Tipos de intercâmbio: confira o que um intercâmbio pode te proporcionar

Tipos de intercâmbio: confira o que um intercâmbio pode te proporcionar

Você sabia que existem diversos tipos de intercâmbio disponíveis para você? Desde opções que contemplam só estudo, só trabalho ou mesmo estudo e trabalho. As opções são bastante democráticas e, por isso, atendem a diversos públicos.

Nesse sentido, você encontra programas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os tipos de intercâmbio que você encontra na IE acontecem em destinos como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, Malta, África do Sul, entre outros.

Logo, os tipos de intercâmbio nada mais são que modalidades de intercâmbio que têm como intuito fornecer troca cultural, compartilhamento e vivência de experiências, aprendizado de um novo idioma, além da oportunidade de viver um estilo de vida estrangeiro.

Sendo assim, hoje nós vamos falar um pouco sobre as possibilidades que envolvem estudo e/ou trabalho que você encontra na IE. 

Porém, antes de mais nada, a gente sempre fala aqui sobre a importância de você ter muito bem definido as suas metas e preferências com um intercâmbio, isso além de facilitar, pode antecipar fases desse processo. 

Por isso, pega um papel e uma caneta, traça seu perfil com todas aquelas informações que você considera relevante sobre você e que podem exercer impacto nas suas decisões com o intercâmbio. 

Enfim,  vai ficar mais fácil saber por qual caminho seguir. Se você tem aquele destino dos sonhos, quer experienciar o mercado de trabalho no exterior, sinaliza nessa e confere todas as possibilidades disponíveis para escolher com sabedoria. 

 

Confira quais os tipos de intercâmbio estão esperando por você e o que você encontra na IE:

 

Intercâmbio de estudo

Bom, o queridinho dos participantes é o Curso de Idiomas, programa voltado única e exclusivamente para estudo no exterior. Aqui você encontra diversas opções de destinos e idiomas para você se aventurar em uma outra língua.

Esse tipo de programa recebe alunos que tenham desde o nível básico, intermediário ou avançado do idioma. Além de todo aprendizado que um estudo no exterior traz, é uma possibilidade de conhecimento cultural e estímulo ao desenvolvimento.

Por outro lado, uma outra possibilidade para quem deseja estudar no exterior é o High School, programa destinado a alunos com a faixa etária entre 15 e 18 anos, que optam por cursar o ensino médio em outro país. 

Os alunos podem estudar fora, nesse tipo de programa, o semestre acadêmico (duração de 5 meses) ou ano acadêmico (duração de 10 meses), além de terem nível intermediário do idioma pelo menos.

Por fim, existe opção também para quem deseja cursar uma Universidade no exterior e pretende fazer curso de Graduação, Pós-Graduação, Cursos de Extensão ou MBA. A formação multidisciplinar, atividades extracurriculares e maior entendimento do mercado internacional são alguns dos benefícios que esse tipo de programa traz.

 

Intercâmbio de trabalho

As opções que contemplam um intercâmbio de trabalho envolvem: Work Experience, Au Pair e Estudo e Trabalho. O último nada mais é do que um intercâmbio de estudo com um visto permissivo para trabalho no exterior.

Nesse caso, o governo do país que recebe o aluno concede uma permissão para o mesmo trabalhar durante o seu período morando fora. Todas as questões de emprego contemplam o aluno e é tarefa dele procurar pelo mesmo.

Já o programa de Work Experience IE nos EUA tem como foco o trabalho remunerado durante as férias dos universitários brasileiros. As vagas disponíveis para trabalho são em: estações de esqui, resorts, hotéis, parques aquáticos, lojas, entre outros.

Nesse sentido, é necessário que os participantes tenham entre 18 e 29 anos e necessariamente estejam matriculados em uma universidade no Brasil, não podendo estar com ela trancada.

Uma outra possibilidade, é o programa de Au Pair, também nos Estados Unidos, voltado para meninas de 18 a 26 anos que desejam morar e trabalhar legalmente no país. O programa tem duração mínima de 12 meses e pode se estender para até 24 meses.

Nesse tipo de intercâmbio, a participante funciona como uma espécie de irmã mais velha das crianças e é responsável pelos afazeres relacionados à criação da mesma e às suas atividades diárias. 

Confira alguns destinos disponíveis nesse tipo de intercâmbio:

  • Canadá
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Irlanda
  • Emirados Árabes
  • Malta

 

Intercâmbio de turismo

O Trip Experience é uma modalidade voltada para turismo no exterior. Se você deseja viajar de forma independente, sem se preocupar com traslado, acomodação e roteiro, é uma opção ideal. 

O programa tem duração de 5 a 30 dias e cada pacote de viagem inclui programações especiais e diferenciadas. Desde passeios turísticos à atividades culturais e visita à opções noturnas de lazer na cidade. 

 

Em suma, esses são os tipos de intercâmbio no exterior oferecidos pela IE para você. Aqui você encontra opções de intercâmbio que contemplam um público bastante abrangente, além de todas as possibilidades de destinos e durações de programas. Aproveite o momento e se planeje para vivenciar uma experiência que pode mudar sua vida e carreira.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *