Estudar fora do Brasil: 5 Dicas indispensáveis aos intercambistas

Estudar fora do Brasil: 5 Dicas indispensáveis aos intercambistas

Uma educação internacional é o foco de muitas pessoas que decidem realizar um intercâmbio. Porém, é natural que muitas dúvidas surjam no processo. Como estudar fora do Brasil? Quais são os requisitos? Quais as facilidades e as dificuldades? Como se organizar? 

A IE elencou uma lista de 5 dicas indispensáveis para conseguir realizar um intercâmbio consciente e organizado. Estudar fora do Brasil possui um vasto leque de pontos positivos. Confira mais neste artigo.

 

5 dicas indispensáveis de como estudar fora do Brasil

  1. Defina a motivação do seu intercâmbio
  2. Pesquise muito sobre o seu destino
  3. Defina as instituições de ensino que você pretende estudar
  4. Coloque como prioridade a imersão naquele idioma
  5. Mantenha a sua documentação em dia

 

Defina a motivação do seu intercâmbio

É extremamente importante definir por qual motivo você decidiu embarcar em uma viagem para fora do país. As culturas são das mais diversas e você deve ter em mente qual o seu principal interesse. É importante saber se você vai optar por um intercâmbio educacional universitário e os motivos, ou se você vai optar por uma especialização ou algum curso de idiomas e o quanto você está disposto a investir tempo nisso. 

 

 

Pesquise muito sobre o seu destino

É crucial entender para onde você está indo. Você passará por um processo que o levará para um lugar específico por um tempo determinado, e você terá que se sentir seguro e confortável no destino selecionado. Escolha um lugar que você se imagina vivendo confortavelmente. Existem ambientes compatíveis com todos os tipos de pessoas. Acredite na cultura, na educação e nas questões sociais do destino escolhido e você terá uma qualidade de viagem muito maior.

Defina as instituições de ensino que você pretende estudar

Talvez o ponto mais importante desta lista. A instituição será o local onde você desenvolverá a sua educação internacional na maior parte do tempo. É muito importante escolher uma instituição de ensino em que a identificação prevaleça. Uma dica interessante é buscar informações sobre as instituições em seus sites. Lá, você encontrará tópicos sobre programas educacionais, culturais, questões burocráticas e até mesmo sobre possíveis moradias. 

 

Coloque como prioridade a imersão naquele idioma

A imersão no idioma do destino selecionado é basicamente o que vai te proporcionar todas as suas experiências. Com pouco entendimento do idioma, não é possível absorver ao máximo todas as vivências. É mais lógico você ir para um país que o idioma que você estudará já seja um idioma que você tem um certo domínio! E, quem sabe, na própria instituição, você não consiga aprender um idioma novo no tempo livre. 

 

 

Mantenha a sua documentação em dia

Durante o processo de matrícula e aplicação do visto muitos documentos são exigidos. Já retirou o seu passaporte? Então, esse é o seu primeiro passo. 

Aqui, planejamento é essencial. A lista de documentos pode envolver:

 

  • Passaporte
  • Histórico escolar
  • Carta de intenção
  • Comprovante de renda
  • Carta de aceite da instituição (letter of offer)
  • Formulário de visto
  • Entre outros.

 

 

 

Para facilitar muitos destes processos, a IE oferece pacotes completos que incluem passagem aérea, aplicação de visto, matrícula na instituição desejada, seguro-viagem internacional, acomodação, câmbio e atendimento personalizado durante todo o intercâmbio educacional. Legal, não?

 

Estudar fora do Brasil é uma oportunidade de adquirir uma educação internacional de qualidade enquanto aprende uma nova cultura e outro idioma. Com a IE, a facilidade nos seus processos está garantida! Que tal consultar um de nossos especialistas? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email