Onde e como tirar passaporte: descubra o passo a passo para emissão

Onde e como tirar passaporte: descubra o passo a passo para emissão

Uma das preocupações na hora de viajar para o exterior é o processo mais burocrático para entrar em um país estrangeiro. Muitas dúvidas surgem nesse período e, por isso, decidimos falar sobre onde e como tirar passaporte. 

Por isso, fica aqui e anota todas as informações pertinentes a você, caso exista alguma dúvida que seja solucionada aqui.  Porém, de antemão, o processo de como tirar passaporte não é difícil como muitos imaginam, você só precisa de atenção e antecedência é sempre importante também. 

Em outras palavras, é normal que uma primeira viagem traga dúvidas sobre esse assunto. Se você tá planejando uma viagem internacional, com toda certeza está ciente da necessidade desse documento. Enfim, como tirar passaporte é completamente descomplicado se você estiver atento ao passo a passo.

Supomos que a primeira pergunta que você deva ter sobre a emissão do passaporte seja onde tirar o mesmo. A expedição é feita na Polícia Federal, a qual conta com postos de emissão de passaporte, sendo necessário você identificar qual o mais acessível para você.

Do mesmo modo, você deverá comparecer à sede da Polícia Federal com os documentos solicitados em mãos, para que realize a biometria e tire a foto para então dar início ao processo de emissão do passaporte. 

Sendo assim, vale ressaltar que o agendamento deve ser feito de forma on-line, onde você verá as disponibilidades de dias e horários. Assim, é momento de escolher o que melhor lhe cabe para dar início ao processo de retirar o passaporte.

Confira abaixo o passo a passo de como tirar o passaporte:

 

Separe os documentos

Para a emissão do passaporte, são solicitados alguns documentos, os quais devem ser encaminhados por você até o posto da Polícia Federal. Confere abaixo que documentos são esses:

 

  • Carteira de identidade; Passaporte anterior se for o caso; CNH ou algum outro documento de identificação;
  • CPF (caso não consista a numeração no seu documento de identificação);
  • Certidão de Casamento (caso você tenha alterado o seu nome);
  • Certificado de Naturalização (caso você seja);
  • É recomendado que você leve, por segurança e precaução, seu título de eleitor, comprovante de votação ou mesmo de serviço militar;

 

Preencha o formulário on-line

No site da Polícia Federal é possível acessar o formulário para solicitar o seu passaporte. Logo, é necessário preencher todos os campos com seus dados pessoais e documentos necessários para que assim você tenha acesso ao protocolo gerado e ao boleto do GRU.

 

Pague a taxa

Quando o formulário é preenchido no passo anterior, você deve gerar um boleto de pagamento de uma taxa denominada GRU (Guia de Recolhimento da União). Dessa forma, apenas com a comprovação de pagamento da GRU é que você está apto a marcar sua visita (dia e horário) à Polícia Federal.

 

Agende sua ida ao posto

Nesta etapa, após a comprovação de pagamento da taxa GRU, é necessário que você agende um dia e horário para ir ao posto da Polícia Federal. Posteriormente, leve a documentação exigida, a solicitação e a taxa paga para comprovação.

 

Retire o passaporte

Quando você tiver a confirmação de que o seu documento de passaporte está pronto (através do acompanhamento na divisão de passaporte), você deve comparecer ao posto da Polícia Federal e recolher o mesmo. 

Sendo assim, lembre-se de levar algum documento de identificação com foto e o comprovante que lhe foi concedido no momento da solicitação.

 

Por fim, caso você já tenha emitido um passaporte anterior a esse, consulte no site da Polícia Federal quais os documentos necessários para esse tipo de renovação, certo?

Em conclusão, pressupomos que ficou mais fácil esse processo vai. Agora você já sabe onde e como tirar passaporte, todo o passo a passo desse processo. Porém, caso ainda realmente tenha restado alguma dúvida, sobre isso e a decisão por um intercâmbio educacional, compartilhe com nossos consultores IE que eles terão prazer em vos ajudar. 

Não perca tempo e planeje o seu intercâmbio para viajar com segurança!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *