Escrito por: Marcelo Melo

Cultura árabe: Conheça sua origem, costumes e muito mais!

Quer conhecer mais sobre a cultura árabe? Confira neste artigo suas origens, curiosidades sobre a cultura árabe e muito mais informações!

Início » Blog IE Intercâmbio » Cultura árabe: Conheça sua origem, costumes e muito mais!

A cultura árabe envolve idiomas, tradições e povos que se originaram nos territórios da África Setentrional, Ásia ocidental e Oriente Médio.

Ao contrário do que muitos imaginam, a cultura árabe independe de religião, pois abrange povos muçulmanos, cristãos, pagãos e judeus. 

E para você conhecer mais sobre a cultura árabe, criamos esse artigo com informações sobre a cultura, os costumes árabes e muito mais. Vamos lá? 

Qual a origem da cultura árabe?

Primeiramente, a cultura árabe foi surgindo na península arábica com povos semitas, os descendentes de Ismael, filho patriarca de Abraão.

Porém, com a formação do império árabe no século VII, a religião e a cultura se alastraram por toda a península, que mudou os costumes dos povos nômades.

Dessa forma, o Islamismo e o idioma foram a base do processo, principalmente ao norte da África.

Através das viagens, os árabes entraram em contato com povos helênicos, aprendendo e preservando a filosofia grega.

Por isso, as comunidades judaicas e cristãs, eram aceitas em territórios onde a maioria era muçulmana, e por consequência, absorvendo as tradições árabes.

Como é a cultura e tradição árabe?

Em primeiro lugar, a hospitalidade é destaque na cultura árabe, tanto que na cidade de Dubai, a maior parte dos habitantes são estrangeiros. 

Por isso, a oportunidade de saborear um café arábico, faz parte da recepção e dos costumes árabes.

Além disso, a tradição artística árabe se baseia na “Caligrafia Arábica”, que usa a escrita para criar padrões artísticos e geométricos que são importantes na cultura árabe. 

E não é só isso, as tradições árabes contam coisas incríveis, como:

  • Existem eventos e exposições que são dedicados a celebrar não só o talento internacional, mas o local também, como o Distrito Dubai Design (D3);
  • A poesia é uma tradição que foi enraizada pelos nômades beduínos, com a principal função de contar histórias;
  • Além de lidar com uma sociedade magnífica, receber os visitantes de maneira acolhedora é tradição e respeito na cultura árabe.  

5 curiosidades sobre a cultura árabe 

  1. A culinária é repleta de influências de outros povos, como a Índia, o Paquistão e a Turquia;
  2. Existem muitas palavras no nosso vocabulário que possuem origens árabes, como o açúcar (as-sukar), azeite (azz-zayt), entre outros;
  3. Não são todos os árabes que são muçulmanos, é possível encontrar cristãos, judeus e várias outras crenças que são da cultura árabe;
  4. A língua árabe possui 3 vogais e 22 consoantes, e sua escrita é feita da direita para a esquerda;
  5. O árabe é o idioma oficial em 26 países, e uma das línguas mais faladas do mundo.

Descobertas e conhecimentos da cultura árabe

Os árabes são considerados grandes criadores e transmissores ao ocidente sobre conhecimentos, como a criação da bússola, por exemplo.

Além disso, os alquimistas da região foram os primeiros a lidar com a química moderna, e a descoberta do álcool é atribuída a eles também.

Sem contar os matemáticos árabes, que deixaram como herança todo o conhecimento dos algoritmos arábicos, bem como álgebra e o conceito do zero, que veio da índia.

Devido a isso, a arquitetura e engenharia dos Emirados Árabes evoluiu num ponto, em que se tornou possível construir mesquitas, cúpulas, mirantes, lindos palácios, e instituições renomadas no mundo todo! 

Por isso, quando o assunto é conhecer a cultura árabe, fazer intercâmbio em Dubai, o lugar mais moderno dos Emirados Árabes, está no topo da lista dos viajantes! 

Descubra mais a cultura árabe com a IE

Conhecer um lugar tão rico culturalmente, moderno, acolhedor e com qualidade de vida é incrível, não é mesmo? 

E com a IE é possível trabalhar e estudar com programas incríveis de intercâmbio em Dubai, por exemplo! 

Vem conhecer de pertinho a cultura árabe, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e voe rumo aos seus sonhos!