Primeiramente, você precisa saber que Celta é o nome dado a um conjunto de pequenos povos. E hoje nós vamos falar sobre a cultura celta, ou seja, sobre as primeiras tribos civilizadas da Europa. Para se ter uma ideia, eles chegaram muito antes dos romanos e dos gregos.
Eles começaram a colonizar a Europa em 4.000 a.C. e, com o passar dos anos, já tinham os seus territórios. A cultura celta também já havia sido disseminada nesta época, em 1.800 a.C.
A cultura celta é bem diversificada. Isso porque os celtas dominavam grande parte da Europa, começando pela Alemanha e se espalhando pela Grécia, pela Hungria e pela Ásia Menor. Além disso, os celtas também dominavam territórios como a Grã-Bretanha e a Irlanda.
Cultura Celta
Os celtas nunca foram unidos e havia rivalidade entre os povos.
Pertenceram à idade do ferro e sua estrutura familiar era bem peculiar. Viviam em pequenas vilas ou aldeias e sempre havia a presença de um líder. A hierarquia dos celtas era dividida em nobres, druidas, aristocracia, plebeus e escravos.
Os celtas também tinham suas crenças, inclusive, seus deuses. Muitos deles foram descobertos após a chegada dos romanos, que associavam seus próprios deuses a alguns deuses célticos.
A mitologia celta é dividida dessa maneira: galesa, britânica insular e cornuália; goidélica, escocesa e irlandesa; e Europa continental e britânica continental.
A linguagem usada pelo povo celta era indo-europeia. Eles eram muito apaixonados por artes em geral, principalmente artesanato e música. Mesmo fazendo parte da idade do ferro e possuindo grandes armaduras, a natureza e a arte faziam parte da vida deles.
Dentre as artes celtas mais comuns estão: jóias, artesanatos, armaduras e armas etc; a base era sempre no metal. Eles também gostavam de artes abstratas e criavam vários desenhos. Como espirais e geometrias, por exemplo.
As músicas celtas surgiram no período Mesolítico. Nesse período, muitos habitantes da Europa estavam se refugiando do gelo e após um longo período de ano eles migraram para a Grã-Bretanha e para a Irlanda, criando a Epopéia Celta. A partir daí, as músicas celtas receberam novas influências e conquistaram sucesso.
As músicas celtas eram produzidas com flautas, harpas e gaitas de foles. A música celta, atualmente, é uma arte folclórica da Irlanda e da Escócia.
Deuses Celtas Irlandeses
Há um tempo atrás, achava-se que os deuses celtas da Irlanda eram prestigiados ao ar livre, mas a arqueologia descobriu alguns templos, onde existem representações dos deuses nas paredes.
- Dagda: deus da magia e da sabedoria.
- Lugh: deus dos raios solares e artesão.
- Cuchulain: filho de Lugh, ele é um guerreiro que vence seus inimigos com um lança cheia de espinhos na ponta.
- Morrigan: deusa da guerra e anunciante da morte.
- Finn Maccool: Profeta, guerreiro e salvador da pátria.
- Manannán Mac Lir: patrono da Irlanda, deus dos mares e dos mortos.
A cultura celta faz parte da Irlanda. Quanta história interessante encontramos por lá. Tem vontade de conhecer um pouco dessa tribo e outras histórias pessoalmente? Programe já o seu intercâmbio para a Irlanda. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como.