Escrito por: Marcelo Melo

Os 12 melhores pontos turísticos em Portugal: confira!

Conheça os principais pontos turísticos em Portugal e os lugares para visitar mais populares. Organize sua viagem para Portugal com a IE Intercâmbio!

Início » Blog IE Intercâmbio » Os 12 melhores pontos turísticos em Portugal: confira!

A Europa é um continente que possui educação de qualidade em muitos de seus territórios, e algumas das opções mais acessíveis para cursar o ensino superior no exterior são encontradas em Portugal. Então, que tal conhecer alguns pontos turísticos em Portugal?

Sem dúvida, é um dos países europeus mais procurados pelos turistas de todo o mundo por inúmeras facilidades. E os pontos turísticos em Portugal não deixam a desejar! Fazem valer cada centavo investido na sua viagem para Portugal

Não é só pela língua a qual estamos habituados e nem pela qualidade de vida que os brasileiros decidem fazer turismo em Portugal e optar por esse país histórico. Os pontos turísticos em Portugal são muitos e incluem história, cultura, natureza e muito mais!

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar para você apenas os mais populares pontos turísticos em Portugal, para te ajudar a programar a sua viagem para estudar ou visitar este país tão familiar e cheio de tradições.

Com certeza, você pode falar com nosso especialista para te ajudar a organizar o melhor roteiro para estudar ou fazer turismo em Portugal, incluindo os cartões postais de Portugal e todos os demais lugares para visitar que são imperdíveis!

E uma super dica: muitos pontos turísticos em Portugal oferecem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Planeje a sua viagem para Portugal com antecedência!

Conheça abaixo os principais pontos turísticos em Portugal

  1. Alfama
  2. Torre de Belém e Monumento aos Descobrimentos em Lisboa
  3. Palácio Nacional de Mafra
  4. Mosteiro dos Jeronimos
  5. Universidade de Coimbra
  6. Rio Douro
  7. Praia da Ponta da Piedade
  8. Ilha da Madeira
  9. Funchal
  10. Algarve
  11. Serra da Estrela
  12. Castelo de óbidos

Pontos turísticos em Portugal: Alfama

Este é um dos lugares para visitar mais pitorescos na capital do país. O bairro mais antigo de Lisboa possui tradições festivas muito marcantes que revelam aos visitantes muito da cultura portuguesa

Caminhando pelas ruas estreitas e sinuosas é possível assistir shows de música ao vivo com guitarra portuguesa em vários restaurantes, além de provar a inigualável gastronomia lusitana.

Dali, o Castelo de São Jorge oferece uma vista panorâmica, assim como a beleza do miradouro de Santa Luzia. Há também o Campo das Cebolas, a Casa dos Bicos e o Museu do Fado, além de diversos outros cartões postais de Portugal que não devem deixar de ser visitados.

Lugares para visitar em Portugal: Torre de Belém e Monumento aos Descobrimentos em Lisboa

Este é o cartão postal mais famoso da cidade de Lisboa e não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos em Portugal. É um atrativo que tem muita relação com o Brasil, pois é de lá que Pedro Álvares Cabral partiu em sua jornada rumo ao Novo Mundo!

Construída há mais de 500 anos, a Torre de Belém fica às margens do Rio Tejo e já foi uma fortaleza, uma prisão, uma alfândega e um farol. 

Bem pertinho, fica o  Monumento aos Descobrimentos que, em forma de uma caravela, materializa a glória das grandes aventuras marítimas de Portugal.

Turismo em Portugal: conheça o Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra é uma relíquia histórica e o maior monumento no estilo barroco do país. 

O suntuoso edifício possui arquitetura esplendorosa com pinturas e salas que contemplam membros da antiga corte e um conjunto único de seis órgãos de tubos, além de possuir em seu interior, edições raríssimas de livros únicos.

É constituído por cerca de 1.200 divisões, mais de 4.700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões. E é um Monumento Nacional, inscrito na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Todo este patrimônio é complementado por sua biblioteca histórica, que é considerada uma das mais bonitas do mundo e, definitivamente, este monumento que também é conhecido como Convento de Mafra, precisa estar no roteiro da sua viagem para Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa: um dos mais populares cartões postais de Portugal

Outro dos pontos turísticos em Portugal que fica em Lisboa e é imperdível pela sua história e ornamentação, é o Mosteiro dos Jerónimos. 

Foi construído ainda no século XV por solicitação do Rei Dom Manuel I, levou quase um século para ficar pronto e, atualmente, serve de mausoléu para os restos mortais do monarca e de seus descendentes.

É outro Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO desde 1983 que, em  7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Nesse sentido, é uma importante referência mundial da arquitetura da Era Manuelina.

Universidade de Coimbra é outros dos pontos turísticos em Portugal para visitar

A Universidade de Coimbra é, sem dúvida, a universidade mais famosa de Portugal e uma das mais antigas e reconhecidas em todo o mundo. 

Criada ainda no século XIII, oferece grande variedade de cursos superiores, excelente infraestrutura, professores laureados e um ensino de primeira linha.

Junto com toda a herança histórica do local, a arquitetura dos edifícios contempla atrações que tornam a Universidade em um dos pontos turísticos em Portugal mais frequentados por turistas e estudantes.

Um dos locais mais bonitos é o Paço das Escolas, um edifício enorme da Universidade que encanta qualquer um. E se o seu objetivo é morar e estudar em Portugal, pode optar também pelas excelentes Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro.

Cidade do Porto e Rio Douro: ícones do turismo em Portugal

A cidade do Porto é linda, antiga e contemporânea ao mesmo tempo, onde história, arte, desenvolvimento e cultura se misturam e criam um ambiente acolhedor e cheio de opções para baladas, gastronomia e muita diversão.

Possui um centro histórico riquíssimo, com um conjunto de monumentos que atraem turistas do mundo todo, como a Sé Catedral e o Convento do Bom Pastor, que contribuem para a inclusão de Porta na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

Isto sem falar do famoso e tradicional Vinho do Porto, adocicado e marca registrada da região, além do famoso bacalhau, das sardinhas na brasa, do azeite local, dos pastéis de nata, dentre outras iguarias, símbolos da culinária lusa e consumidos em todo mundo.

Provar os maravilhosos vinhos do Porto, participar dos tradicionais eventos de colheita de uva são um dos principais pontos turísticos em Portugal.

As praias são verdadeiros cartões postais de Portugal

E por falar em vistas maravilhosas, as praias de Portugal são lugares para visitar na sua viagem para Portugal, que possuem paisagens de tirar o fôlego. 

O território possui diversas praias extremamente limpas e organizadas, com areias finas, altas ondas para surfar e muita badalação, como por exemplo a praia de Nazaré, que ficou famosa pelas ondas gigantes que quebram nos enormes paredões de pedra.

Dê prioridade para conhecer as regiões do Algarve, Setúbal, Cascais e Lagos. Há passeios de barcos que passam por cavernas e outras vistas maravilhosas que podem dar desde um tom divertido a um tom mais romântico ao passeio a turismo em Portugal.

Veja algumas das demais melhores praias em Portugal:

  • Praias do Portinho da Arrábida, Galapos e Galapinhos, em Setúbal
  • Praia da Rocha, em Portimão
  • Praia Dona Ana, em Lagos
  • Praia da Foz do Arelho, em Caldas da Rainha
  • Praia do Baleal, em Peniche

A Ilha da Madeira é um dos cartões postais de Portugal

Na mesma linha das belas atrações ao ar livre e com muita natureza e atividades para fazer, a Ilha da Madeira é um dos pontos turísticos em Portugal mais paradisíacos para se conhecer. 

A ilha fica entre a África e a Europa e possui uma natureza quase selvagem, com inúmeras montanhas, trilhas e cachoeiras, além de um clima costeiro, mais ameno, descontraído e muito agradável. 

Há opções para mergulho, caminhadas, trilhas, cavalgadas e muito mais. Uma dica é subir até o cume da montanha chamada Pico Ruivo, curtir um pôr do sol deslumbrante saboreando um delicioso vinho local, com azeitonas, pães e queijos da região.

Aproveite para registrar o momento com fotos e selfies incríveis!

Funchal é o destino certo para quem quer praias maravilhosas e clima ameno!

Em qualquer época, Funchal tem um clima ideal para a vida ao ar livre. A pequena cidade localizada na Ilha da Madeira tem mais de 500 anos e oferece muito para o que fazer, que ver e experimentar. 

Saiba como está o clima em Funchal agora!

Além das maravilhosas praias naturais, o centro histórico de Funchal é permeado de edifícios antigos, monumentos históricos, como a igreja da Sé, o Museu de Arte Sacra, a Igreja do Colégio, o Paço Episcopal, dentre outros. 

No mercado dos Lavradores, você vai provar delícias regionais, como peixes, legumes e verduras frescas, frutas exóticas e os tradicionais doces portugueses, como o popular bolo de mel. Uma verdadeira iguaria local!

Turismo em Portugal: a região do Algarve

A região do Algarve é a mais ao sul do país e por isso, apresenta um clima mais parecido com o do Mar Mediterrâneo. Além disso, seu imenso litoral abriga praias simplesmente maravilhosas, que são destino para milhares de turistas europeus todos os anos.

Além da tradicional hospitalidade e gastronomia diferenciada, têm grande destaque como atrativos os campos de golfe e as praias do Farol, da Manta Rosa, do Barril, da Albufeira, dentre muitas outras incríveis! Confira a localização do Algarve no mapa abaixo:

A Serra da estrela é um dos pontos turísticos em Portugal

A região da Serra da Estrela é uma das áreas montanhosas mais populares de Portugal. Com cerca de 1993 metros de altitude, possui uma beleza natural praticamente intocada, com muito verde, campos, rios e lagos, além dos inúmeros rebanhos de ovelhas.

Durante o verão, uma das principais atrações é seguir a Rota das 25 lagoas e desfrutar de banhos refrescantes em verdadeiras piscinas naturais. 

Além disso, este incrível parque natural oferece cenários de tirar o fôlego, com quase 400 km de trilhas para caminhadas, trekking,  passeios a cavalo, bicicleta. 

E se o seu sonho é voar junto aos pássaros, porque não experimentar a sensação em um parapente e sobrevoar aldeias históricas? No inverno, as opções são divertidas: praticar esqui na neve,  andar de trenó, de snowboard ou de moto ski. 

E para recuperar as forças, que tal saborear o legítimo queijo da Serra da Estrela? O produto mais famoso da região tem uma textura amanteigada que acompanha o melhor pão caseiro!

Pontos turísticos em Portugal: conheça o incrível Castelo de Óbidos

A charmosa e pitoresca vila de Óbidos é um dos destinos populares do país e um dos lugares para visitar nos arredores de Lisboa, mais frequentados por turistas do mundo todo.

Com características medievais, a pequena cidade abriga casas, lojinhas, bares e restaurantes, além do famoso Castelo de Óbidos, construído a partir do século XVII e principal atrativo turístico da região, junto com o aqueduto da vila, com 3 km de extensão.

A construção foi erguida num penhasco a cerca de 80 metros acima do nível do mar, na freguesia de Santa Maria, com formato irregular. Sua arquitetura contempla toques dos estilos barroco, romântico, manuelino e gótico.

Com certeza, é um dos principais castelos ainda em atividade e tem um hotel funcionando em seu interior, perfeito para a sua hospedagem durante a viagem para Portugal.

E aí, curtiu nosso post sobre os melhores pontos turísticos em Portugal? Que tal organizar uma parada em Portugal no seu próximo intercâmbio de espanhol ou inglês na Europa e aproveitar tudo o que este país tem a oferecer?!

Enfim, além de ser um prático destino para entrar na Europa, Portugal oferece excelente qualidade de vida e qualidade de educação, e com tanta coisa para ver e fazer, fica difícil não querer viajar para um país tão grandioso. 

Aprimore um português diferente do seu e conheça mais a fundo a origem da nossa cultura. Quais pontos turísticos em Portugal você ficou curioso para conhecer? Entre em contato com os nossos consultores e aproveite nossas oportunidades!

Referências

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22

https://www.visitportugal.com/pt-pt

Deixe um comentário