Escrito por: Marcelo Melo

Por que imigrar para o Canadá? Saiba tudo neste GUIA completo

Descubra os principais motivos para imigrar para o Canadá, maiores vantagens, conheça o país e programas para imigrar para o Canadá.

Início » Blog IE Intercâmbio » Por que imigrar para o Canadá? Saiba tudo neste GUIA completo

Que o Canadá é um dos principais destinos presentes na lista dos brasileiros para fazer intercâmbio, isso todo mundo já sabe. Mas hoje em dia, a vontade da galera não é apenas estudar no Canadá. A cada ano, aumenta o desejo dos jovens de imigrar para o Canadá.

Isto porque o país vem conquistando o coração de muitas pessoas, por todas as oportunidades que dispõe, os requisitos legais e as condições para imigrar para o Canadá.

Nesse sentido, imigrar para o Canadá é sinônimo de desenvolvimento de carreira, maior empregabilidade, autonomia, segurança e muita qualidade de vida. 

Sem dúvida que há diversos outros quesitos que compõem essa lista de motivos, mas a verdade é que o país também oferece uma grande variedade de programas de imigração.

Na verdade, o Canadá é um dos países que mais promove a migração de estrangeiros, não só para brasileiros mas para imigrantes de todo o mundo. 

Praticamente todos os anos, o país realiza programas oficiais de migração e motiva bastante a ida de milhares de estrangeiros para morar no Canadá.

E se você quer estudar no Canadá, saiba que o país também conta com facilidades para você aprender idiomas, fazer high school ou até mesmo cursar uma graduação ou pós-graduação.

Também há programas específicos para você estudar e trabalhar no Canadá de forma segura e legal.

O que saber antes de imigrar para o Canadá?

Se você é um dos apaixonados por esse destino e quer viver uma experiência no exterior única, motivadora e muito recompensadora, não saia daqui! 

Vamos apresentar para você as principais características deste grandioso destino, para que você o conheça muito bem antes de imigrar para o Canadá.

O Canadá está localizado na América do Norte, à sudoeste da Groenlândia e faz fronteira somente com os Estados Unidos. Seu litoral é banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico. Confira no mapa abaixo:

Apesar de possuir a segunda maior área territorial do mundo, com vasta área preservada, o Canadá é um país que tem uma população pequena para seu tamanho.

São aproximadamente 38 milhões de pessoas, que ocupam cidades em 10 províncias e 3 territórios. A capital é Ottawa e as 3 maiores cidades são:

  • Toronto, que tem cerca de 6 milhões de residentes
  • Montreal, com pouco mais de 4 milhões de pessoas
  • Vancouver, com aproximadamente 2,5 milhões de moradores

Seu grande desenvolvimento econômico e tecnológico possibilita aos seus habitantes e visitantes usufruir de completa infraestrutura, com um alto padrão de qualidade de vida. 

Nesse sentido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Canadá é de  0,913, considerado muito alto. O do Brasil é 0,755 (alto).

Outro aspecto importante sobre o país diz respeito à sua história. Colonizado principalmente pelo império britânico e pela França, o país conta com uma forte herança cultural inglesa e francesa.

Um exemplo disso é a utilização dos idiomas inglês e francês como línguas oficiais do país. Isso mesmo, você pode fazer intercâmbio no Canadá para aprender as duas línguas!

Com relação às condições climáticas, o Canadá possui um clima temperado na maior parte do tempo e bastante frio, para nossos padrões. 

A grande amplitude térmica é uma das suas principais características meteorológicas. 

Isto ocorre devido à vastidão do território, as características do relevo montanhoso e litorâneo e a sua localização próxima ao ártico, fazem com que ocorram grandes variações de temperatura, mesmo em um único dia.

Então, a dica é: prepare-se para o frio e leve agasalhos na bagagem mesmo durante o verão! Confira o clima em Toronto agora!

Como imigrar para o Canadá?

O país possui vários programas oficiais de imigração que são abertos de forma regular e estrangeiros do mundo todo podem se candidatar.

Contudo, como depende da legislação canadense, a aprovação do visto de imigrante depende do cumprimento de uma série de requisitos legais, econômicos e administrativos.

