Estudar em Portugal - 7 motivos para escolher esse destino

Estudar em Portugal – 7 motivos para escolher esse destino

Falamos aqui recentemente sobre a possibilidade de você estudar em Portugal, mais especificamente em uma universidade europeia. Trouxemos questões como processo de aplicação, tipos de modalidades e mais.

Porém, hoje, resolvemos abordar um assunto mais motivacional. Afinal, é preciso ser convencido de que aquela oportunidade por ser benéfica para você ou mesmo a ideal. Por isso, trouxemos alguns bons motivos para você estudar em Portugal.

Nesse sentido, se você tem vontade de vivenciar uma experiência de estudo nesse destino, fica aqui com a gente e não perde nosso checklist. Os motivos para estudar em Portugal são muitos e você sem dúvida alguma vai se identificar com alguns deles. 

Ou seja, ele estando na sua lista ou não, é um destino que vale a pena conhecer. A hospitalidade, educação, gastronomia, cultura, tradição e muita história são alguns dos pontos que marcam Portugal. Não é a toa que quem visita o país se apaixona.

Por esses motivos já é uma experiência e tanto fazer intercâmbio em Portugal e chamar esse lugar de casa. Inclusive, o país compartilha de aspectos costumeiros e culturais um pouco semelhante aos nossos, por afinal ter sido nosso colonizador.

Sendo assim, a familiarização entre os povos atrai brasileiros para esse destino. A proximidade da língua é um desses fatores, inclusive. Em contrapartida, há também quem não queira ir por esse motivo, já que em outros destinos têm a oportunidade de aprender outro idioma. 

Por isso, ainda é um assunto que muito põe em dúvida essa decisão de fazer uma universidade em Portugal, por exemplo. O que importa primordialmente é entender qual o seu perfil de estudante, suas preferências e objetivos com essa viagem.

Caso seja um idioma, a IE conta com outros destinos para você aprender uma segunda língua, confira alguns:

  • Austrália
  • Irlanda
  • Canadá
  • Malta
  • Inglaterra
  • Nova Zelândia

Confira abaixo 7 motivos para você estudar em Portugal:

 

Facilidade com o idioma

É fácil manter um diálogo no país, isso porque apesar de o idioma sofrer algumas variações e expressões, a língua não deixa de ser a mesma. Ou seja, um dos benefícios para aqueles que não tem fluência em outro idioma, não pretendem ter ou são planos futuros.

Isso não impede que brasileiros que falam inglês vá estudar em Portugal, já que muitos portugueses falam o idioma inglês, devido a alguns fatores. A verdade é que você sabe agora que não é necessário saber um segundo idioma para estudar em alguns destinos. 

 

Ensino qualificado

O país possui instituições qualificadas e renomadas dentro da rede pública e privada. Portugal inclusive já foi considerado o 22° melhor sistema educacional do mundo. Não é atoa que contém em seu repertório 5 universidades que estão entre as 500 melhores do mundo.

 

Custo de vida

O custo de vida de Portugal é mais em conta e apresenta um maior custo x benefício se comparado a outros países. Dessa forma, é considerado um dos países mais baratos da União Europeia, onde os valores sofrem variações dependendo da localidade.

Algumas opções que você pode, sem dúvida, avaliar são: Porto, Coimbra, Braga, Guimarães e mais. Porém, estudar em Portugal é vantajoso aos olhos da maioria não só pelo custo de vida de moradia, transporte e alimentação, como também em relação aos cursos disponíveis. 

 

Diversidade

Diversidade natural contempla Portugal também. É o antigo sobrepondo o moderno e vice versa também. Assim, em Portugal você encontra desde neve à lindas praias paradisíacas. Pode se deparar com florestas, montanhas e aqueles lugares turísticos das fotos. Inclusive, aí vai uma dica: visite Porto. A cidade já foi eleita o melhor destino europeu, algo de bom deve ter por lá, ein?

 

Adaptação

Pela sua aproximação com o Brasil, o idioma e alguns outros fatores, a adaptação pode ser mais fácil do que em outros países, inclusive da Europa. Além disso, a chance de você encontrar um conterrâneo lá é gigantesca, tendo em vista que o destino recebe muitos brasileiros durante o ano. 

Logo, se você quer fazer intercâmbio, mas não quer fugir muito do seu convencional (em alguns pontos) e quer se sentir mais familiarizado, esse pode ser um bom destino. 

 

Tamanho do país

Que Portugal é pequeno, isso todo mundo sabe. Não é nada difícil você conhecer outros destinos por lá, seja de trem, ônibus ou afins. Além disso, os aeroportos do país contém voos com preços acessíveis para boa parte da Europa, o que pode facilitar essas viagens também. 

 

Entrada com ENEM

Há alguns anos passou a ser permitido que brasileiros ingressarem em uma universidade em Portugal mediante a sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Sendo assim, o estudante brasileiro pode aplicar utilizando notas do ENEM para programas de graduação ou através de exames das próprias universidades. 

 

Definitivamente, esse destino precisa estar na sua lista, seja para um intercâmbio de estudo ou uma viagem de turismo. Não há quem não goste desse lugar, nem muito menos quem não recomende pelo menos uma visita na vida. De fato, estudar em Portugal pode agregar muito na sua vida educacional e profissional, confie no seu processo e viva ele de forma intensa, carregando consigo todas as boas oportunidades. 

Sendo assim, caso a sua necessidade seja fazer um ensino superior no exterior, contate um de nossos consultores IE especialistas em intercâmbio e viagens e planeje o próximo passo da sua carreira.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *