Escrito por: Marcelo Melo

Opções de trabalho no Canadá: entenda como funciona

Descubra as oportunidades de trabalho no Canadá para 2022. Conheça o intercâmbio no Canadá e saiba como e onde trabalhar no exterior.

Início » Blog IE Intercâmbio » Opções de trabalho no Canadá: entenda como funciona

Você tem aquela vontade de morar fora do Brasil e trabalhar no exterior? Viver em um país desenvolvido, hospitaleiro e com alto padrão de qualidade de vida? Claro que sim, né?! Então fique com a gente e descubra tudo sobre o trabalho no Canadá!

No post de hoje você vai saber como conseguir um emprego no Canadá. E ainda, vai descobrir que há oportunidades de emprego disponíveis para trabalho no Canadá, de forma legal e segura, inclusive através de um intercâmbio no Canadá.

Posso conseguir um trabalho no Canadá através de um intercâmbio?

Sim, nesse sentido, o trabalho no Canadá é possível para alunos de cursos profissionalizantes, de cursos superiores em uma universidade ou college, ou a convite de alguma empresa local.

Ao longo deste texto vamos explicar para você tudo sobre como aproveitar as oportunidades de emprego no país, disponíveis para quem vai estudar e trabalhar no exterior

É importante comentar também que o Canadá é um dos principais destinos mundiais de intercâmbio para aprender idiomas, tanto o inglês como o francês. 

E, em qualquer momento, você pode consultar nosso especialista em intercâmbio no Canadá para tirar dúvidas e orientar você com as melhores dicas! 

Igualmente, é possível conseguir um emprego no Canadá candidatando-se para um dos programas oficiais de migração para o país. 

Isto porque, devido à falta de mão de obra local, frequentemente, o governo canadense disponibiliza milhares de vistos de trabalho no Canadá, em várias áreas de negócios.

Onde há vagas para trabalho no Canadá?

Constantemente, há diversos setores e cargos com oportunidades de emprego disponíveis para serem preenchidas, de forma rápida e assertiva.

Confira abaixo onde estão a maioria das vagas de emprego disponíveis para trabalho no Canadá:

  • Administração e Recursos Humanos – analistas de negócios, supervisores de RH
  • Alimentação – auxiliares de cozinha, chefs, garçons
  • Atendimento ao Cliente – recepcionistas
  • Comércio e Serviços – vendedores, gerentes de lojas
  • Construção Civil – operário geral, mestre de obras, engenheiros, marceneiros
  • Hospitalidade e Turismo – agente de viagens, recepcionistas de hotéis
  • Marketing – analistas especialistas em marketing digital
  • Tecnologia da Informação (TI) – analistas, programadores, gerentes de TI
  • Transportes e Logística – motoristas de caminhão, ônibus e empilhadeiras
  • Saúde – cuidadores, enfermeiros, radiologistas

E, com certeza, os destinos onde há mais vagas de emprego para trabalho no Canadá são as maiores cidades, mais ricas e desenvolvidas.

Faça seu intercâmbio no Canadá com a IE

8 maiores cidades do Canadá para trabalhar

  1. Toronto, que é a maior cidade do país, com 3 milhões de habitantes
  2. Montreal (2 milhões), a 2ª maior cidade no mundo onde se fala francês (depois de Paris)
  3. Calgary, com 1,3 milhões de habitantes
  4. Ottawa, que é a capital do país, com 950 mil residentes
  5. Edmonton, com uma população de cerca de 940 pessoas
  6. Mississauga, com aproximadamente 730 mil moradores
  7. Winnipeg (715 mil), famosa por sediar os Jogos Pan Americanos em 1967 e 1999
  8. Vancouver, a “cidade verde”, que tem cerca de 650 mil moradores

Contudo, é preciso verificar as condições e os requisitos exigidos por cada uma das vagas de emprego no Canadá, que podem ser temporárias ou permanentes.

Ademais, as cidades, províncias e territórios no Canadá podem ter seus próprios requisitos para oferta de vagas para estrangeiros. 

A província de Quebec, por exemplo, tem um programa específico para receber imigrantes estrangeiros que decidem morar no país e precisam ter trabalho no Canadá.

No caso dos estudantes do intercâmbio no Canadá, na maioria das vezes, as vagas disponíveis são temporárias e exigem pouca ou nenhuma formação e experiência.

Entretanto, os estudantes que quiserem se candidatar às vagas disponíveis para trabalhar no Canadá devem possuir o nível mínimo de fluência intermediária no idioma.

Este requisito é necessário porque algumas ocupações podem exigir habilidades avançadas de escrita, leitura, compreensão e fala do idioma. 

Além, é claro, de muita vontade e disposição para contribuir com a empresa, interagir com os demais colaboradores e aprender muito!

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre as condições para conseguir um emprego no Canadá, de forma temporária, como estudante, ou um emprego permanente, para aqueles que desejam morar no país.

