Escrito por: Marcelo Melo

Como estudar fora do Brasil? Confira 5 dicas imperdíveis

Sabe como estudar fora do Brasil? Seja um intercâmbio para aprender um idioma, trabalhar ou cursar uma graduação no exterior, confira estas 5 dicas!

Início » Blog IE Intercâmbio » Como estudar fora do Brasil? Confira 5 dicas imperdíveis

Estudar no exterior é o foco de muitas pessoas que decidem realizar um intercâmbio e morar fora do Brasil. Porém, é natural que muitas dúvidas surjam no processo. Por isso, hoje vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre como estudar fora do Brasil.

Mas além de explicar como estudar fora do Brasil, também vamos te contar quais são os requisitos necessários, quais as vantagens, as facilidades e as dificuldades, e como se organizar para estudar no exterior e obter uma educação internacional de qualidade.

Então vamos lá, fique com a gente até o final e veja que o processo de como estudar fora do Brasil é mais simples do que você pensa e é um sonho que pode ser realizado agora mesmo!

E pode contar com a orientação dos especialistas da IE Intercâmbio para ajudar na escolha do destino e do tipo de intercâmbio, de acordo com o seu perfil de estudante, objetivos de vida e expectativas de desenvolvimento e aprendizado!

A IE Intercâmbio elencou uma lista com 5 dicas indispensáveis de como estudar fora do Brasil para você conseguir realizar um intercâmbio consciente e organizado. Em seguida,  apresentaremos também as maiores vantagens de estudar fora do Brasil. Confira tudo!

5 dicas indispensáveis de como estudar fora do Brasil

  1. Defina a motivação do seu intercâmbio
  2. Pesquise muito sobre o seu destino
  3. Defina as instituições de ensino que você pretende estudar
  4. Coloque como prioridade o estudo e a imersão naquela cultura
  5. Mantenha a sua documentação em dia

Defina a motivação do seu intercâmbio

Antes de qualquer coisa, ao pensar em estudar no exterior, é extremamente importante definir por qual motivo você decidiu embarcar em uma viagem para fora do país. 

As culturas são das mais diversas e você deve ter em mente qual o seu principal interesse. É importante saber qual opção de intercâmbio é mais adequada para você, por quais motivos e o quanto você está disposto a investir tempo e dinheiro nesse projeto.

Por exemplo, seu objetivo pode ser aprender um idioma, trabalhar enquanto estuda ou ingressar em um college ou uma universidade. 

Veja algumas opções incríveis como estudar fora do Brasil

  • Intercâmbio com curso de idiomas
  • Intercâmbio com curso profissionalizante
  • Intercâmbio de estudo e trabalho
  • High School
  • Graduação ou pós-graduação no exterior

Pesquise muito sobre o seu destino

Em seguida, é crucial entender para onde você está indo. Você passará por um processo que te levará para um lugar específico por um tempo determinado. Por isso, você terá que se sentir seguro e confortável no destino selecionado. 

Escolha um lugar que você se imagina vivendo confortavelmente e que faça sentido de acordo com o seu perfil e as suas preferências. Existem ambientes compatíveis com todos os tipos de pessoas.

Por exemplo, tem destinos costeiros mais ensolarados e outros mais frios, montanhas e muita neve. Tem intercâmbio disponível em cidades grandes, como as principais capitais do mundo, que oferecem infraestrutura e a maior agitação.

Assim como é possível encontrar sensacionais opções de programas de intercâmbio em destinos menores e mais tranquilos. 

Envolva-se na cultura, na educação e nas questões sociais do destino escolhido e você terá uma qualidade de viagem muito maior e enriquecedora.

Por fim, pesquise sobre o custo de vida do destino escolhido para adequar ao seu orçamento disponível. Lembre-se que há países que permitem que o estudante brasileiro trabalhe legalmente durante os estudos.

Com isso, além de potencializar o aprendizado, por causa da maior interação com a comunidade local, trabalhar no destino possibilita ganhar em moeda estrangeira, ajudar a pagar os custos da viagem e economizar, dá até para fazer uma super trip de mochilão pelo mundo!

Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Confira os principais países para estudar e trabalhar

  • Austrália
  • Irlanda
  • Emirados Árabes (Dubai)
  • Malta

Defina as instituições de ensino que você pretende estudar

Este é outro ponto bem relevante na nossa lista. A instituição será o local onde você desenvolverá a sua educação internacional na maior parte do tempo e é onde você vai se relacionar mais intensamente com outros estudantes e professores.

É muito importante você escolher uma instituição de ensino em que a identificação com o seu perfil prevaleça e que tenha infraestrutura adequada aos seus interesses. Se você gosta de praticar esportes, verifique se há espaços para isso e programas monitorados.

Além disso, a localização deve ser adequada ao lugar onde você vai ficar hospedado. Então, garanta que os locais de acomodação e da instituição sejam próximos entre si, para economizar tempo e dinheiro!

Uma dica interessante é buscar informações sobre as instituições em seus sites. Lá, você encontrará tópicos sobre programas educacionais, culturais, esportivos, questões burocráticas sobre admissão e até mesmo sobre possíveis alternativas de moradias.

Coloque como prioridade o estudo e a imersão naquela cultura

Priorize os estudos! Muitas oportunidades vão aparecer e as opções de diversão e agito serão as mais diversas possíveis. Mas lembre-se que a viagem foi toda organizada para você alcançar o objetivo de aprendizado estabelecido lá atrás. Tenha foco nas aulas!

Também é fundamental para você buscar a imersão na cultura e no idioma do destino selecionado. Basicamente é isso que vai te proporcionar todas as suas experiências e enriquecer a sua estadia e o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Com pouco entendimento do idioma, não é possível absorver ao máximo todas as vivências. Nesse sentido, é mais lógico você ir para um país em que o idioma falado seja o mesmo que você estudará, ou aquela língua que você já domina.

E, quem sabe, na própria instituição, você não consiga aprender um idioma novo no tempo livre das aulas.

Mantenha a sua documentação em dia

Esta é uma etapa que merece toda a atenção e deve ser providenciada com bastante antecedência.

Durante o processo de matrícula e aplicação do visto muitos documentos são exigidos. Já retirou o seu passaporte? Então, esse é o seu primeiro passo. Aqui, planejamento é essencial. A lista de documentos pode envolver:

  • Passaporte válido
  • Histórico escolar
  • Carta de intenção
  • Carta de recomendação
  • Comprovante de renda
  • Seguro saúde
  • Atestados médicos
  • Carta de aceite da instituição (letter of offer)
  • Formulário de visto
  • Dentre outros

Lembre-se que as instituições podem solicitar a tradução dos documentos. Principalmente se a sua opção como estudar fora do Brasil for uma graduação ou pós-graduação no exterior, verifique as exigências e providencie tudo a tempo.

Para facilitar a compreensão de como estudar fora do Brasil em muitos destes processos, a IE oferece um serviço diferenciado para te orientar desde o início do planejamento do programa de intercâmbio ideal para você. Tire suas dúvidas com nosso especialista!

Além disso, há pacotes completos que incluem passagem aérea, aplicação de visto, matrícula na instituição desejada, seguro-viagem internacional, acomodação, serviços de câmbio e atendimento personalizado durante todo o intercâmbio educacional. Legal, não?

E se o seu maior objetivo é fazer uma graduação no exterior, conte com nossa assessoria especializada em cursos superiores. É uma orientação focada em cada etapa do longo processo de candidatura e matrícula em uma universidade fora do Brasil.

Agora que você já entendeu nossas 5 super dicas sobre como estudar fora do Brasil, descubra as maiores vantagens de estudar no exterior.

Vantagens de estudar e morar fora do Brasil

A princípio, são muitos os benefícios do intercâmbio para morar fora do Brasil e estudar no exterior, que conferem vantagens únicas. Por exemplo, a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e compartilhar vivências com elas, é inspiradora.

Além disso, uma viagem como a de intercâmbio para trabalhar ou estudar agrega autonomia, novas responsabilidades e uma maturidade necessária não somente no mercado de trabalho, mas na vida toda.

Uma graduação no exterior, por sua vez, pode fornecer uma educação de primeira qualidade, com excelente infraestrutura, professores renomados e muitas possibilidades de ampliação do networking acadêmico e profissional.

Além disso, um diploma internacional confere um enorme diferencial no seu currículo profissional e te coloca em um lugar de destaque frente à concorrência.

Confira ainda mais vantagens do intercâmbio para estudar no exterior com ou sem trabalho:

  1. Conhecer o destino a fundo: sua cultura, gastronomia, costumes e tradições
  2. Abrir a cabeça para a diversidade mundial
  3. Enriquecer o currículo profissional
  4. Ampliar o networking profissional
  5. Trabalhar legalmente fora do Brasil
  6. Transformar, para melhor, a sua vida e a de outras pessoas
  7. Interagir de forma mais intensa com as pessoas
  8. Aprimorar o aprendizado do idioma
  9. Entrar em contato com novas realidades e tecnologias
  10. Adquirir experiência profissional internacional diferenciada
  11. Ganhar em moeda estrangeira
  12. Conhecer muita gente legal
  13. Ampliar os horizontes profissionais
  14. Viajar pelo mundo
  15. Ganhar maturidade, autonomia e autoconfiança

Sem dúvida, você aprendeu como estudar fora do Brasil pode gerar muitos benefícios para você agora e no futuro. Além de ser uma oportunidade de adquirir uma educação internacional de qualidade enquanto aprende uma nova cultura e outro idioma. 

E aí, curtir conhecer mais detalhes sobre o processo e as vantagens de morar fora do Brasil para estudar? Agora só falta você marcar um call com nosso especialista e confirmar todas as suas preferências e definições.

Com a IE, a facilidade nos seus processos está garantida! Você vai descobrir como estudar fora do Brasil de forma segura, divertida e com o melhor custo-benefício possível. Que tal consultar um de nossos especialistas? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!

Referências

https://studyabroad.state.gov/

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html