Atualmente, dentre todos os programas oficiais disponíveis, os mais concorridos são:

  • Entrada Expressa – possibilita imigrar para o Canadá como trabalhador qualificado em áreas específicas.
  • Patrocínio familiar – viabiliza a imigração através do patrocínio de seus parentes, cônjuge, parceiro, filhos, pais e avós.
  • Candidatos provinciais – pode acontecer quando há indicação de uma província ou território canadense.
  • Trabalhadores qualificados selecionados em Quebec – é específico para trabalhadores qualificados trabalharem na província de Quebec (onde estão as cidades de Quebec e Montreal).
  • Programa de Imigração do Atlântico – permite a imigração após a graduação em uma escola em New Brunswick, Prince Edward Island, Nova Scotia, Newfoundland e Labrador. Ou, trabalhando em alguma empresas destes destinos.

Agora, descubra as principais razões para o segundo maior país do mundo estar sempre na lista de prioridades dos brasileiros que desejam morar no exterior.

Quais os principais motivos para morar no Canadá?

  • Qualidade das cidades 
  • Sensação de segurança
  • Nível da educação
  • Hospitalidade
  • Oportunidades de trabalho

As cidades canadenses são excelentes para se viver

Em primeiro lugar, as cidades canadenses são bem desenvolvidas e têm bastante foco em melhorar a sua economia cada vez mais, com investimentos em infraestrutura e tecnologia.

Também são grandes incentivadoras de políticas de proteção ao meio ambiente, com inúmeras reservas naturais e áreas verdes protegidas, o que deixa o ambiente ainda mais agradável. 

Além disso, ao imigrar para o Canadá, o estrangeiro vai poder usufruir de um sistema de ensino completo e de alta qualidade, que contempla escolas primárias, high school e universidades públicas e particulares.

E para quem deseja fazer um intercâmbio nesse destino e já ir testando como é morar no Canadá, confere algumas das cidades disponíveis:

  • Toronto
  • Vancouver
  • Montreal

A receptividade da população do Canadá e o acolhimento ao estrangeiro

Antes de tudo, você precisa saber que o Canadá é um dos países mais multiculturais do mundo e suas cidades abrigam comunidades de diversas culturas e etnias.

E também por esta razão, toda a população do país, incluindo nativos e estrangeiros, têm enorme respeito pelas diferenças culturais e diversidade de todos os que escolhem imigrar para o Canadá.

Além disso, o altíssimo grau de educação de todo o povo canadense contribui para a disseminação de uma cultura baseada no respeito ao semelhante e no acolhimento ao estrangeiro.

Principalmente quando se trata de estudantes estrangeiros que vêm estudar no Canadá.

Segundo pesquisas, o país é um dos destinos mundiais que mais recebe alunos internacionais em suas escolas, colleges e universidades.

Enfim, saiba ainda que a educação é um dos requisitos legais observados para quem quer imigrar para o Canadá, onde o sistema de imigração leva em conta itens como qualificação profissional e mérito acadêmico.

Muitas oportunidades para trabalhar no Canadá

Em primeiro lugar, como a população nativa do país não cresce em porcentagens acentuadas e significativas, o intuito é atrair profissionais de outros países para trabalhar no Canadá, ocupar vagas ociosas e suprir as necessidades da economia. 

Igualmente, devido ao grande desenvolvimento do país e a estabilidade da sua economia, as oportunidades de emprego para trabalhar no Canadá são numerosas e variadas.

Principalmente nas áreas que exigem maior especialização, como engenharia, saúde, tecnologia, por exemplo. 

Aliás, a qualificação acadêmica pode ser um dos requisitos legais exigidos para quem quer imigrar para o Canadá. Entretanto, independentemente do seu nível acadêmico, há trabalho disponível para você

Mas é óbvio que dependendo do seu grau de escolaridade, as chances de conseguir algo melhor são maiores. Ademais, as ofertas de emprego conferem salários bastante competitivos. 

Morar no Canadá é sinônimo de segurança

Acredite, um país que possui uma boa reputação, e é considerado o 2° melhor país do mundo para se viver, reconhecido pela alta qualidade de vida, também se preocupa com a segurança dos estrangeiros. 

Mais uma fama que o Canadá carrega com bastante confiança, dignidade e competência. 

A segurança é incontestável e começa desde o primeiro contato com os habitantes locais e vai até a vivência como um nativo.

O salário para trabalhar no Canadá é adequado ao custo de vida no país

Sim, dá pra morar no Canadá e se manter dignamente com o salário recebido, que é em Dólares Canadenses.

Apesar dos salários mínimos variarem de acordo com as províncias, territórios e cidades no país, além de onde você vai trabalhar no Canadá, isso não te impossibilita de viver confortavelmente bem onde estiver. 

Nesse sentido, algo que sempre gostamos de reiterar é que, como em qualquer lugar do mundo, seu padrão de vida obviamente precisa seguir suas condições salariais, mas o fato é que é possível viver bem no Canadá com os salários pagos.

O Canadá é o país da multiculturalidade

Por receber inúmeros estrangeiros, de forma regular e organizada, o Canadá é um país extremamente multicultural e aberto à diversidade.

Este é um fator que acaba se tornando bastante positivo e motivador quando se fala sobre respeito aos estrangeiros, que vêm estudar no Canadá e seus respectivos costumes e tradições.

E representa um atrativo a mais para todo visitante de outro país que, ao vivenciar este ambiente multidiversificado, conhece e assimila novas idéias, abre a cabeça e expande seus horizontes.

Consequentemente, a sensação de aprender coisas novas a cada dia potencializa a percepção das características do destino e faz este processo ter ainda mais valor. 

Com certeza, imigrar para o Canadá possibilita expandir a consciência para compartilhar experiências e criar novas relações. 

A qualidade do ensino favorece o intercâmbio para estudar no Canadá

Antes de tudo, o Canadá leva o assunto educação muito a sério e, por isso, o país possui um dos melhores sistemas de educação em todo o mundo. 

A maior parte dos seus habitantes são alfabetizados e o país faz grandes investimentos anuais para prover um ensino de primeira qualidade. Tanto para nativos como para estrangeiros. 

Não é atoa que o incentivo ao estudo é extremamente forte no país e, nesse sentido, um dos principais motivos que levam as pessoas de outros lugares a optar por imigrar para o Canadá.

Seja um intercâmbio para aprender um idioma, cursar o high school, ingressar em uma universidade ou mesmo qualquer outra modalidade de curso, o Canadá sempre está entre as referências mundiais nesse quesito! 

Isto porque o país sedia algumas das melhores instituições de ensino superior no mundo, segundo o ranking do Times Higher Education 2021 (THE), como por exemplo:

  • Universidade de Toronto
  • Universidade da Colúmbia Britânica
  • McGill University
  • Universidade de Alberta
  • McMaster University
  • Universidade de Montreal

Em conclusão, para conseguir imigrar para o Canadá é importante que você fique atento aos períodos de inscrição e requisitos legais que precisam ser observados. 

Mas, se o seu perfil está mais para quem deseja viver somente uma experiência de estudar no Canadá, não deixe de tirar suas dúvidas com uma agência especializada. 

Você pode conversar com nosso consultor e saber tudo sobre os programas e as principais cidades destino para o seu intercâmbio no Canadá

Mas, para te dar um gostinho, vamos apresentar para você os programas de intercâmbio mais concorridos para estudar no país.

Imigrar para o Canadá: Quais os tipos de intercâmbio no Canadá?

O Canadá é, sem dúvidas, um destino que abre portas para o seu crescimento acadêmico e profissional. E por isso, oferece diversas opções de programas de intercâmbio para estrangeiros.

  • Intercâmbio com curso de idioma
  • Intercâmbio para Estudar e Trabalhar
  • Intercâmbio em Universidade, College ou Faculdade
  • High School (ensino médio)
  • Férias Teen – Discover Vancouver

Sem dúvida, um intercâmbio no Canadá pode aumentar as suas chances de decidir morar no país.

Não há quem retorne de um intercâmbio no Canadá e não sinta a sensação de dever cumprido. 

Entretanto, mesmo assim, compartilham aquele sentimento de querer mais e mais.

Por fim, o foco da IE é encontrar a melhor opção para o seu propósito e juntos traçarmos opções para você estudar, trabalhar ou, quem sabe, imigrar para o Canadá!

Referências

https://www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.html

https://www.immigration.ca/

Deixe um comentário