Então, se você tem este maravilhoso sonho de morar fora, estudar e trabalhar em um destino no primeiro mundo como o Canadá, pode devorar o nosso conteúdo abaixo e começar a planejar a melhor fase da sua vida!

Emprego no Canadá para estudantes estrangeiros

Pelos nossos programas personalizados de intercâmbio no Canadá, o aluno pode trabalhar legalmente por um período específico, durante o período em que está matriculado.

Podem ser cursos profissionalizantes ou superiores, em colleges ou universidades do Canadá, desde que sejam reconhecidas pelo governo local e autorizadas para tal atividade.

E esta é uma super vantagem do país, pois o Canadá conta com muitas universidades ranqueadas entre as 200 melhores do mundo, segundo a publicação do Times Higher Education 2022 (THE). Confira a tabela com as sete melhores colocadas.

7 melhores universidades do Canadá e sua colocação no ranking mundial

Universidade / cidadeRanking no CanadáRanking no Mundo
Universidade de Toronto – Toronto1º Lugar18ª Colocação
Universidade da Colúmbia Britânica – Vancouver2º Lugar37º Colocação
Universidade McGill – Montreal 3º Lugar44ª Colocação
Universidade McMaster – Hamilton4º Lugar80ª Colocação
Universidade de Montreal – Montreal5º Lugar88ª Colocação
Universidade de Alberta – Edmonton6º Lugar125ª Colocação
Universidade de Ottawa – Ottawa7º Lugar162ª Colocação

Agora, vamos conhecer os 5 requisitos básicos, exigidos pelo governo canadense, para que um aluno estrangeiro possa trabalhar durante o seu curso profissionalizante no Canadá:

  1. Visto válido para estudo e trabalho no Canadá (solicitado no Brasil)  
  2. Nível mínimo de inglês intermediário
  3. Estar cursando um curso profissionalizante com pelo menos 12 semanas de duração
  4. Possuir atestado médico válido
  5. Documentação pessoal e profissional atualizada (consulte nosso especialista IE)

Veja mais sobre o programa IE de intercâmbio para estudo e trabalho no Canadá:

  • Visto: com permissão para estudo e trabalho, solicitado no Brasil, antes do embarque
  • Duração mínima do curso profissionalizante: 26 semanas
  • Carga horária mínima de aulas: 20 ou 40 horas por semana
  • Período do trabalho: durante o período das aulas
  • Horas permitidas: 20 horas durantes as aulas e 40 horas nas férias e feriados
  • Salário médio: CAD 13 por hora – pode variar de acordo com a cidade/província

Além do Canadá, a IE oferece programas incríveis de intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior de forma legal e segura. Confira outras opções de destinos sensacionais:

Demais destinos para trabalhar legalmente fora do Brasil

Trabalho no Canadá para migrantes

E se o seu desejo é se mudar definitivamente para o Canadá, saiba que existem opções para isso também! E, dessa forma, com certeza você vai poder trabalhar legalmente no país.

Para se candidatar, antes de mais nada, você deve buscar as empresas canadenses que estão contratando e se candidatar para a vaga desejada.

Nesse sentido, as condições para conseguir oportunidades de emprego no exterior são bem específicas e, geralmente, exigem alta qualificação e experiência também!

Assim, a partir do interesse da empresa local em contratar você, é possível iniciar o processo junto ao governo canadense e solicitar o visto de trabalho. 

O processo pode ser bem complexo, demorado e exige a apresentação de diversos documentos específicos e formulários oficiais preenchidos. Por isso, é importante uma orientação profissional especializada.

Mas, sem dúvida, dentre todos os documentos solicitados, o mais importante é a declaração da empresa canadense, justificando a sua contratação. 

Além disso, a empresa deve apresentar uma declaração se responsabilizando por você, funcionário estrangeiro, naquela posição específica.

Dessa forma, é a partir dela, como sua patrocinadora, que todo o processo para conseguir um emprego no Canadá tem início. 

E, como citado lá em cima, as vagas exigem maior qualificação do candidato, como graduação, especialização e, sobretudo, experiência profissional na área pretendida.

De todas as formas, as condições e exigências para obter o visto de trabalho podem mudar, de acordo com as leis dos países.

E é por isso que sempre recomendamos que você confirme todos os detalhes do procedimento para obtenção da autorização para trabalho no Canadá junto ao governo canadense.

Além disso, também é importante conferir todas as informações de mercado, referentes às vagas disponíveis na sua área profissional, de trabalho permanente para estrangeiros no país.

Faça um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá com a IE

Agora, quanto ao processo para estudar e trabalhar no exterior, através do intercâmbio no Canadá, pode deixar com a gente! Nossos consultores sabem TUDO sobre isso! 

Eles vão te ajudar a escolher o melhor programa, de acordo com os seus objetivos profissionais e preferências pessoais. Há muitas opções de trabalho no Canadá esperando por você!

Referências

https://www.canadavisa.com/working-in-canada.html

https://www.canada.ca/en/services/jobs/opportunities.html