para você ter uma ideia, a capital do país, que é Camberra e não Sydney, tem o apelido de bush city, ou cidade-arbusto, de tantas áreas verdes que ela dispõe.

Dessa forma, o destino que está na Oceania, serve de boa casa e um dos melhores lugares para estudar para muitos estrangeiros que chegam ao país.

Isto porque oferta modalidades diversas como Curso de Idioma, Estudo e Trabalho e High School, atraindo pessoas de diferentes faixas-etárias.

Irlanda

A alegria que permeia os tantos restaurantes, pubs e baladas da Ilha da Esmeralda conta uma história cheia de superstições e histórias sobre duendes e fadas, que atrai muitos turistas de diversos lugares para estudar na Irlanda.

É um país bem desenvolvido na área da Tecnologia da Informação e estrategicamente localizado no noroeste da Europa, vizinha ao Reino Unido; o que facilita as viagens pelo continente europeu.

Igualmente a Austrália, a Irlanda é um dos lugares onde fazer intercâmbio que oferece qualidade de vida diferenciada para seus habitantes e visitantes.

Com infraestrutura completa e eficiente, possui um dos maiores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.

Da mesma forma, o povo é bastante alegre e hospitaleiro a visitantes de outros países. Conta com uma natureza que oferece paisagens exuberantes, sendo inclusive, cenário natural para diversos filmes do cinema, como Coração Valente e Star Wars: The Force Awakens.

Porém, ainda assim, é um destino de baixo custo tanto para quem deseja apenas turistar e curtir as delícias do país ou mesmo para quem deseja estudar e até estudar e trabalhar no país.

Isto porque a Irlanda é um dos lugares para estudar que permitem que o intercambista estrangeiro trabalhe, desde que esteja matriculado em uma escola de idiomas autorizada pelo governo, além de outros requisitos.

Em suma, a Irlanda desponta como uma das opções mais populares onde fazer intercâmbio no exterior. Em relação aos programas, na Irlanda você tem a opção de fazer um Curso de Idioma, Estudo e Trabalho e Universidade.

Estados Unidos

Estados Unidos

Sem dúvida, dentre todos os lugares para estudar no exterior, os Estados Unidos é referência mundial em qualidade de ensino, desenvolvimento e tecnologia, solidez de instituições,  liberdade de expressão e oportunidades de crescimento profissional.

Com cerca de 330 milhões de habitantes, é um dos países mais populosos e considerado uma das maiores potências do mundo.

É sede de muitas das maiores empresas do planeta  e, além disso, hospeda ainda a maioria das universidades mais conceituadas do mundo.

Desta forma, oferece inúmeras opções de oportunidades para quem deseja estudar ou trabalhar no país temporariamente, de forma segura e legal.

Seus 50 estados oferecem inúmeros lugares para estudar, com paisagens e clima diversificados, onde você encontra neve, praias, montanhas, desertos, lagos, florestas, muito calor, mas também bastante frio!

Miami, Orlando, Nova Iorque, Los Angeles, San Francisco, San Diego, Chicago, Boston e Fort Lauderdale são apenas algumas das cidades mais populares onde fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.

Definitivamente, os Estados Unidos podem oferecer atrativos de variados tipos, que vão fazer a cabeça dos estudantes estrangeiros e possibilitar uma vivência internacional única e enriquecedora.

Curso de Idioma, Universidade, High School, Au Pair, Work Experience IE, Férias Teen são modalidades que recebem estudantes anualmente para vivenciar a cultura e o estilo de vida americano. Logo, o país oferece oportunidades para todas as idades.

Canadá

Canadá

De antemão, a multiculturalidade desse destino chama atenção. Além disso, a educação e a receptividade da população canadense é de dar gosto!

Os canadenses adoram receber estudantes que, na verdade, compõem boa parte das populações de inúmeras cidades no país. Suas instituições de ensino possuem relevância internacional e disponibilizam excelente infraestrutura.

Considerado o melhor país no quesito qualidade de vida e segurança, é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Esse é quase um queridinho dos brasileiros quando o assunto é passar uma temporada fora, principalmente pela educação e simpatia do povo.

Além disso, é um dos lugares para estudar onde o custo benefício é ótimo, pois apesar de disponibilizar infraestrutura básica total e de excelente qualidade para a sua população, sua moeda (Dólar Canadense) é mais barata do que o Dólar Americano.

Por isso, é um dos lugares para estudar onde fazer intercâmbio acaba ficando mais em conta do que fazer em outros destinos da América do Norte ou da Europa, por exemplo.

Conta ainda com paisagens naturais exuberantes e preservadas, um clima temperado diversificado, que apresenta lugares para estudar com bastante frio e outros com clima mais ameno.

Montanhas, florestas, lagos e lagoas compõem a paisagem natural de tirar o fôlego, complementada por inúmeros atrativos culturais e atividades, para você aproveitar ao máximo o seu tempo no Canadá.

  • Museus
  • Parques
  • Aquário
  • Atividades ao ar livre
  • Parques temáticos
  • Snowboard e esqui

Já em relação às modalidades de intercâmbio, você encontra sensacionais opções de programas como: Curso de Idioma, Estudo e Trabalho, Férias Teen, High School e Universidade.

Nova Zelândia

Para os amantes dos esportes radicais esse é um destino certeiro, o melhor lugar do mundo! A Nova Zelândia é conhecida por sua tradicional cultura Maiori, além de ser um país economicamente equilibrado, bem desenvolvido e muito pacífico.

Diversos estudantes brasileiros escolhem esse destino, dentre vários lugares para estudar,  pelas possibilidades que ele pode oferecer para uma estadia segura, divertida e muito enriquecedora.

Sem dúvida, fazer um intercâmbio na Nova Zelândia é uma experiência única de vivenciar atrações culturais e naturais em um ambiente muito hospitaleiro e convidativo, com beleza natural exuberante.

É um arquipélago composto basicamente de duas ilhas: do Norte e do Sul, com características distintas, mas que compõem as singularidades deste país encantador, muitas vezes chamado de o melhor lugar do mundo!

A Nova Zelândia fica localizada a sudeste da Austrália e possui clima ameno, exceto no seu extremo sul, onde as temperaturas são bem mais baixas. Entretanto, hipismo, bungee jump, viagens pela Oceania e atividades ao ar livre compõem o cenário rico em diversidade.

Assim, nesse destino você encontra opções que envolvem Curso de Idioma, Estudo e Trabalho e High School.

Em síntese, da mesma forma que não existe o melhor lugar do mundo, também não existe o melhor lugar para fazer intercâmbio!

Contudo, há aquele programa que mais se adequa a você. Trace seus objetivos, preferências e perfil de intercambista antes de fazer qualquer escolha por um dos lugares para estudar no exterior.

Antes de mais nada, organize suas vontades e ideias e comece a planejar a viagem que pode mudar a sua vida. Sendo assim, mesmo que você não possa embarcar agora, um planejamento faz toda diferença, seja ele financeiro ou de tempo.

Conte com a nossa equipe de consultores para te orientar no passo a passo do planejamento do seu programa de intercâmbio mais adequado ao seu perfil e na escolha do destino ideal, o seu melhor lugar para fazer intercâmbio!

Não esqueça que outros lugares para fazer intercâmbio estão disponíveis também, mas seguindo nossas dicas garantimos que você vai escolher o melhor lugar para fazer intercâmbio de acordo com o seu perfil e vai ficar muito satisfeito! Envie uma mensagem!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário