Já falamos aqui sobre a possibilidade de você estudar em Portugal, mais especificamente em fazer uma universidade em Portugal. Trouxemos questões como processo de aplicação, modalidades e mais.

Porém, hoje, iremos além. Afinal, é preciso ser convencido de que essa oportunidade é a ideal para você! Por isso, trazemos um guia completo para você estudar em Portugal.

No guia completo abaixo para estudar em Portugal você encontra:

  • Como funciona uma universidade em Portugal
  • Etapas do ingresso no Ensino Superior em Portugal
  • Tipos de estudo em Portugal
  • Custo de vida em Portugal?
  • O que devo fazer para estudar em Portugal
  • Diferenças entre Brasil e Portugal
  • Vantagens de estudar em Portugal com a IE

Nesse sentido, se você tem vontade de vivenciar uma experiência de estudo nesse destino, fica com a gente e não perde nosso checklist. Os motivos para estudar em Portugal são muitos e você sem dúvida alguma vai se identificar com alguns deles.

A hospitalidade, educação, gastronomia, cultura, tradição e toda história são alguns dos pontos que marcam Portugal. Por esses motivos, já é uma experiência e tanto fazer intercâmbio em Portugal e chamar esse lugar de casa. Inclusive, o Brasil herdou alguns aspectos culturais de lá. Uma razão a mais para você se apaixonar!

Sendo assim, a familiarização entre os povos atrai brasileiros para esse destino. Com certeza, a proximidade da língua é um desses fatores. Em contrapartida, há também quem não queira ir por esse motivo, já que em outros destinos têm a oportunidade de aprender outro idioma.

Por isso, ainda é um assunto que põe em dúvida a decisão de fazer uma universidade em Portugal, por exemplo. O que importa primordialmente é entender qual o seu perfil de estudante, suas preferências e objetivos com essa viagem.

Como funciona uma universidade em Portugal

intercâmbio em portugal

Se você tem dúvidas sobre como fazer um intercâmbio em Portugal, elas serão sanadas agora! O processo mais buscado nas instituições portugueses pelos brasileiros é através do ENEM. Porém, o processo varia de acordo com a Universidade e seus critérios para candidatura. Logo, uma das características comuns é a conversão das notas do exame com peso de acordo com as disciplinas relevantes para o curso.

Algumas Universidades que aceitam o ENEM:

  • Universidade de Coimbra
  • Instituto Politécnico de Porto
  • Universidade de Algarve
  • Universidade de Porto
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Universidade Autónoma de Lisboa
  • Instituto Português de Viana do Castelo

Os valores vão depender muito de cada instituição de ensino, do curso, do regime, etc. Porém, todas as Universidades do país são pagas, certo? É importante salientar isso pois diverge do que os estudantes brasileiros estão acostumados.

Etapas do ingresso no Ensino Superior em Portugal

9

O ingresso no Ensino Superior em Portugal para brasileiros varia de acordo com a instituição. Se você tem uma cidadania europeia, você pode aplicar como um residente europeu. Então, fica muito mais fácil.

Agora, se esse não é o seu caso, não desanime. O Brasil é membro do CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Os países membros da CPLP podem requerer uma bolsa de estudos em Portugal. Essas bolsas são uma ajuda de custo que podem chegar a 50% do valor da anuidade. Para isso, basta se informar no edital de cada instituição de ensino.

Também existem algumas bolsas disponibilizadas pelo próprio Consulado de Portugal. Assim, você tem acesso a vários cursos de diferentes instituições e modelos diversificados de bolsas.

Para entender mais sobre como é estudar em Portugal, é preciso que você compreenda as etapas do processo de matrícula e nós te ajudamos com isso agora. Fique atento ao decorrer do processo logo abaixo:

  • Orientação – assessoria para documentos necessários e estudo do perfil do aluno;
  • Pesquisa das Universidades – análise das melhores oportunidades;
  • Aplicação – início das candidaturas;
  • Resultados – aguardar os resultados das candidaturas;
  • Escolha da Universidade – realizar o processo de matrícula e pagamento;
  • Próximos passos – orientação sobre acomodação, visto e regularização no país;
  • Pré-embarque – orientação pré viagem ao destino;
  • Embarque – transfer de chegada incluído em Lisboa e Porto;

A relação do que está incluso na consultoria irá depender do tipo de contratação que você fará. Agora, se tratando das etapas do processo, a citada acima é referente ao Brasil. Existe um outro processo que pode ser realizado na Europa, o que pode modificar alguns pontos desses acima.

 

Brasileiros sem ENEM

Brasileiros que não possuem ENEM podem se candidatar, porém terão que fazer a prova de ingresso das Universidades de interesse. Algumas instituições permitem que o aluno faça a prova ainda estando no Brasil, outras o estudante precisa necessariamente fazer em Portugal.

As que possibilitam fazer do Brasil são:

  • Lusófona de Lisboa;
  • Universidade Lusíada – Lisboa e Porto;
  • ESAP – Escola Superior Artística do Porto;
  • ESSNORTECVP – Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa;

Tipos de estudo em Portugal

como fazer intercâmbio em portugal

Você pode, em seu intercâmbio para Portugal, ter diversas opções quando o assunto é ensino superior no país. Abaixo, você confere a lista de possibilidades disponíveis para você dar um up na sua carreira desde a Graduação. Por isso, acompanhe abaixo:

  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Mestrado
  • Doutorado

Pois bem, agora que você já sabe do que a gente tava falando, a gente vai te contar um pouquinho sobre como é a experiência e o ensino dentro de cada uma dessas escolhas. Mas, antes de decidir, tenha em mente o seu objetivo com essa viagem.

Graduação

Sobre os cursos de Graduação em Portugal, a maioria das universidades têm duração de 6 semestres, mais ou menos, o que equivale a 3 anos letivos, podendo chegar a 4. Logo, um diploma fornece o grau de estudantes licenciado. Mas, vale lembrar que isso acontece em cursos que possuem uma duração menor.

Os cursos de longa duração, como Medicina, normalmente, estão disponibilizados como licenciatura e mestrado, tendo uma duração que equivale praticamente ao dobro da anterior, chegando a seis anos.

As inscrições dependem da instituição de ensino, bem como os cursos. Porém, a variedade é extremamente grande. Além disso, o estrangeiro brasileiro tem a possibilidade de entrar pelo ENEM em algumas universidades.

Pós-Graduação

A Pós-Graduação é uma ótima opção para quem quer se especializar em determinada área, com profissionais renomados e universidades bem estruturadas, com cursos de alta qualidade. Inclusive, eles são ideais para quem busca por um curso mais prático e aplicável, o que de fato é o foco da pós.

Alguns segmentos de mercado são privilegiados pela alta qualidade, advinda de tanta procura. Exemplos disso são os cursos de Business e Marketing, feitos para expandir as ideias, impulsionar a criatividade e melhorar a gestão. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade para alavancar o seu currículo e abranger as opções de trabalho.

Dessa forma, o primeiro passo para seguir nesse caminho, é escolher o tipo de especialização que mais combina com o seu perfil. Em seguida, você parte para a seleção de algumas universidades.

Mestrado

O Mestrado no país tem duração de dois anos. Geralmente, no primeiro ano o aluno se dedica às atividades, aulas, provas e afins. No segundo, o mesmo deve focar em pesquisa e orientação do professor. Assim, ao final do curso, o aluno faz a apresentação da sua dissertação.

Há também quem não queira se envolver na pesquisa e opte por um estágio. Nesse caso, ao final do curso, o aluno entrega um relatório de estágio.

Doutorado

O famoso terceiro ciclo, como é conhecido em Portugal, recebe candidaturas de alunos concludentes do Mestrado. É interessante, nesse sentido, que você busque universidades e cursos que tenham algum tipo de afinidade com a temática que você irá abordar e estudar durante o seu curso.

Isso acontece porque dependendo da área na qual você queira focar, há instituições de referência para tal. Afinal, são mais de 700 programas de Doutorado no país!

Assim como em todo hemisfério norte, o primeiro semestre começa em meados de setembro e vai até o mês de fevereiro, o segundo começa praticamente em seguida, no final do mesmo e segue até julho.

Quando o assunto são valores, as condições variam bastante. Por isso, tenha o acompanhamento de quem entende do assunto e sinta-se seguro para planejar sua viagem da melhor forma.

O que devo fazer para estudar em Portugal?

como estudar em portugal

Na IE, você tem o acompanhamento de uma assessoria com um escritório parceiro localizado em Portugal. Em um primeiro contato, será feita uma avaliação do seu perfil de aluno e, posteriormente, uma apresentação das melhores instituições que combinem com o seu propósito. Assim, você consegue realizar a aplicação de forma segura, recebendo um atendimento individual e auxílio durante as aplicações.

Dessa forma, o candidato escolhe o tipo de assessoria que ele quer, existem duas: a Premium e a Standard. Ambas oferecem serviços diferenciados e colaboram diretamente com o processo de aplicação do estudante.

Por isso, o “como estudar em Portugal?” fica mais simplificado com a IE. Nesse sentido, são mais de 100 opções de universidades, sendo elas públicas e privadas. O estudante brasileiro pode aplicar utilizando as notas do ENEM para os programas de graduação/licenciatura, ou mesmo através de exames das próprias instituições. Ah, vale ressaltar que alguns exames são realizados em Portugal.

O ano letivo em Portugal começa em Setembro e os alunos podem trabalhar enquanto estudam, não existe um limite de horas máximas permitidas para essa atividade.

No caso de um aluno que tem o desejo de se matricular em um curso de Medicina, só será possível se ele tiver cidadania europeia, ou o pai ou a mãe possuírem a cidadania.

 

Documentos para inscrição

  • Cópia do passaporte válido (brasileiro ou europeu para quem tiver cidadania);
  • ENEM nos últimos três anos, a contar do ano letivo pretendido;
  • Histórico escolar do ensino médio ou da graduação com apostila de Haia;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma com apostila de Haia;
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, cartão de crédito, etc;

Para quem não sabe, a apostila de Haia é uma espécie de selo. Esse selo é colocado pelo próprio cartório brasileiro. Deve-se reconhecer ao menos uma assinatura do documento em questão e colocar a Apostila de Haia. Este selo é o que torna qualquer documento estrangeiro válido na comunidade europeia. Cópias autenticadas do Brasil não serão aceitas sem este selo.

Diferenças entre Brasil e Portugal

 

graduação em portugal

O sistema de ensino de Portugal é constituído por três níveis, são eles:

  • Ensino básico
  • Secundário
  • Superior

A primeira semelhança com relação ao Brasil são as escolas públicas e privadas. No país, os jovens têm acesso a esses dois tipos de instituição, mas o número de alunos pertencentes a escolas públicas é bem maior do que o de escolas privadas.

A partir desse momento entra um ponto de discordância. No Brasil, o ensino de qualidade normalmente advém de uma instituição privada. Logo, a rede pública acaba não sendo tão valorizada quanto deveria. Já em Portugal, o ensino público oferece condições extremamente favoráveis e melhores para os estudantes.

Mas, não dá pra negar que, nas escolas particulares, os diferenciais chamam a atenção, bem como todas as atividades extracurriculares que fazem parte da grade curricular. Algumas possuem até uma espécie de plano escolar para o aluno, o qual é personalizado para suprir suas necessidades.

Além disso, quando os alunos estudam em escolas públicas no país, o governo encaminha os alunos aos distritos escolares. Ou seja, eles não podem escolher uma escola específica. Já na escola particular, isso muda. A escolha é completamente livre.

