Escrito por: Marcelo Melo

Quais tipos de intercâmbio são ideais para você? Confira aqui!

Conheça os principais tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior. Veja 3 super dicas para descobrir a modalidade do seu match perfeito!

Início » Blog IE Intercâmbio » Quais tipos de intercâmbio são ideais para você? Confira aqui!

Você sabia que existem diversos tipos de intercâmbio disponíveis para você estudar no exterior? São opções que podem incluir só estudo, só trabalho ou a combinação dos dois.  

E, ainda, tem os tipos de intercâmbio de férias, onde você conhece outros países e se diverte muito. Sem dúvida, as opções de programas de intercâmbio são bastante democráticas e, dessa forma, atendem a diversos públicos.

Isto porque, cada um dos tipos de intercâmbio é especialmente preparado para atender às suas preferências e de acordo com o seu perfil, os destinos que você prefere e os seus objetivos.

Tipos de intercâmbio: perfil, destinos, objetivos

Assim, conhecendo as suas preferências de viagem, os lugares que mais gosta e o que deseja fazer durante os programas de intercâmbio, fica muito mais fácil escolher aquele que é perfeito para você!

Nesse sentido, conforme a identificação do seu perfil do estudante, é possível encontrar diversos programas de intercâmbio para todas as idades. 

Em relação aos destinos, dá para escolher tipos de intercâmbios em lugares com clima mais frio ou quente, praias, montanhas, cidades grandes, cidades menores, dentre muitas outras opções.

Por exemplo, os tipos de intercâmbio que você encontra na IE acontecem em destinos como:

Quanto aos seus objetivos, há os tipos de viagens para você curtir as férias, os programas de intercâmbio para você estudar, outros para você trabalhar e até mesmo, aqueles em que você pode estudar e trabalhar. 

E, seja qual for o programa escolhido, qualquer um dos tipos de intercâmbio oferece intensa troca cultural, compartilhamento e vivência de experiências. Além do aprendizado de um novo idioma e da oportunidade única de viver um estilo de vida estrangeiro.

Sendo assim, no nosso post de hoje, vamos falar um pouco sobre as possibilidades de intercâmbio que envolvem viagens para estudo e/ou trabalho que você encontra na IE. 

Também, vamos dar 3 dicas para ajudar você no processo de escolha do seu programa de intercâmbio ideal. Mas, em caso de dúvidas, fale com nosso especialista! Aguardamos o seu contato.

3 Dicas para escolher o programa de intercâmbio ideal

1. Em primeiro lugar, você precisa se conhecer, saber do que gosta e como prefere ter as suas experiências

Por exemplo, se prefere frio ou calor, tranquilidade ou agitação, sol e praia ou montanha e neve, se é mais independente ou prefere estar sempre acompanhado. Assim como, se gosta de sair na balada ou prefere curtir o dia, dentre outras preferências pessoais.

Com estas decisões tomadas, já dá para traçar o seu perfil e buscar destinos e tipos de intercâmbio para dar o match perfeito!

2. Em seguida, você precisa decidir o país destino e a cidade do intercâmbio. E para isto, precisa considerar o clima, o tamanho da cidade, a infraestrutura e as escolas disponíveis, as opções de lazer e, principalmente, o custo de vida

O custo de vida pode até não ser um fator decisório para você, mas o programa precisa estar dentro do seu orçamento planejado para a viagem, de acordo com os seus objetivos, como veremos a seguir.

3. Em terceiro lugar, é fundamental que você tenha os objetivos da viagem bem claros na sua cabeça. Assim, vai poder escolher o destino e os tipos de intercâmbio que poderiam servir para você

E, a partir deste momento, definir quanto tempo será necessário para cumprir aqueles objetivos que podem ser, por exemplo:

  • Aprender um idioma adquirir proficiência em uma língua;
  • Buscar uma profissionalização internacional;
  • Cursar o ensino médio (High School) no exterior;
  • Ingressar em um college ou em uma universidade fora do país;
  • Trabalhar no exterior e ganhar experiência internacional.

Após estas super dicas, confira os tipos de intercâmbio mais populares

Intercâmbio para estudar

Bom, o queridinho dos participantes é o Curso de Idiomas, programa voltado única e exclusivamente para o aprendizado de um novo idioma no exterior. Aqui você encontra diversas opções de destinos e idiomas para você se aventurar em uma nova cultura.

Esta modalidade de intercâmbio para estudar pode incluir os seguintes tipos de intercâmbio:

  • Cursos regulares de idiomas, com cerca 15 a 40 horas por semana; 
  • Cursos profissionalizantes, para recém-formados obterem mais experiência profissional;
  • Cursos executivos, mais curtos e focados no profissional do mercado.

Esses tipos de intercâmbio recebem alunos que tenham nível de inglês desde o básico, intermediário ou avançado do idioma. 

Além de todo aprendizado que um estudo no exterior traz, é uma possibilidade de autoconhecimento, de vivência cultural e de aumento do networking.

Por outro lado, uma outra possibilidade para quem deseja estudar no exterior é fazer um High School, programa destinado a alunos com a faixa etária entre 15 e 18 anos, que optam por cursar o ensino médio em outro país.

Os alunos participantes deste programa podem estudar no exterior por 1 semestre acadêmico (duração de 5 meses) ou por 1 ano acadêmico (duração de 10 meses) , nesse caso, e precisam ter nível intermediário do idioma pelo menos.

Por fim, dentre os tipos de intercâmbio para estudar no exterior, existe ainda a opção para quem deseja ingressar em um College ou uma Universidade fora do país e pretende fazer um curso de Graduação, Pós-Graduação, Cursos de Extensão ou MBA

Com certeza, a formação internacional e multidisciplinar, as atividades extracurriculares, o contato com novas realidades acadêmicas e profissionais, e o maior entendimento do mercado internacional são apenas alguns dos benefícios que esse tipo de programa traz.

Intercâmbio para trabalhar

Este tipo de programa permite que o intercambista trabalhe legalmente no exterior, enquanto estuda. Está disponível somente em alguns destinos e em modalidades específicas.

As opções que contemplam um intercâmbio para trabalhar envolvem: Intercâmbio Work Experience EUA, Intercâmbio Voluntário, Intercâmbio Au Pair e Intercâmbio para estudar e trabalhar. 

O último tipo é quando o estudante de um curso de idiomas aplica para um visto que o permite trabalhar legalmente no exterior. Nesse caso, o governo do país que recebe o aluno concede uma autorização para o mesmo trabalhar durante o seu período morando fora. 

Todas as questões de emprego são de responsabilidade do aluno, assim como é tarefa dele procurar pela vaga de trabalho e os destinos onde este tipo de intercâmbio para estudar e trabalhar está disponível são:

  • Austrália
  • Irlanda
  • Emirados Árabes (Dubai)
  • Malta

Já o programa de Work Experience IE nos EUA tem como foco o trabalho remunerado durante as férias dos universitários brasileiros. As vagas disponíveis para trabalho são em: estações de esqui, resorts, hotéis, parques aquáticos, lojas, entre outros segmentos.

Nesse sentido, é necessário que os participantes tenham entre 18 e 29 anos e estejam matriculados em uma universidade no Brasil, não podendo estar com a matrícula trancada.

Uma outra possibilidade para trabalhar no exterior, que é bem popular, é o Intercâmbio Au Pair, também nos Estados Unidos, voltado para meninas de 18 a 26 anos que desejam morar e trabalhar legalmente no país. 

O Intercâmbio Au Pair é um dos tipos de intercâmbio onde a participante trabalha cuidando de crianças, como uma irmã mais velha das crianças e é responsável pelos afazeres relacionados à criação da mesma e às suas atividades diárias. 

Assim, tem que gostar bastante de lidar com os baixinhos! O programa tem duração mínima de 12 meses e pode se estender por até 24 meses. 

Confira alguns destinos disponíveis nesse tipo de Intercâmbio Au Pair:

  • Canadá
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Irlanda
  • Emirados Árabes
  • Malta

O último dos tipos de intercâmbio para trabalhar da nossa lista é o intercâmbio voluntário.

Nesta modalidade, o intercambista viaja para um destino onde irá trabalhar voluntariamente, e sem remuneração, junto a organizações sociais, ambientais e humanitárias. O maior objetivo aqui é fazer o bem para outras pessoas necessitadas ou comunidades carentes.

Os trabalhos podem ser de atendimento a crianças órfãs, cuidados a idosos solitários, preservação e monitoramento de áreas naturais ameaçadas, abrigo e proteção de animais em risco de extinção, pesquisas ambientais, dentre outras áreas.

Como o nome já diz, o trabalho realizado é voluntário, o intercambista não recebe salário e é responsável pelo custo da hospedagem, do transporte, da alimentação e outras despesas.

É uma modalidade de intercâmbio que traz muita satisfação e gratidão para o participante, que pode crescer bastante e se desenvolver pessoalmente, além de ser uma boa experiência profissional para toda a vida!

Intercâmbio para turismo nas férias

O Trip Experience é uma modalidade voltada para turismo no exterior que geralmente é realizada nas férias. É ideal para viajar de forma independente, sozinho ou acompanhado, sem se preocupar com traslado, acomodação e roteiro.

Normalmente, o programa tem duração de 5 a 30 dias e cada pacote de viagem inclui programações especiais e diferenciadas, com tudo de melhor e mais legal para fazer em cada lugar visitado. 

Inclui desde visitas aos principais pontos turísticos dos destinos, às atividades históricas e culturais até passeios noturnos pelas melhores baladas nas cidades. É muita diversão com todo conforto e segurança!

Em conclusão, esses são os principais tipos de intercâmbio no exterior que você pode fazer para estudar, trabalhar ou se divertir. Todos são oferecidos pela IE, com condições super especiais. Confira as nossas opções hoje mesmo! Fale com a gente!

Referências

https://studyinthestates.dhs.gov/

https://www.studyaustralia.gov.au/portuguese/portuguese

Deixe um comentário