Escrito por: Marcelo Melo

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

A dúvida sobre como fazer intercâmbio ainda ronda algumas pessoas que desejam viver um tempo no exterior. Mesmo que esse …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

A dúvida sobre como fazer intercâmbio ainda ronda algumas pessoas que desejam viver um tempo no exterior. Mesmo que esse assunto esteja ganhando força cada vez mais, o nosso intuito é tirar todas as possíveis dúvidas de quem quer estudar no exterior.

Por esse motivo, hoje vamos compartilhar algumas dicas bastante úteis para quem deseja descobrir como fazer intercâmbio. Porém, não existe uma receita de bolo, certo? Cada caso é muito particular e deve ser respeitado.

Ou seja, mesmo que você conheça alguém que já passou por essa experiência, não tome acontecimentos ou processos como uma verdade absoluta ou uma regra. Afinal, como fazer intercâmbio pode ser muito subjetivo, dependendo do perfil do estudante, de suas preferências e objetivos com a viagem.

Por exemplo, você pode querer aprender um idioma e fazer um intercâmbio em inglês, intercâmbio voluntário, cursar uma graduação, fazer high school, trabalhar no exterior, dentre outras opções.

Então vamos, lá, a partir de agora, você vai acompanhar 6 tópicos e algumas dicas que separamos para você sobre como fazer intercâmbio. Confira:

 

Como Fazer Intercâmbio: 6 itens a observar

1. Perfil e preferências pessoais

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

Em primeiro lugar, é importante que você se conheça e trace o seu perfil de intercambista.

Assim, nesta fase inicial, é primordial que você identifique alguns dos seus pontos pessoais, como: se você trabalha, se você estuda, qual sua área de atuação, que tipo de função desempenha, se está feliz com isso, qual o seu nível de fluência no idioma estrangeiro, etc.

Com um olhar mais amplo e analítico, você será capaz de entender o que é necessário listar na sua relação de prioridades.

A partir daí, você vai analisar e entender quais são as suas preferências. Esse ponto está muito envolvido com seus gostos e como vive a sua vida.

Ou seja, tudo aquilo que você curte e gostaria de encontrar em uma viagem de intercâmbio. É o momento de anotar tudo para não esquecer de nada.

Por exemplo, pessoas com perfil mais altruísta, preferem optar por um programa de intercâmbio voluntário no exterior, onde podem aprender um novo idioma, trabalhar e transformar a vida de muitas pessoas que realmente precisam.

Dessa forma, escolhas seguintes podem sofrer impacto a partir da definição dessas preferências. Seja sobre clima, esporte, lugar, hobbie, gastronomia, ou o que achar interessante e, principalmente, importante para você e que traga satisfação pessoal.

 

2. Objetivos

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

Saiba quais são os seus objetivos em um programa como esse e, dessa forma, faça o investimento valer a pena e a experiência também.

Por isso, estudar no exterior tanto para aprender um idioma, para morar fora, para cursar o ensino superior no exterior, como conseguir um trabalho internacional, você precisa alinhar o seu foco e as suas expectativas e metas.

Além disso, estabeleça uma ordem de prioridade entre eles, caso seja necessário. Isso vai te ajudar a escolher a modalidade e o destino mais adequados com mais firmeza e coesão.

3. Tempo e Duração

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

Verifique sua disponibilidade de tempo e quanto tempo terá a duração do seu programa de intercâmbio. Não é só o dinheiro que faz um intercâmbio acontecer, certo?

É preciso saber identificar quanto tempo você tem disponível para realizar uma viagem como essa. E, da mesma forma, qual o período que prefere viajar: verão, inverno, férias etc.

Até porque, com isso definido, você consegue descobrir que tipo de modalidade está disponível e pode atender melhor suas expectativas em detrimento do tempo que você tem disponível.

Como já dito anteriormente, o olhar atento em relação a disponibilidade de tempo impacta nas decisões durante o processo.

Você pode tirar umas férias e fazer um intercâmbio em inglês intensivo de 30 dias. Ou separar mais tempo e realizar um intercâmbio de 7 meses ou a possibilidade de trabalho. Ambos são excelentes, porém, possuem um perfil de intercambista diferente!

Contudo, entenda que programas muito curtos podem não ser suficientes para atender os seus objetivos. Por exemplo, o intercâmbio em inglês de duas semanas pode ser curto demais para um aluno do nível intermediário atingir a proficiência no idioma.

Enfim, você precisa ter isso alinhado antes de checar as possibilidades de programa que surgem a partir dos seus pré-requisitos.

 

4. Investimento

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

A primeira dica nesse tópico é que você entenda que não existe gasto/perda com intercâmbio, sempre existe um ganho. É um investimento em educação, em evolução pessoal e profissional.

Entretanto, como fazer intercâmbio envolve custos em moeda estrangeira, que devem ser contabilizados e estimados. Nesse sentido, o tipo, o destino e a duração do intercâmbio estão diretamente ligados ao orçamento programado e o valor que você realmente tem disponível.

E é claro que é de extrema importância que você estabeleça esse valor em acordo com o que você pode.

Antes de tudo, defina os custos dos principais serviços que estão incluídos ou não no programa para estudar no exterior. Por exemplo:

 

  • Valor do curso e materiais
  • Valor da hospedagem
  • Valor em alimentação
  • Valor da passagem aérea
  • Valor para o seguro saúde
  • Valor para lazer e entretenimento
  • Valor para emergências

5. Destino

Um dos momentos mais esperados pelos intercambistas: a escolha do destino.

Existem dois tipos de pessoas, aquelas que já vêm com o destino certo e aquelas que ainda não sabem qual a melhor opção para suprir o que deseja.

Pois bem, isso vai depender muito da escolha do programa também.

Porém, é chegado o momento que esse processo começa a ficar ainda mais real. Lembrando que todos os tópicos anteriores devem exercer influência sobre esse.

Uma questão fundamental é sobre a documentação necessária em cada destino. Visto, atestados médicos, comprovantes financeiros, de matrícula e de hospedagem, cartas de recomendação, formulários, dentre outros documentos que podem ser solicitados.

Outro aspecto muito importante é sobre os costumes nos países destinos. Fatores religiosos e econômicos podem interferir nos hábitos da sociedade. Assim, para evitar gafes e inconvenientes, convém pesquisar sobre as normas sociais de cada país.

Além disso, o clima é um fator importante no cotidiano dos habitantes do destino e, consequentemente, dos intercambistas. Países com clima mais frio, como o Canadá, vão exigir um investimento maior no guarda roupa, por exemplo.

Lembre-se ainda de conferir as exigências sanitárias quanto à necessidade de vacinação contra a febre amarela, covid-19 e outras doenças.

Você pode achar informações precisas sobre a conduta social em cada país no site do consulado do destino.

6. Tipos de Intercâmbio

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

No último tópico de “como fazer intercâmbio”, vamos apresentar os principais tipos de intercâmbio. Nesse momento você precisa checar quais os pré-requisitos de cada modalidade e se você cumpre todos eles.

Como já apresentado acima, existem diversas modalidades de intercâmbio para escolher. E para escolher o mais adequado, você também precisa checar os pré-requisitos de cada tipo, como sexo, idade, dentre outros.

Por isso, listamos as modalidades presentes aqui na IE Intercâmbio para você logo abaixo:

 

É importante lembrar que os programas têm o intuito de proporcionar, além da oportunidade de estudo e/ou trabalho no exterior, troca cultural e compartilhamento de experiências, focando no desenvolvimento e aprendizado do intercambista.

Com certeza, dúvidas e insegurança irão surgir nesta etapa e é por isso que você pode contar sempre com o super apoio dos nossos experientes consultores.

Entre em contato com um especialista IE! Afinal, é chegado o momento de orçar e encontrar a opção que mais se adequa a você.

Um especialista em intercâmbio tem muita experiência em viagens internacionais, vai te instruir durante o processo e vai estar disponível para solucionar os seus questionamentos.

Junto dele, você consegue também ver qual a melhor opção dentre todas que estejam de acordo e voltadas para a realização daqueles objetivos que foram traçados lá no começo, certo?

Enfim, agora que apresentamos os 6 principais itens de como fazer intercâmbio, é chegada a hora de decidir dentre as opções qual a que se encaixa melhor dentro do seu planejamento. Se você quer fazer intercâmbio agora ou daqui a 6 meses ou 1 ano, já é tempo de começar a se organizar.

Logo, pense e repense quantas vezes forem necessárias para só aí decidir qual o destino e a modalidade que mais representam o seu propósito e, efetivamente, valerão a pena.

Afinal, investir tempo e dinheiro em um sonho também requer planejamento. Pesquise, quantas vezes forem necessárias, converse com pessoas que já fizeram um intercâmbio, busque a nossa assessoria e tenha confiança na sua escolha.

E antes de terminar, vou te dar 3 dicas super quentes para te ajudar a economizar muito no seu intercâmbio! Confira:

5 Dicas de Ouro de Como fazer Intercâmbio e Economizar

Como Fazer Intercâmbio: Passo a Passo e Dicas de Ouro!

  1. Ainda no Brasil, fique de olho na variação cambial e compre com a moeda em queda.
  2. Faça e utilize a carteira de estudante para obter descontos em muitos lugares.
    Anote e controle tudo o que gastar.
  3. Deixe para fazer as compras no final da viagem quando você já conhece as melhores oportunidades.
  4. Ao voltar do intercâmbio, você pode recolher parte do imposto. Geralmente, é possível fazer no aeroporto, antes do embarque para o Brasil apresentando o objeto adquirido (não pode despachar) e a nota fiscal. Informe-se sobre as condições do país em questão.

 

Sendo assim, esperamos que tenha gostado das orientações sobre como fazer intercâmbio que demos por aqui hoje. Porém, se ainda restaram dúvidas acerca do assunto, não se preocupe, basta procurar um de nossos especialistas e esclarecer todas elas.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário