Escrito por: Marcelo Melo

Intercâmbio de espanhol: Confira opções de destino!

Você já pensou em fazer um intercâmbio de espanhol e não sabe como? Saiba quais destinos e opções de programas estão disponíveis para você

Início » Blog IE Intercâmbio » Intercâmbio de espanhol: Confira opções de destino!

Antes de mais nada, os cursos no exterior são a oportunidade ideal não somente para você estudar um novo idioma, mas também para obter grande desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, o intercâmbio de espanhol pode ser uma opção para você!

Isto porque, a língua espanhola é a terceira mais importante do mundo e são mais de 100 países que falam espanhol, como primeiro ou segundo idioma. Nesse sentido, o intercâmbio de espanhol te oferece ainda diversos destinos para o estudo do idioma. 

Além disso, fazer um intercâmbio de espanhol é uma ótima ideia para aqueles que já falam inglês fluente e desejam obter um diferencial no currículo, aprender uma outra língua, ou mesmo aperfeiçoá-la.

Por que fazer um intercâmbio de espanhol?

Além de ser uma das línguas mais faladas no mundo, o espanhol também é economicamente importante, principalmente no Ocidente e para nós.

Isto porque, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil. São centenas de empresas do país instaladas aqui, as quais precisam de mão-de-obra qualificada, o que inclui a fluência no idioma espanhol

Nos Estados Unidos, por exemplo, a comunidade latina é imensa, principalmente na Flórida, em New Jersey e em Massachusetts. Até os americanos costumam estudar espanhol como segunda língua.

Confira outros motivos para fazer um intercâmbio de espanhol:

  • Diferencial competitivo no mercado de trabalho
  • Importância econômica e social que o idioma representa para o Brasil
  • Aumenta a empregabilidade
  • Se comunicar com os nativos durante viagens
  • Ler livros e filmes sem a necessidade de legenda
  • Idioma semelhante ao português, facilitando o aprendizado
  • Experiência internacional contribui para o desenvolvimento pessoal

Por fim, segundo pesquisas, o estudo de uma segunda língua prepara o seu cérebro para aprender mais facilmente outros idiomas, que você venha a estudar depois. Aí, fica mais fácil partir para o inglês, o alemão, o mandarim, dentre outros.

Onde fazer um intercâmbio de espanhol?

Se engana quem acha que é preciso morar na Espanha para aprender espanhol!

Outra vantagem de fazer um intercâmbio em espanhol é a possibilidade de ficar imerso na vibrante cultura latino-americana, nos países que falam espanhol, como Argentina, Chile e Uruguai, por exemplo.

Além disso, por causa do valor da moeda corrente atual, o custo do intercâmbio de espanhol na América Latina é bem mais baixo do que na Europa! E é tão eficiente quanto lá na Europa.

Mas, sem dúvida, ao morar na Espanha para estudar espanhol, você vai poder experimentar uma grande diversidade de nacionalidades e culturas com maior facilidade.

E olha que maneiro: imagina fazer aquela trip maneira de mochilão pela Europa e conhecer ainda mais países e culturas diferentes, durante as férias do intercâmbio em espanhol?! Show, não é mesmo?!

Nesse sentido, para o intercâmbio de espanhol, você viajará para o país que escolher e terá aulas em escolas especializadas no ensino de idiomas como língua estrangeira. 

Confira opções de destinos para um intercâmbio de espanhol

Madri e Barcelona (Espanha)

Definitivamente, a Espanha é um país recomendado para aprender espanhol, pois é o berço do idioma e dispõe de inúmeras opções de cidades. 

A capital Madri é uma delas, com ótima infraestrutura, muita tradição e história, o intercâmbio neste destino vai proporcionar uma experiência única de aprendizado para você!

Barcelona é outra cidade bem conhecida e bastante procurada para estudar espanhol. Localizada no litoral, respira os bons ventos do oceano, da arte e da cultura. É uma dos destinos mais icônicos na Espanha, berço do estilo modernista espanhol.

Buenos Aires (Argentina)

Buenos Aires é a capital da Argentina, uma cidade grande com cerca de 3,5 milhões de habitantes. Possui muita história, com uma marcante herança da colonização européia do século passado. 

A cidade portenha conta com muitas atrações culturais e gastronômicas, como por exemplo, teatros, shows de tango, restaurantes de carne (churrasco) e empanadas, mercados ao ar livre, bom vinho e muito mais.

Cidade do México (México)

A enorme Cidade do México é uma das mais populosas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Desenvolvida, guarda ainda as tradições dos antigos povos aztecas na arte, na gastronomia, na arquitetura e na cultura em geral.

Além disso, o povo mexicano é extremamente receptivo e acolhedor aos estudantes estrangeiros. Orgulhosos do seu país, os mexicanos adoram compartilhar o conhecimento sobre a sua cultura e apresentar sua cidade para os visitantes.

Santiago (Chile)

A maior cidade do Chile também é a capital do país. Com elevado grau de desenvolvimento, quando comparado a outros países da América do Sul, o Chile oferece condições perfeitas para você estudar espanhol e ainda tem muitas opções de atividades e pontos turísticos.

É um bom lugar para fazer compras, principalmente roupas, pois os impostos de importação são bem baixos e deixam os preços mais atrativos, principalmente para os estudantes brasileiros. 

Além disso, a proximidade de várias estações de esqui faz com que a cidade seja um verdadeiro pólo do esporte.

Punta del Este (Uruguai)

Punta Del Este está distante cerca de 1 hora da capital Montevidéu e é uma cidade costeira, com muita beleza natural, luxo, requinte e agito, conhecida como Saint Tropez do Uruguai. 

Além das belíssimas praias, o famoso cassino Conrad Resort atrai milhares de visitantes para tentar a sorte ou simplesmente desfrutar de tudo o que a cidade tem de melhor para oferecer: clima ameno, compras, gastronomia diferenciada, arte e cultura.

Essas são apenas algumas das opções de destinos para intercâmbio em espanhol disponíveis para estudar. Você pode morar na Espanha, na Argentina, no México, Uruguai e Chile e vivenciar a cultura local e o idioma de cada país.

E, como qualquer outro tipo de programa, esse tipo de intercâmbio também traz diversos benefícios.

Assim, estudar espanhol, seja para aprender ou aperfeiçoar a língua, vai fazer uma diferença extremamente importante no seu perfil profissional e abrir portas para mais oportunidades de vida.

Por isso, em cada destino desse, você vai encontrar diversas modalidades de intercâmbio em espanhol e várias opções de instituições para estudar espanhol.

Todas possuem excelente infraestrutura, com instalações modernas e especialmente preparadas para receber estudantes estrangeiros.

Contam com profissionais renomados e nativos, preparados para oferecer as melhores condições de estudo para alunos estrangeiros, focando no seu aprendizado e desenvolvimento. Veja alguns tipos de intercâmbio em espanhol disponíveis.

Tipos de intercâmbio em espanhol

  • Cursos regulares de idiomas
  • Cursos profissionalizantes
  • Cursos executivos

A duração dos cursos é flexível, de acordo com os seus objetivos de aprendizagem. Assim, o tempo mínimo para o intercâmbio em espanhol é de duas semanas. A carga horária de aulas varia entre 15 horas e 40 horas por semana. 

O estudante precisa ter idade mínima de 16 anos e um passaporte válido, com visto, caso necessário. 

Nesse sentido, é importante informar que, dentre os países que falam espanhol, Argentina, Chile e Uruguai são membros do Mercosul e, dessa maneira, não exigem visto do estudante brasileiro para estudar no exterior.

De forma similar, o estudante que decidir morar na Espanha também não precisa de visto para fazer o intercâmbio de espanhol. Isto porque a Espanha faz parte do Acordo de Schengen, que libera os brasileiros desta exigência.

Além disso, todos os níveis de fluência no idioma são aceitos: iniciante, intermediário e avançado.

Durante o intercâmbio de espanhol, a acomodação pode ser feita em casas de famílias nativas ou em residências estudantis, onde os estudantes compartilham uma casa ou apartamento alugado com outros alunos.

Cursos regulares de idiomas

São programas voltados para a aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma espanhol, com carga horária que varia de 15 horas a 40 horas por semana. 

As aulas são lecionadas por professores nativos e especializados, contemplam todo o conteúdo teórico sobre a língua e incluem atividades extracurriculares para potencializar a interação dos alunos e o aprendizado.

Cursos Profissionalizantes

Estes cursos são direcionados a jovens recém-formados na universidade e que desejam obter mais experiência na área de atuação profissional e aumentar o seu grau de conhecimento sobre o segmento de mercado em que trabalham.

Cursos executivos

Com foco específico no profissional de mercado atuante, este programa de intercâmbio tem o objetivo de preparar o aluno para se comunicar corretamente, com destaque para a linguagem mais técnica do segmento de atuação. 

Os cursos executivos tem foco no espanhol para o ambiente corporativo e estão disponíveis em diversas cidades diferentes.​

Intercâmbio de Espanhol é com a IE!

Converse hoje mesmo com nosso consultor e descubra qual o programa ideal para você realizar o sonho de estudar espanhol! 

Ele vai te orientar na escolha do melhor destino e tipo de intercâmbio, de acordo com o seu perfil de estudante, com os seus objetivos e, sobretudo, com o seu orçamento disponível para a viagem.

Em suma, neste post, você entendeu mais sobre as razões e as vantagens de fazer um curso no exterior para aprender a falar espanhol. Viu também, alguns dos destinos mais procurados para programa de estudo da língua latina, que é uma das mais utilizadas no mundo.

Então agora só falta você entrar em contato com a gente e definir o melhor momento para o seu intercâmbio de espanhol, seja na Europa ou na América Latina, as vantagens são bem compensadoras!