Escrito por: Marcelo Melo

Opções de trabalho no Canadá: entenda como funciona

Primeiramente, excelente infraestrutura e alto nível de qualidade de vida são as principais razões para estudantes escolherem este país para …

Início » Blog IE Intercâmbio » Opções de trabalho no Canadá: entenda como funciona

Primeiramente, excelente infraestrutura e alto nível de qualidade de vida são as principais razões para estudantes escolherem este país para aprender inglês, que é a sua língua oficial. E, sobretudo, as possibilidades de trabalho no Canadá também atraem muitos brasileiros.

Dessa forma, atualmente, existem diversas formas de conseguir trabalho no Canadá de forma legal, seja através do intercâmbio para um curso profissionalizante, do ingresso num curso superior em uma universidade, ou à convite de alguma empresa local.

Nesse sentido, o trabalho no Canadá também é possível para os brasileiros que desejam migrar para o país. Isto porque, devido à falta de mão de obra local, frequentemente, o governo canadense disponibiliza milhares de vistos de trabalho, em diversas áreas de negócios.

Constantemente, há diversos setores e cargos com vagas disponíveis e rápidas para serem preenchidas, conforme abaixo.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Vagas de emprego no Canadá

  • Administração e Recursos Humanos – analistas de negócios, supervisores de RH
  • Alimentação – auxiliares de cozinha, chefs, garçons
  • Atendimento ao Cliente – recepcionistas
  • Comércio e Serviços – vendedores, gerentes de contas
  • Construção Civil – operário geral, mestre de obras
  • Marketing – analistas especialistas em marketing digital
  • Tecnologia da Informação (TI) – analistas, programadores, gerentes de TI
  • Transportes e Logística – motoristas de caminhão, ônibus e empilhadeiras
  • Turismo – agente de viagens, recepcionistas de hotéis
  • Saúde – enfermeiros, radiologistas

Contudo, é preciso verificar as condições e os requisitos exigidos por cada ocupação de trabalho no Canadá, que pode ser temporária ou permanente.

Na maioria das vezes, as vagas destinadas aos estudantes de intercâmbio são temporárias e exigem pouca ou nenhuma formação e experiência.

Entretanto, os candidatos às vagas devem possuir o nível mínimo de fluência intermediária no idioma, uma vez que as ocupações podem exigir habilidades avançadas de escrita, leitura, compreensão e fala do idioma.

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre as condições para conseguir um emprego no Canadá, de forma temporária, como estudante, ou um emprego permanente, para aqueles que desejam morar no país.

Trabalho no Canadá para estudantes

Através dos nossos programas de estudo e trabalho no exterior, oferecidos para vários destinos, o aluno pode trabalhar legalmente por um período específico, desde que esteja matriculado em um curso, numa escola reconhecida pelo governo local.

Vamos conhecer os requisitos básicos, exigidos pelo governo canadense, para que um aluno possa trabalhar durante o seu curso profissionalizante:

  • Visto válido para estudo e trabalho (solicitado no Brasil)
  • Nível de inglês intermediário, pelo menos
  • Estar cursando um curso profissionalizante de, pelo menos, 12 semanas
  • Exame médico válido
  • Documentação pessoal e profissional válida (consulte nosso especialista IE)

Veja detalhes sobre nosso programa especial de intercâmbio para estudo e trabalho no Canadá:

  • Duração mínima do curso: 26 semanas em curso profissionalizante
  • Carga horária mínima: 20 ou 40 horas por semana
  • Tempo do trabalho: durante o período de estudo
  • Horas permitidas: 20 horas durantes as aulas e 40 horas nas férias e feriados
  • Remuneração média: CAD 13 por hora – pode variar de acordo com a cidade
  • Visto: com permissão para estudo e trabalho, solicitado no Brasil, antes de viajar

Emprego no Canadá para migrantes

E, para quem deseja migrar para morar permanentemente no Canadá, há também opções de trabalho legal no país. A princípio, o candidato deve buscar as empresas canadenses que estão contratando e se candidatar para a vaga desejada.

A partir do interesse da empresa em contratar o candidato, o processo pode ser iniciado junto às autoridades canadenses e inclui a apresentação de diversos documentos e formulários oficiais preenchidos.

Dentre todos, o mais importante e decisivo é justamente a declaração da empresa canadense, justificando e responsabilizando-se pela contratação do novo funcionário estrangeiro, naquela posição específica.

Dessa forma, é a partir dela, que todo o processo para conseguir um emprego no Canadá tem início. E, nesse caso, as vagas exigem maior qualificação e, sobretudo, experiência profissional do candidato.

Em conclusão, como as condições e exigências de visto podem mudar, sugerimos sempre confirmar, juntos às autoridades canadenses, todas as informações referentes às vagas disponíveis para trabalho permanente para estrangeiros no país.

Agora, quanto ao processo para estudar e trabalhar no exterior, pode deixar com a gente!

Antes de mais nada, nossos especialistas vão te ajudar e orientar em tudo o que você precisa saber para se candidatar a uma vaga de trabalho no Canadá! Confira aqui!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

1 comentário em “Opções de trabalho no Canadá: entenda como funciona”

Deixe um comentário