Escrito por: Marcelo Melo

Especialização no Canadá: College Público ou Privado?

Quer fazer intercâmbio no Canadá? Então conheça as opções de colleges para realizar sua especialização no Canadá e dê um up na sua carreira!

Início » Blog IE Intercâmbio » Especialização no Canadá: College Público ou Privado?

Todo mundo sabe que uma curso no exterior é uma das melhores formas de se destacar em qualquer carreira, e a especialização no Canadá pode ser a chave para esse destaque!

Nesse sentido, o país é considerado uma superpotência quando o assunto é educação, seja no ensino primário, secundário, graduação e principalmente especialização no Canadá.

Pensando nisso, separamos para este artigo as principais informações que você precisa saber para realizar uma especialização no Canadá e conquistar seu diploma internacional!

Por que fazer uma especialização no Canadá?

Você sabia que as universidades do Canadá estão entre as 100 melhores do mundo? Isso só mostra que o intercâmbio no Canadá é uma das melhores decisões para a sua carreira.

Mas além disso, existem outros motivos para você escolher estudar no Canadá, como:

  • É um país que tem respeito pela diversidade cultural;
  • É um dos países mais seguros do mundo;
  • Baixo custo de vida comparado se comparado com outros países;
  • Educação é prioridade no Canadá, o país realmente investe no ensino;
  • O dólar canadense é mais acessível que o dólar americano;
  • Os transportes públicos funcionam muito bem, além da ótima infraestrutura das cidades.

Como funciona a especialização no Canadá?

Para quem vai fazer uma especialização no Canadá, é importante entender que as instituições de ensino se dividem entre públicas e privadas.

Dessa forma, os cursos podem ter duração de 6 meses até dois anos, e podem ser full time ou part time.

Sendo assim, vamos analisar mais abaixo como funciona cada opção de instituição.

College Público

A primeira coisa que você precisa saber para estudar no Canadá em colleges públicos, é que, diferente do Brasil, não são gratuitos.

Eles são chamados de públicos porque são administrados pelo governo, mas os estudantes, tanto canadenses quanto estrangeiros, precisam pagar pelos estudos.

Sendo assim, uma das vantagens mais atrativas em escolher um college público, é a PGWP (Post Graduation Work Permit), que é uma permissão de trabalho logo após o término do curso.

Essa permissão é uma ótima oportunidade para você ficar um tempo a mais no país e conseguir experiências internacionais na área a qual você se formou. 

Além disso, se você tiver filhos maiores que 5 anos e seu cônjuge trabalhar em período integral, você tem permissão para matriculá-los em colégios públicos. Interessante, não é?

College Privado

Já as instituições privadas não dão direito ao PGWP, e esse é um ponto que você precisa estar atento caso sua intenção seja trabalhar após o curso.

Porém, você tem a opção de fazer co-op no Canadá, que é um programa de estágio durante o seu curso, que pode ou não ser remunerado e também te dá experiência profissional na sua área.

Além disso, fazer intercâmbio no Canadá em um college privado, por incrível que pareça, é mais em conta do que um college público.

Ademais, as exigências quanto ao seu teste de proficiência em inglês no college privado também são menores do que no college público.

College público e privado: qual escolher?

A escolha entre um college público ou privado é muito relativa, pois depende das necessidades e objetivos de cada um especificamente. 

Dessa forma, é preciso analisar com calma os pontos positivos e negativos de cada opção.

O college público por exemplo, é vantajoso para pessoas casadas, com filhos e que queiram trabalhar depois do curso, já o college privado é menos exigente e financeiramente mais em conta.

Intercâmbio no Canadá com a IE

Independente da sua decisão, a IE está aqui para te oferecer a melhor consultoria, desde a escolha do melhor college até a aplicação do curso.

Ah, é bom ficar ligado porque, as vagas nas instituições canadenses são limitadas, por isso, o ideal é começar o processo com 6 meses ou até 1 ano de antecedência.

E aí, quer saber mais sobre a especialização no Canadá? Entre em contato, converse com um de nossos especialistas e chegue mais perto de dar um up na sua carreira!