IELTS: entenda o que é, por que fazer e para que serve o exame

IELTS: entenda o que é, por que fazer e para que serve o exame

Os estudantes que desejam fazer algumas modalidades específicas de intercâmbio precisam comprovar conhecimento no idioma. No caso do inglês, existem vários exames de proficiência, mas hoje nós vamos falar sobre o IELTS, um dos mais conhecidos. 

Do mesmo modo, já falamos aqui sobre o TOEFL, um exame correspondente ao mesmo idioma do exame que falaremos neste artigo. Se você tem dúvidas sobre esse tipo de procedimento e deseja saber mais sobre as possibilidades, fica aqui com a gente.

O IELTS pode ser o exame ideal para a sua modalidade de programa, por isso é extremamente importante que você atente-se ao processo. 

Nesse sentido, para deixar ainda mais claro para você, o IELTS é a sigla para International English Test System, ou seja, mais um teste oficial de proficiência em inglês que é realizado para comprovar o nível de conhecimento de uma pessoa em relação ao idioma. 

Assim, esse tipo de teste é solicitado por diversas instituições ao redor do mundo como uma prova que afirme legalmente essas habilidades. Alguns órgãos e inclusive empresas às vezes acabam solicitando esse tipo de exame no momento de uma contratação, por exemplo.

O IELTS é uma das preferências das instituições quando o assunto é teste de proficiência. Apesar de existirem outras opções, ele é um dos mais requisitados. A forma como ele é construído, sua aplicação e a assertividade com o resultado são levados em conta.

Uma coisa importante de falar é que nem todos os programas para o exterior solicitam uma comprovação desse cunho, certo? Ou seja, se você tem o desejo de fazer um intercâmbio, mesmo sem ter conhecimento do idioma, você pode sim. 

Dá uma conferida nas outras possibilidades de exames de proficiência em inglês que você pode fazer ou mesmo podem ser exigidos:

  • TOEFL
  • Cambridge
  • TOEIC
  • EF SET
  • GMAT

Entenda por que fazer e como se preparar para o exame de proficiência IELTS:

 

Primeiramente, a necessidade de fazer esse teste pode vir através de uma escolha pessoal ou mesmo por solicitação de algum órgão, instituição ou empresa que se utilizam desse tipo de comprovação para analisar o nível de idioma de alguém.

O teste reflete de forma única, prática e verdadeira a forma como você utiliza o idioma inglês, seja para estudar, trabalhar ou mesmo viver onde o idioma é a língua mais falada. Por isso, o teste não é eliminatório, certo?

Diversos são os motivos para você fazer o exame, dentre eles está a possibilidade de estudar e trabalhar no exterior. Além disso, não é segredo para ninguém, que o idioma é o mais falado no mundo, então tem uma relevância significativa no mercado.

O exame também é importante porque você consegue ter um resultado seguro e ainda comprovar, que tem um conhecimento generoso no idioma. Não só a cargo profissional, mas pessoal, você passa a ter os objetivos melhor definidos através de um resultado como esse.

No seu próprio país de origem isso pode te ajudar no momento de procura de um emprego, tendo em vista que muitas empresas têm como pré-requisito esse tipo de conhecimento.

Dessa forma, para se preparar para o exame é importante que você estude, mas principalmente pratique. Seja lendo, ouvindo uma música em inglês ou mesmo assistindo uma série. Caso tenha contato com alguém que possua fluência, peça ajuda.

 

Por fim, independente do exame que você faça, seja o IELTS ou outro, entenda a importância de fazer. Porém, caso não tenha nenhum conhecimento, o Curso de Idiomas no exterior vai, sem dúvida, satisfazer seu desejo de aprender e aperfeiçoar um idioma. 

Se ficaram dúvidas sobre como se planejar para um intercâmbio ou mesmo em qual programa é preciso fazer um exame como esse, contate nossos especialistas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *