Escrito por: Marcelo Melo

Qual a moeda da Irlanda: Conheça as duas moedas em circulação!

Descubra neste artigo, qual a moeda da Irlanda! Confira as duas moedas em circulação nas regiões, e conheça curiosidades sobre o dinheiro da Irlanda!

Início » Blog IE Intercâmbio » Qual a moeda da Irlanda: Conheça as duas moedas em circulação!

Quando o assunto é qual a moeda da Irlanda, é necessário entender que o país é dividido em duas partes: a República da Irlanda, e a Irlanda do Norte.

Devido a isso, qual a moeda da Irlanda vai depender da região, pois é possível encontrar em circulação duas moedas diferentes.

E para você entender melhor qual a moeda da Irlanda, criamos esse artigo com informações, curiosidades e vantagens sobre o dinheiro da Irlanda. Vamos lá? 

Afinal, qual a moeda da Irlanda?

Primeiramente, a moeda da Irlanda é o euro, sempre que estiver falando da República da Irlanda, onde a capital é Dublin, berço de escritores famosos como o Oscar Wilde. 

Porém, na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, a libra esterlina é o dinheiro da Irlanda oficial. 

Sendo assim, um euro é o equivalente a R$6,05 (Fevereiro, 2022), e suas notas são de 5, 10, 20, 50, 100 e 500 euros, e suas moedas são de 5,10, 20, 50 centavos, 1 e 2 euros.

Já na Irlanda do Norte, uma libra esterlina é o equivalente a R$7,19 (Fevereiro, 2022), e suas notas são de 5, 10, 20, e 50 libras, já as moedas são de 1, 2, 5, 10, 20, 50 pence, 1 e 2 libras esterlinas.

4 curiosidades sobre o euro

  1. O euro foi adotado apenas em 1999, porém, teve seu surgimento junto com a união europeia, em meados de 1992;
  2. O euro permitiu a unificação política monetária de quase todo o continente;
  3. É a moeda em comum com mais de 16 países da união européia e outros que não possuem política monetária.

3 curiosidades sobre a libra esterlina

  1. A primeira nota de 10 libras foi produzida em 1797, e até 1855 elas eram assinadas de forma manual;
  2. Até 1914, era guardado o ouro correspondente ao valor das libras em circulação na torre de Londres;
  3. As primeiras notas estão datadas de 1694, época em que foi fundado o banco da Inglaterra, que recolheu todo o ouro em troca de notas promissórias, a libra esterlina.

Viva uma experiência de trabalho na Irlanda e de quebra estude inglês!

Quais as vantagens do dinheiro da Irlanda? 

Bom, quando falamos sobre qual a moeda da Irlanda, o foco principal é o euro, pois, foi uma estratégia da Irlanda para consolidar o país no mercado. 

Dessa forma, o euro atraiu muitos investidores estrangeiros, o que representa atualmente uns 20% da empregabilidade do país. 

Com isso, os setores tecnológicos, a indústria farmacêutica e materiais, representam 38% das exportações, gerando muitos empregos e movimentando a economia. 

Sendo assim, a economia da Irlanda cresceu muito desde a união, transformando o intercâmbio na Irlanda em um dos queridinhos dos intercambistas, devido às vantagens, que são:

Descubra mais sobre qual a moeda da Irlanda com a IE

Viver em um país onde a moeda é valiosa, possui qualidade de vida, segurança, instituições de ensino renomadas e pontos turísticos incríveis, é um sonho, né? 

E esse sonho é possível com a IE, no intercâmbio na Irlanda, onde o intercambista pode estudar e trabalhar!

E agora que você já sabe mais sobre qual a moeda da Irlanda, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e voe rumo aos seus sonhos. 

Fale com nossos especialistas via Whatsapp