Benefícios de estudar em Portugal

motivos para estudar em portugal

Facilidade com o idioma

Um dos principais motivos para estudar em Portugal é que é fácil manter um diálogo no país, isso porque apesar de o idioma sofrer algumas variações e expressões, a língua não deixa de ser a mesma. Ou seja, um dos benefícios para aqueles que não tem fluência em outro idioma, não pretendem ter ou são planos futuros.

Isso não impede que brasileiros que falam inglês possam estudar em Portugal, já que muitos portugueses falam o idioma inglês, devido a alguns fatores. A verdade é que você sabe agora que não é necessário saber um segundo idioma para estudar em alguns destinos.

Ensino qualificado

O país possui instituições qualificadas e renomadas dentro da rede pública e privada. Portugal inclusive já foi considerado o 22° melhor sistema educacional do mundo. Não é atoa que contém em seu repertório 5 universidades que estão entre as 500 melhores do mundo.

Custo de vida

O custo de vida de Portugal é mais em conta e apresenta um maior custo x benefício se comparado a outros países. Dessa forma, é considerado um dos países mais baratos da União Europeia, onde os valores sofrem variações dependendo da localidade.

Algumas opções que você pode, sem dúvida, avaliar são: Porto, Coimbra, Braga, Guimarães e mais. Porém, estudar em Portugal é vantajoso aos olhos da maioria não só pelo custo de vida de moradia, transporte e alimentação, como também em relação aos cursos disponíveis.

Diversidade

A diversidade natural contempla Portugal também. É o antigo sobrepondo o moderno e vice versa também. Assim, em Portugal você encontra desde neve a lindas praias paradisíacas. Pode se deparar com florestas, montanhas e aqueles lugares turísticos das fotos. Inclusive, aí vai uma dica: visite Porto. A cidade já foi eleita o melhor destino europeu, algo de bom deve ter por lá, ein?

Adaptação

Pela sua aproximação com o Brasil, o idioma e alguns outros fatores, a adaptação pode ser mais fácil do que em outros países, inclusive da Europa. Além disso, a chance de você encontrar um conterrâneo lá é gigantesca, tendo em vista que o destino recebe muitos brasileiros durante o ano.

Logo, se você quer fazer intercâmbio, mas não quer fugir muito do seu convencional (em alguns pontos) e quer se sentir mais familiarizado, esse pode ser um bom destino.

Tamanho do país

Que Portugal é pequeno, isso todo mundo sabe. Não é nada difícil você conhecer outros destinos por lá, seja de trem, ônibus ou afins. Além disso, os aeroportos do país contém voos com preços acessíveis para boa parte da Europa, o que pode facilitar essas viagens também.

Entrada com ENEM

Há alguns anos passou a ser permitido que brasileiros ingressem em uma universidade em Portugal mediante a sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Sendo assim, o estudante brasileiro pode aplicar utilizando notas do ENEM para programas de graduação ou através de exames das próprias universidades.

Vantagens de estudar em Portugal com a IE

intercâmbio para portugal

Claro que a IE oferece esse tipo de modalidade e, por isso, listamos também algumas vantagens oferecidas para quem opta por fazer esse processo com nossos especialistas. Descubra logo mais:

  • O estudante consegue aplicar com a nota do ENEM;
  • Valores e condições mais atraentes para quem quer cursar uma universidade no exterior;
  • Mais de 100 opções de instituições de ensino superior;
  • Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e MBA;
  • Assessoria especializada com escritório em Portugal;
  • Estudo do perfil do aluno e planejamento individual com foco nos objetivos;

Definitivamente, esse destino precisa estar na sua lista, seja para um intercâmbio de estudo ou uma viagem de turismo. Não há quem não goste desse lugar, nem muito menos quem não recomende pelo menos uma visita na vida.

De fato, estudar em Portugal pode agregar muito na sua vida educacional e profissional, confie no seu processo e viva ele de forma intensa, carregando consigo todas as boas oportunidades.

Sendo assim, caso a sua necessidade seja fazer um ensino superior no exterior, contate um de nossos consultores IE, trace seu planejamento e dê o próximo passo para a construção da sua carreira.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio