Custo de vida em Melbourne: Valores do principais gastos mensais

Compartilhe:

Se você está pensando em fazer intercâmbio na cidade de Melbourne, na Austrália, é necessário conhecer o custo de vida em Melbourne para começar seu planejamento.

O planejamento de um intercâmbio inclui levar recursos financeiros para se manter no país, e por isso é importante saber qual o custo de vida em Melbourne para somar os valores.

E para te ajudar, listamos aqui alguns valores do custo de vida em Melbourne incluindo aluguel, alimentação, lazer e transporte. Vamos lá?

Qual o custo de vida em Melbourne?

O custo de vida em Melbourne para uma pessoa fica em torno de AU $1.587,7 de acordo com o site Numbeo, não contando com o aluguel em Melbourne.

E é interessante entender que, o custo de vida, seja em Melbourne ou em qualquer outra cidade, pode variar muito de acordo com as escolhas de cada pessoa. 

Os valores, principalmente do aluguel, podem ser diferentes dependendo da localização, ou seja, se é mais afastado ou perto do centro e do tipo de moradia escolhida.

Aliás, uma dica para reduzir os gastos com moradia para quem faz intercâmbio na cidade de Melbourne, é compartilhar um apartamento com outros alunos.

Aluguel

O custo do aluguel em Melbourne pode variar dependendo da localização e do tipo de acomodação que você escolher.

Para um quarto em uma casa compartilhada, espere pagar entre AU $800 a AU $1.400 por mês. 

Se preferir um apartamento privado, os preços podem variar de AU $1.800 a AU $3.500 por mês, dependendo do tamanho e da localização.

Alimentação

Agora, vamos dar uma olhada nos preços de alguns itens de mercado em Melbourne:

  • Arroz (1kg): AU$ 3,36
  • Pão (500g): AU$ 3,94
  • Leite (1 litro): AU$ 2,14
  • Ovos (dúzia): AU$ 5,77
  • Queijo (1kg): AU$ 14,32
  • Maçãs (1kg): AU$ 4,53
  • Bananas (1kg): AU$ 4,53
  • Frango (1kg): AU$ 13,05
  • Batatas (1kg): AU$ 3,34
  • Água (garrafa de 1.5 litros): AU$ 2,11

Já para quem prefere fazer as refeições em restaurantes, você pode encontrar preços como AU $25,00 em um restaurante simples e AU $15,00 em um combo de sanduíche de fast food.

Lazer

Melbourne é conhecida por ser uma cidade com muitas atividades culturais

Além disso, muitos dos museus e galerias oferecem entrada gratuita ou a preços acessíveis, e os cinemas geralmente cobram entre AU $15 a AU $25 por ingresso. 

Para atividades ao ar livre, como caminhadas em parques ou praias, não há custo além do transporte.

Transporte

O sistema de transporte público em Melbourne é eficiente e abrangente, com bondes, ônibus e trens que cobrem toda a cidade e seus arredores. 

Um passe mensal para transporte público custa aproximadamente AU$160 a AU$200, dependendo da zona de cobertura, e um bilhete de transporte custa em média AU $5,30.

Para aqueles que preferem andar de bicicleta, Melbourne também possui uma extensa rede de ciclovias.

Contas fixas

Para morar em Melbourne também é necessário levar em consideração contas fixas como água, luz e internet por exemplo:

  • Luz, Aquecimento, Refrigeração, Água, Lixo: AU $241,35
  • Plano mensal de celular: AU $39,68
  • Internet: AU $80,00

Vantagens em fazer intercâmbio em Melbourne

Melbourne é uma cidade segura, com muitas opções de lazer e é multicultural, ou seja, você vai encontrar por lá pessoas de diversas nacionalidades e culturas. 

Além disso, fazendo intercâmbio em Melbourne e na Austrália de forma geral, o aluno tem permissão para trabalhar durante o intercâmbio. 

Ou seja, se você vai morar em Melbourne, seja para fazer curso de inglês, profissionalizante ou universitário, pode trabalhar por 20 horas semanais durante os estudos. 

E aí, se interessou pelo intercâmbio em Melbourne? Fale com a gente e tire suas dúvidas sobre o custo de vida em Melbourne e sobre os programas de intercâmbio!

Receba nossas novidades