Cultura celta: conheça os primeiros colonizadores da Europa

Cultura celta: conheça os primeiros colonizadores da Europa

Primeiramente, você precisa saber que Celta é o nome dado a um conjunto de pequenos povos. E hoje nós vamos falar sobre a cultura celta, ou seja, sobre as primeiras tribos civilizadas da Europa. Para se ter uma ideia, eles chegaram muito antes dos romanos e dos gregos.

 

Eles começaram a colonizar a Europa em 4.000 a.C. e, com o passar dos anos, já tinham os seus territórios. A cultura celta também já havia sido disseminada nesta época, em 1.800 a.C.

 

A cultura celta é bem diversificada. Isso porque os celtas dominavam grande parte da Europa, começando pela Alemanha e se espalhando pela Grécia, pela Hungria e pela Ásia Menor. Além disso, os celtas também dominavam territórios como a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Cultura Celta

 

Os celtas nunca foram unidos e havia rivalidade entre os povos.

 

Pertenceram à idade do ferro e sua estrutura familiar era bem peculiar. Viviam em pequenas vilas ou aldeias e sempre havia a presença de um líder. A hierarquia dos celtas era dividida em nobres, druidas, aristocracia, plebeus e escravos.

 

Os celtas também tinham suas crenças, inclusive, seus deuses. Muitos deles foram descobertos após a chegada dos romanos, que associavam seus próprios deuses a alguns deuses célticos.

 

A mitologia celta é dividida dessa maneira: galesa, britânica insular e cornuália; goidélica, escocesa e irlandesa; e Europa continental e britânica continental.

 

A linguagem usada pelo povo celta era indo-europeia. Eles eram muito apaixonados por artes em geral, principalmente artesanato e música. Mesmo fazendo parte da idade do ferro e possuindo grandes armaduras, a natureza e a arte faziam parte da vida deles.

 

Dentre as artes celtas mais comuns estão: jóias, artesanatos, armaduras e armas etc; a base era sempre no metal. Eles também gostavam de artes abstratas e criavam vários desenhos. Como espirais e geometrias, por exemplo.

 

As músicas celtas surgiram no período Mesolítico. Nesse período, muitos habitantes da Europa estavam se refugiando do gelo e após um longo período de ano eles migraram para a Grã-Bretanha e para a Irlanda, criando a Epopéia Celta. A partir daí, as músicas celtas receberam novas influências e conquistaram sucesso.

 

As músicas celtas eram produzidas com flautas, harpas e gaitas de foles. A música celta, atualmente, é uma arte folclórica da Irlanda e da Escócia.

 

Deuses Celtas Irlandeses

 

Há um tempo atrás, achava-se que os deuses celtas da Irlanda eram prestigiados ao ar livre, mas a arqueologia descobriu alguns templos, onde existem representações dos deuses nas paredes.

 

  • Dagda: deus da magia e da sabedoria.

 

  • Lugh: deus dos raios solares e artesão. 

 

  • Cuchulain: filho de Lugh, ele é um guerreiro que vence seus inimigos com um lança cheia de espinhos na ponta. 

 

  • Morrigan: deusa da guerra e anunciante da morte. 

 

  • Finn Maccool: Profeta, guerreiro e salvador da pátria. 

 

  • Manannán Mac Lir: patrono da Irlanda, deus dos mares e dos mortos.

 

A cultura celta faz parte da Irlanda. Quanta história interessante encontramos por lá. Tem vontade de conhecer um pouco dessa tribo e outras histórias pessoalmente? Programe já o seu intercâmbio para a Irlanda. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email