Escrito por: Marcelo Melo

Estudar inglês na Irlanda: Conheça o intercâmbio com trabalho

Entenda as opções para estudar inglês na Irlanda. Veja como aprender inglês no exterior, estudar e trabalhar na Irlanda.

Início » Blog IE Intercâmbio » Estudar inglês na Irlanda: Conheça o intercâmbio com trabalho

Aprender inglês no exterior é um sonho de muita gente. Dentre as inúmeras oportunidades, estudar inglês na Irlanda é o desejo de muitos brasileiros. Nesse contexto, o que muitos intercambistas ainda se perguntam é porque esse destino é tão requisitado.

Porque estudar inglês na Irlanda?

Em primeiro lugar, o país é considerado um dos mais receptivos a estrangeiros, o que torna ainda mais agradável a vivência de estudar inglês na Irlanda e aproveitar as oportunidades disponíveis.

Em segundo lugar, o destino oferece muita qualidade de vida e segurança, além do fato dos estudantes poderem trabalhar legalmente no país europeu. Ou seja, além de estudar inglês na Irlanda, podem viver uma experiência de trabalho internacional.

Isto porque a Irlanda é um dos países mais abertos e que mais oferecem benefícios desde questões como visto à adaptação do estrangeiro e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Outro motivo para você estudar inglês na Irlanda é a localização do país em relação aos demais destinos do continente europeu: bem perto e com eficiente rede de transportes, que facilita a visita a outros países da Europa.

Confira no mapa abaixo, onde está a Irlanda:

Entretanto, o que sempre reiteramos aqui é a importância do olhar contextualizado para si mesmo, para suas demandas, objetivos e preferências de acordo com o seu perfil de estudante

Enfim, estudar inglês na Irlanda é uma opção que geralmente lidera a lista dos lugares procurados pelos estudantes interessados em intercâmbio com curso de inglês no exterior..

Por isso, se você é uma dessas pessoas, acompanhe esse artigo e tire suas dúvidas sobre a experiência imersiva em outra cultura e estilo de vida, através do intercâmbio na Irlanda. Vamos lá?

Como estudar inglês na Irlanda?

Em primeiro lugar, vale lembrar como funciona a lei para intercâmbio na Irlanda

A princípio, o visto concedido pela imigração contempla um período de oito meses, sendo seis deles voltados para a realização do curso de inglês no exterior

Assim, o curso para estudar inglês na Irlanda deve ter 25 semanas de duração e mais dois meses de férias. 

A carga horária de aulas é de pelo menos 10 horas por semana e inclui atividades teóricas e práticas, com objetivo de integrar os alunos, professores e a comunidade local.

O ambiente da escola é totalmente preparado para receber os alunos estrangeiros e o idioma predominante é o inglês. Assim, não tem como não aprender a língua!

Os professores são especializados e com ampla experiência no ensino de idiomas para estrangeiros.

A acomodação dos estudantes pode ser feita em residências estudantis ou em casas de famílias locais que recebem estrangeiros.

Na primeira opção, o aluno compartilha um apartamento com demais estudantes estrangeiros e divide as despesas,  as tarefas e as responsabilidades de tomar conta de uma casa.

A acomodação em casas de famílias locais é obrigatória para os intercambistas menores de 18 anos e incluem refeições e demais serviços, como internet, luz, aquecimento, etc.

Em qualquer um dos dois tipos de hospedagem para estudar inglês na Irlanda, as oportunidades de aprendizado do idioma e desenvolvimento pessoal são enormes!

No caso da permissão para estudar e trabalhar na Irlanda durante o intercâmbio, ela é concedida pelo governo irlandês para quem passa uma temporada maior (do que 90 dias) estudando. 

Nesse sentido, esta autorização permite que o participante possa trabalhar 20 horas semanais durante seu período de estudos e até 40 horas por semana durante as férias e feriados.

Saiba mais sobre estudar inglês na Irlanda, destinos, visto e como encontrar um emprego

As cidades da Irlanda são charmosas, cheias de pubs e baladas. Com um cenário impecável, muitas cores, tradições e histórias, são referências em estudo e perfeitas para aprender inglês no exterior.

O estilo de vida das pessoas é bem descontraído, cheio de atividades e encontros ao ar livre, visitas a pontos turísticos e contemplação da natureza. 

Com certeza, você não vai ficar parado durante o seu intercâmbio na Irlanda.

Veja abaixo as principais cidades para o seu intercâmbio na Irlanda

Cada uma das cidades acima oferece condições sensacionais para o estudante fazer um curso de inglês no exterior: segurança, escolas especializadas, transporte acessível e eficiente, história, cultura, natureza e muitas outras atrações.

Seja qual for o lugar escolhido para estudar inglês na Irlanda, o país conta com destinos que vão fazer do seu intercâmbio na Irlanda uma experiência única e inesquecível.

E acreditamos que esta modalidade de estudo e trabalho na Irlanda é uma das formas mais poderosas para o aluno aprender inglês no exterior, como vamos detalhar ao longo deste texto. Continue lendo e descubra tudo.

Como funciona o visto para estudar e trabalhar na Irlanda?

Antes de mais nada, vale lembrar que é permitida a permanência no país e sem a necessidade de visto, por até 90 dias para quem vai estudar inglês na Irlanda.

Então você não precisa se preocupar com visto, se o seu curso tiver até três meses de duração.

Com relação ao visto para estudar e trabalhar na Irlanda é necessário emitir um visto de estudante, que vem com autorização para trabalho, automaticamente. Diferentemente da maioria dos países, o visto é emitido após a chegada ao país. 

Como explicado lá em cima, o curso de inglês no exterior  precisa ter duração mínima de 25 semanas e a carga horária de pelo menos 15 horas por semana. 

O aluno pode trabalhar até 20 horas por semana durante os estudos. Nas férias, a carga de trabalho pode ser de até 40 horas semanais.

Como encontrar um emprego para estudar e trabalhar na Irlanda?

Antes de tudo, em se tratando de conseguir o emprego na Irlanda, é necessário salientar que a procura fica por conta do estudante. 

Muitos supõem que a agência é quem faz essa busca, mas o fato é que a responsabilidade em conseguir um trabalho no país é do próprio aluno. 

Geralmente, os alunos levam, em média, quatro a oito semanas para conseguir uma oportunidade de trabalho.

Mas é claro que tanto a agência quanto a escola vão dar total apoio, principalmente com a orientação e a preparação da documentação necessária.

Além disso, a maioria das vagas de emprego para trabalhar na Irlanda durante os estudos são temporárias e na área de serviços, em bares, pubs, lojas, dentre outros locais.

Confira abaixo as vagas de emprego mais comuns para estudantes de intercâmbio

  • Garçon e garçonete
  • Vendedor(a)
  • Recepcionista
  • Motorista
  • Auxiliar de cozinha
  • Bartender
  • Serviços de limpeza 

Concluindo, a remuneração média salarial para os estudantes do intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda é de aproximadamente 8.65 EUR, dependendo da região.

Dessa forma, seja na Irlanda ou em qualquer outro país, essa modalidade de intercâmbio é uma das maneiras mais eficientes para aprender inglês no exterior. Entenda porque.

Vantagens e motivos para estudar e trabalhar na Irlanda

Sem dúvida, a vivência no destino, onde todas as pessoas utilizam o inglês como forma de comunicação, é uma condição que vai potencializar o seu aprendizado.

Isto porque, as experiências cotidianas junto à população local vão te ensinar muito sobre a cultura, os costumes e tradições locais. Assim, fica muito mais fácil entender o contexto em que a língua é utilizada. 

Ademais, a prática constante do idioma ajuda no aprendizado e na memorização das palavras e expressões mais comuns.

O trabalho em uma empresa internacional confere ao intercambista o desenvolvimento de importantes habilidades e competências profissionais, além de promover soft skills valiosas, como por exemplo:

  • Inteligência emocional
  • Flexibilidade
  • Inter-relacionamento
  • Autoconfiança
  • Autonomia
  • Compreensão da diversidade cultural mundial
  • Responsabilidade

Outra grande vantagem do intercâmbio na Irlanda para estudar inglês e trabalhar é a possibilidade de criar e ampliar um networking internacional que você vai poder usar durante a vida toda!

Mais um ótimo motivo para você estudar e trabalhar na Irlanda é que o seu pagamento será em Euro e, geralmente, é semanal ou quinzenal. 

Assim, se planejar o orçamento, dá para ajudar a pagar o intercâmbio na Irlanda e ainda, quem sabe, realizar aquele sonho de uma trip maneira por outros países do continente europeu!

Mas se o seu objetivo é voltar para o Brasil com uma grana, também dá! É só uma questão de definir prioridades e planejar as despesas do mês.

Então, vantagens e motivos não faltam para estudar e/ou trabalhar na Irlanda, não é mesmo?!. 

Estudar inglês não é apenas estar em sala de aula ou realizar atividades. Logo, a experiência contínua e diária com o idioma, sem dúvida, te fará aprender mais rápido e de forma única, consolidada.

E a Irlanda é um destino que possibilita esta experiência imersiva, que envolve cultura, conhecimento e desenvolvimento pessoal. Seja no curso para estudar inglês ou no curso para estudar e trabalhar. 

Comenta aqui embaixo e conta pra gente o que você achou do destino e das oportunidades para aprender inglês no exterior.

Enfim, você acabou de saber um pouco mais sobre estudar inglês na Irlanda, acho que deu pra sentir se esse é o destino certo para você e suas preferências. Assim, caso você queira saber mais sobre esse destino, conte conosco para tirar suas dúvidas

Referências

https://www.study.eu/country/ireland

https://www.irishimmigration.ie/