Escrito por: Marcelo Melo

Culinária da Espanha: 5 pratos típicos da cultura espanhola!

Descubra neste artigo como é a culinária da Espanha! Conheça 5 pratos típicos da Espanha e aprecie a rica cultura espanhola até na gastronomia.

Início » Blog IE Intercâmbio » Culinária da Espanha: 5 pratos típicos da cultura espanhola!

A culinária da Espanha possui forte característica cultural e regional, além de ter muito sabor e tempero em suas preparações.

Sendo assim, a culinária da Espanha possui pratos para agradar praticamente todos os paladares, com opções doces e salgadas famosas pelo mundo todo.

E para você conhecer mais sobre a culinária da Espanha, criamos esse artigo com características da gastronomia espanhola, e mais 6 pratos tradicionais. Vamos lá?

Afinal, como é a culinária da Espanha?

Primeiramente, a culinária da Espanha possui forte influência da região mediterrânea, criando uma saborosa mistura de características nos pratos tradicionais do país.

Por isso, viajar para a Espanha é a oportunidade de aproveitar uma gastronomia muito diversificada e que muda conforme a região e costumes próprios, mas mantém algumas características em comum, como o uso de:

  • Azeite;
  • Frutos do mar;
  • Pão;
  • Fortes temperos.

Além disso, o vinho também é algo consumido pelos espanhóis com frequência e acompanha boa parte dos pratos para harmonizar.

Quais são os pratos típicos da Espanha?

Rica culturalmente e historicamente, a culinária espanhola possui diversos pratos marcantes, dentre eles estão:

  1. Paella;
  2. Tortilla de Patata;
  3. Croquetas;
  4. Churros;
  5. Torrijas.

Paella

Considerada uma das receitas mais saborosas do mundo, a Paella é um dos pratos típicos da Espanha mais famosos, feito tradicionalmente com arroz e frutos do mar, como:

  • Lula;
  • Camarão;
  • Mexilhão;
  • Polvo.

Além de outros ingredientes como temperos e legumes, todos levados ao forno e misturados formando uma espécie de risoto suculento.

Tortilla de patata

Conhecida também como Tortilha Espanhola, a “Tortilla de Patata” é um clássico da cultura espanhola e consumida no dia a dia das famílias.

Feita tradicionalmente com ovo, batata, azeite de oliva e cebola, a Tortilla de Patata é muito parecida com a nossa omelete, mas podemos dizer que é mais elaborada, lembrando realmente uma torta de frigideira.

Super saborosa, o recheio da Tortilha Espanhola costuma variar conforme a região, mas os ingredientes como pimentão e linguiça são muito usados.

Croquetas

Bolinhos preparados com farinha, as Croquetas possuem recheios com vários ingredientes, sendo o mais comum a versão com presunto e queijo.

Bem parecido com o croquete brasileiro, elas são empanadas e fritas, um excelente petisco para aproveitar nos bares e restaurantes da Espanha.

Churros

Diferente dos que conhecemos no Brasil, os churros da cultura espanhola são menos doce e não são recheados, apesar de o processo de preparo ser o mesmo.

Na Espanha, os Churros são normalmente servidos com chocolate quente para acompanhar, principalmente durante o inverno.

Torrijas

Considerado um dos pratos típicos da Espanha mais difundidos, a Torrijas é como a rabanada no Brasil.

São feitas com pão adormecido empanado com ovo e frito, e podem ser servidas com canela e caldas, e normalmente vem com leite ou vinho para acompanhar.

Conheça a culinária da Espanha de pertinho com a IE

Conhecer os pratos tradicionais da Espanha é uma forma de entender e sentir a história espanhola em cada receita e sabor, afinal, é um dos países mais ricos em cultura.

E agora que você já conhece sobre a culinária da Espanha, que tal planejar seu intercâmbio para aprender espanhol? Entre em contato e conheça mais sobre nossos programas!