Escrito por: Marcelo Melo

Diferença entre mestrado e doutorado: Saiba como escolher!

Descubra neste artigo qual a diferença entre mestrado e doutorado! Conheça a diferença entre mestrado e doutorado e como escolher a melhor opção!

Início » Blog IE Intercâmbio » Diferença entre mestrado e doutorado: Saiba como escolher!

Saber a diferença entre mestrado e doutorado é importante quando se decide dar um passo na carreira acadêmica, seja para estudar no Brasil ou no exterior.

Isso porque a diferença entre mestrado e doutorado está principalmente no direcionamento dos estudos.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a diferença entre mestrado e doutorado. Vamos lá?

Afinal, qual é a diferença entre mestrado e doutorado?

Primeiramente, vamos começar pelo mestrado, onde o título de mestre é concebido a partir da aprovação da dissertação do mestrado, fazendo com que seja mais que um especialista.

Ou seja, o ingresso no mestrado é para pesquisar e descobrir certas questões sobre um determinado assunto que seja relevante para sociedade.

Sendo assim, os cursos de mestrado tendem a durar de 18 a 36 meses, mas cada instituição possui suas diretrizes e regras, principalmente quando se decide estudar no exterior.

Já o doutorado é o passo acima do mestrado, sendo mais voltado para quem deseja se aprofundar em um tema, como uma pesquisa científica e seguir carreira acadêmica.  

Com duração que pode variar de 24 meses, até 60 meses, e assim como o mestrado, ao fazer um intercâmbio universitário, cada instituição possui suas próprias regras.

O que é mestrado acadêmico e mestrado profissional?

Em primeiro lugar, além de entender a diferença entre mestrado e doutorado, é necessário entender sobre os dois tipos de mestrado, que são:

  • Mestrado acadêmico;
  • Mestrado profissional.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico é muito indicado para quem gosta de pesquisas, e para quem deseja ser professor e ganhar destaque na área acadêmica.

Acompanhado por um orientador, o mesmo colabora com a seleção de matérias, além de acompanhar a formação da dissertação do final.

Mestrado profissional

No caso do mestrado profissional, é mais voltado para o mercado de trabalho, pois o aluno terá mais contato com conhecimento analítico, aprofundado e teórico sobre determinada área.

E para se formar, tanto no mestrado profissional quanto no acadêmico, é preciso apresentar uma dissertação em forma de estudo de caso, um projeto.

Sendo assim, o trabalho é conclusão de pesquisas realizadas durante todo o curso, e quando aprovado, o título de mestre é concedido.

Como escolher entre mestrado e doutorado?

Bom, de forma resumida, escolher entre mestrado e doutorado depende do seu objetivo.

Por exemplo, se você gostaria de seguir uma carreira em empresas, o mestrado se enquadra melhor.

Porém, se você deseja trabalhar na área acadêmica e fazer uma pesquisa científica, o mestrado acadêmico ou doutorado são mais adequados.

Seja qual for a sua opção, todo aprendizado é conhecimento, então não existe escolha certa, mas a mais adequada para você e seus objetivos.

7 motivos para fazer intercâmbio universitário

Estudar no exterior pode ser a realização de um sonho, e se tornar um profissional mais valorizado é um dos motivos para fazer intercâmbio universitário.

Portanto, seja para fazer graduação, pós-graduação, doutorado ou mestrado, confira 5 motivos para estudar no ensino superior em outro país:

  1. É possível aumentar o networking;
  2. Possíveis oportunidades no mundo inteiro, e não apenas no Brasil;
  3. Conhecer pessoas de várias culturas;
  4. Aprimorar ou aprender um novo idioma;
  5. Estudar em instituições de ensino renomadas no mundo;
  6. Conviver com qualidade de vida, culinária e novas culturas;
  7. Conhecer um país novo!

Descubra sobre o intercâmbio universitário com IE

Escolher entre mestrado e doutorado é um momento importante e marcante na carreira de cada um, por isso é importante conhecer a diferença entre eles.

E agora que você já sabe a diferença entre mestrado e doutorado, que tal planejar seu intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas e conheça nossos programas!