Escrito por: Marcelo Melo

Dia de Los Muertos: origem e características do feriado mexicano

Não é só de pimenta e praias paradisíacas que é feito o México. A cultura do país vai muito além …

Início » Blog IE Intercâmbio » Dia de Los Muertos: origem e características do feriado mexicano

Não é só de pimenta e praias paradisíacas que é feito o México. A cultura do país vai muito além do estereótipo. O Día de los Muertos, ou Dia dos Mortos, é um feriado que marca o calendário mexicano no dia 2 de outubro.

O Dia de Los Muertos tem como foco a celebração dos ciclos da vida e da morte, fazendo uma homenagem direta àqueles que já morreram. Descubra neste artigo algumas características específicas desta comemoração.

Ao contrário do que se pensa, o Dia de Los Muertos não ocorre apenas em território mexicano, muitos outros países comemoram a data, principalmente aqueles em que há vários imigrantes mexicanos. Os Estados Unidos, algumas regiões do Canadá e alguns países da América Central são alguns exemplos.

A data é marcada principalmente pelo uso das Calaveras, que são representações de caveiras pintadas e decoradas de forma simbólica e artística e que influenciam a festividade do Halloween, que acontece dois dias antes. O feriado é extremamente relevante e é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

A História do Dia de Los Muertos

A origem do dia de Los Muertos vem do momento em que os espanhóis chegaram ao continente americano. Segundo historiadores, há mais de 3000 anos, vários povos faziam homenagem aos mortos, conservavam os crânios e os exibiam em cultos para celebrar o fim do ciclo da vida, a morte e o renascimento.

Apesar do tema causar estranheza naqueles que consideram a morte como um estágio de luto, dificuldade e sofrimento, o Dia de Los Muertos é uma festa bem animada que une danças, doces e salgados variados e caveirinhas de açúcar – que são as mais típicas – com elementos pré-hispânicos. As lendas de que os mortos vêm visitar seus parentes tornam o dia memorável.

A data da celebração se origina da cultura asteca, com base na celebração do calendário solar. O culto da população asteca era prestigiado pela Dama da Morte, esposa do rei dos mortos.

Daquela época até os dias atuais, o evento foi feito para homenagear os ancestrais, e celebrar alegremente o seu “retorno”.

Confira algumas comidas típicas do evento:


Fale com nossos especialistas via Whatsapp

Comidas típicas do Dia de Los Muertos

  1. Pan de Muerto: pães de baunilha e laranja cobertos com açúcar, podendo apresentar variações em sua composição;
  2. Tamales: um tipo de pamonha acompanhada por feijão e molhos como o de cebola com coentro;
  3. Caveirinhas de açúcar: doces de chocolate branco em formato de caveira decorados.

A festa parece de arrepiar, mas é uma excelente celebração para conhecer mais a fundo a cultura mexicana. Um intercâmbio para o México para estudar espanhol pode ser o que você precisa!

Que tal um Intercâmbio para o México?

Ficou curioso para conhecer mais sobre a tradicional festa mexicana? Imaginou-se celebrando uma data que para nós parece tão diferente e curiosa? Que tal considerar um intercâmbio para o México? Que tal Cidade do México, Guadalajara ou Cancún?

Agora que você sabe mais sobre a tradicional festa do Dia de Los Muertos, venha se organizar financeiramente com a IE e obter uma educação internacional incrível no México para aprimorar o seu espanhol.  Entre em contato com os nossos especialistas e faça seu intercâmbio acontecer!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário