Escrito por: Marcelo Melo

Curso de proficiência em inglês: conheça o ideal para você!

Falar inglês fluente é, sem dúvida, o maior desafio para os estudantes do idioma. Assim, a fluência é alcançada quando …

Início » Blog IE Intercâmbio » Curso de proficiência em inglês: conheça o ideal para você!

Falar inglês fluente é, sem dúvida, o maior desafio para os estudantes do idioma. Assim, a fluência é alcançada quando se é capaz de comunicar espontaneamente, com desenvoltura, rico vocabulário e pronúncia adequada. Por isso, existe o curso de proficiência em inglês.

Em outras palavras, a proficiência em inglês é o nível mais avançado do idioma, quando o aluno já pode se expressar quase como um nativo da língua. Assim, dentre as opções de curso de proficiência em inglês, a mais eficiente é, com certeza, intercâmbio para cursos de idiomas no exterior.

Nesse sentido, o curso de proficiência em inglês é elaborado com foco nos exames de proficiência do idioma, requisito indispensável para ingressar numa escola, universidade ou num emprego no exterior.

Dessa forma, existem vários tipos de exames de proficiência de idiomas e, consequentemente, diversas opções de cursos preparatórios que, inclusive, podem ser realizados, com muitas vantagens, no próprio país da língua estudada. 

Nesse caso, além das aulas preparatórias para o exame de proficiência em inglês, o aluno pode usufruir da interação com a população nativa no idioma, para aprimorar seus conhecimentos e, sobretudo, melhorar a pronúncia das palavras.

Além disso, a convivência com os falantes nativos do idioma proporciona uma melhor compreensão das expressões idiomáticas e da situação em que elas são comumente utilizadas. Potencializando assim, o entendimento e a memorização pelo aluno e possibilitando uma proficiência em inglês.


Procure a IE mais próxima de você

Há opções de curso de proficiência em inglês específico para cada prova

Existem cursos preparatórios, específicos para cada exame de proficiência em inglês, que focam no ensino do conteúdo avaliado em cada prova. Como, por exemplo, o nível de inglês e os conhecimentos sobre assuntos específicos: matemática, estatística, dentre outros.

Logo, conheça os 4 principais exames de proficiência em inglês mais populares e exigidos pelas instituições de ensino estrangeiras, para o ingresso de estudantes brasileiros. Posteriormente, é só escolher o curso adequado e mandar ver nos estudos!

 

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

  • Mais comum nas instituições dos EUA e Canadá.
  • Duração: 4 horas e 30 minutos.
  • Conteúdo: escrita, leitura, expressão e compreensão oral.
  • Validade: 2 anos.

 

GMAT – Graduate Management Admission Test

  • Requerido tanto pelas instituições americanas quanto europeias, na área de negócios.
  • Duração: 3 horas e 30 minutos.
  • Conteúdo: gramática, análise crítica quantitativa, interpretação de textos,dados e lógica.
  • Validade: 2 anos.

 

IELTS – International English Language Testing System

  • Reconhecido e, geralmente, utilizado para ingressar nas instituições na Europa.
  • Duração: 2 horas e 30 minutos.
  • Conteúdo: avalia a escrita, a leitura, a expressão e a compreensão oral. 
  • Validade: ilimitada, porém resultados muito antigos podem não ser aceitos.

 

CPE – Certificate of Proficiency in English (Cambridge University)

  • Reconhecido por instituições em vários países.
  • Duração: 4 horas.
  • Conteúdo: foca na escrita, na leitura, na conversação e na compreensão oral. 
  • Validade: ilimitada, porém, algumas instituições podem rejeitar resultados antigos.

 

Por fim, se você vai aplicar para uma universidade ou vaga de emprego no exterior, a princípio, é fundamental comprovar o seu inglês fluente, através de um exame de proficiência, como os vistos acima. 

Porém, antes de tudo, certifique-se quais são os exames efetivamente aceitos pelas instituições e empresas onde você deseja ingressar. Em seguida, comece a estudar em um curso de proficiência em inglês, específico para a prova exigida.

E, dentre as opções, conforme comentado acima, a melhor forma de se preparar é fazer um curso de proficiência em inglês no exterior, com conteúdo específico para o teste que você vai aplicar. Dessa forma, conheça nossos cursos de proficiência em inglês, no exterior. Boa sorte e conte conosco!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário