Escrito por: Marcelo Melo

Tudo sobre o Canadá – cultura, clima, culinária e muito mais

Quer estudar no exterior? Descubra tudo sobre o Canadá: localização, geografia, clima, cultura, culinária, principais cidades e pontos turísticos.

Início » Blog IE Intercâmbio » Tudo sobre o Canadá – cultura, clima, culinária e muito mais

Contamos recentemente aqui algumas coisas sobre a Austrália e vários outros países. Hoje decidimos contar tudo sobre o Canadá, um dos países mais incríveis para morar e estudar.

Claro que são muitas coisas que envolvem este destino tão popular para intercâmbio e seria quase impossível falar tudo sobre o Canadá em tão pouco espaço. Nesse sentido, abordaremos alguns itens mais relevantes para os intercambistas brasileiros.

Dessa forma, nossa lista com tudo sobre o Canadá é composta de informações sobre a localização, a geografia, o clima, a cultura, a culinária, as principais cidades do Canadá e seus pontos turísticos mais disputados.

Além disso, vamos te mostrar as oportunidades de realizar um programa de intercâmbio para estudar e morar no Canadá que, como já citado, é sim um dos destinos mais requisitados e bem vistos por quem deseja viajar para estudar no exterior.

Então, vamos começar te apresentando as 9 principais cidades do Canadá para você estudar, seja para aprender um idioma, fazer o high school ou ingressar em uma universidade ou college internacional. Veja abaixo e escolha em qual cidade você gostaria de morar no Canadá.

Tudo sobre o Canadá: 9 principais cidades canadenses

  1. Toronto (a maior cidade com cerca de 3 milhões de habitantes)
  2. Vancouver
  3. Montreal
  4. Quebec
  5. Ottawa (a capital do país)
  6. Winnipeg
  7. Banff
  8. Victoria
  9. Calgary

Cada uma destas cidades do Canadá guarda características singulares em relação ao clima, ao relevo, às atrações e ao estilo de vida. Mas uma coisa é comum a todas elas e muito importante para você, que deseja morar no Canadá para fazer intercâmbio: a hospitalidade!

Sim, o Canadá é um país que possui uma população extremamente receptiva e aberta a estrangeiros. Também é composta por grande diversidade étnica e cultural, servido de casa para europeus, latinos, asiáticos e, é claro, os nativos canadenses!

Tudo sobre o Canadá: localização e geografia

O país é o segundo maior do mundo em área territorial, atrás apenas da Rússia. Está situado na América do Norte e faz fronteira com os Estados Unidos. Tem dez províncias e 3 territórios e conta com alto desenvolvimento e elevado padrão de qualidade de vida.

Confira a localização do Canadá no mapa abaixo:

E uma informação que nem todo mundo sabe é que o país possui mais de um idioma oficial. Além do inglês, o francês também é amplamente utilizado no país, principalmente na província de Quebec.

Isso acontece por toda influência que o país sofreu do Reino Unido e da França, e por uma carga histórica bem representativa muito forte. A moeda do país é o dólar canadense e o sistema do governo é a monarquia constitucional federal.

A vastidão do país abriga cerca de 34,4 milhões de pessoas e uma grande biodiversidade, com paisagens de tirar o fôlego, que incluem extensas florestas, planícies, montanhas, lagos, rios e praias de grande beleza.

Suas duas maiores e principais cidades são Toronto e Vancouver. Mas Quebec e Montreal não estão muito atrás disso. Ottawa é a capital do país.

Tudo sobre o Canadá: clima

Antes de mais nada, você precisa saber que o clima  no Canadá pode ser bastante instável e apresentar temperaturas extremas em poucas horas. 

Isto acontece por causa da imensidão territorial do país e seu imenso litoral, que recebe muitos ventos do oceano, além da proximidade do continente ártico.

Nesse sentido, as temperaturas médias no Canadá variam muito de acordo com a região, podendo chegar a -30ºC no inverno, com muita neve, e mais de 38ºC no verão. É comum também que as temperaturas variem cerca de 20º no mesmo dia!

Confira o clima em Toronto agora!

Assim, ao arrumar a sua mala para o intercâmbio, lembre-se de levar agasalhos e roupas mais leves também!

Tudo sobre o Canadá: cultura

A primeira coisa que você precisa saber dentre tudo sobre o Canadá é que o país tem uma cultura muito diversificada. Isto porque, historicamente, o país sempre motivou a vinda de imigrantes para seu território.

Dessa forma, atualmente, o Canadá é um país multicultural, com influências de diversos povos que refletem nas músicas, na religião e, sobretudo, na imensa multiculturalidade.

O que é muito bom inclusive para os estrangeiros, pois isso faz com que eles saibam viver com isso. E, não só saibam conviver, mas tenham bastante respeito e apreço pelos estrangeiros, principalmente os estudantes.

Além disso, morar no Canadá é sempre estar compartilhando. Uma coisa que eles dão muito valor nessa troca é transmitir um pouco da sua história e costumes para quem chega de fora e, em contrapartida, aprender e descobrir novas culturas. É muito fácil interagir com os nativos!

Em se tratando de religiosidade, apesar da maioria dos canadenses serem católicos, o país não tem uma vertente religiosa oficial. Até porque a diversidade acomete também nessa parte da história. Muitos se identificam com o budismo, hinduísmo, dentre outros.

Tudo sobre o Canadá: culinária

Agora, falando da gastronomia do Canadá, as influências nos pratos não poderiam ser diferentes.

Com herança de tantas marcas históricas, principalmente da França e do Reino Unido, que foram os primeiros colonizadores, assim como dos imigrantes mais recentes, como comentado lá em cima.

E, dentre tudo sobre o Canadá, é muito importante a gente falar sobre isso porque a alimentação no exterior é algo que preocupa alguns intercambistas que vão morar no país, principalmente nos intercâmbios mais longos. Então, viemos aqui acabar com esse mito!

Afinal, sempre há um ou outro alimento que satisfaça os gostos de alguém. Além disso, é comum que em alguns países tenham restaurantes brasileiros. Porém, não se preocupe, dá pra comer bem nas cidades do Canadá.

Quer conhecer alguns dos pratos típicos do país? Confere abaixo:

  • Split Pea Soup – a famosa sopa de ervilhas que acompanha carne de porco;
  • Poutine – porção de batata frita com queijo, molho de pimenta e carne;
  • Smoked Meat – sanduíche de carne defumada;
  • Peameal Bacon – toucinho de porco enrolado na farinha de milho;
  • Maple Syrup – famosa calda para waffles e panquecas; 
  • Bannock – um famoso pão canadense.

Tudo sobre o Canadá: principais pontos turísticos

Sem dúvida a imensidão territorial, o grande desenvolvimento social e econômico e a imensa diversidade natural e cultural do país contribuem para que o Canadá ofereça inúmeras opções de pontos turísticos, capazes de atender a todos os perfis e idades de visitantes.

São belezas naturais, costumes locais, monumentos e eventos que superam as expectativas até do turista mais exigente! Confira os 10 mais populares entre os pontos turísticos mais disputados do país.

10 Principais pontos turísticos do Canadá

  1. Aquário Ripley´s, em Toronto
  2. Monte Royal, em Montreal
  3. Stanley Park, em Vancouver
  4. Niagara Falls, em Ontário
  5. Cidade velha, em Quebec
  6. Heritage Park Historical Village, em Calgary
  7. Parliament Hill, em Ottawa
  8. Royal BC Museum, na British Columbia
  9. Gôndola de Banff, em Banff
  10. Island Park, em Toronto

Agora que você já viu quase tudo sobre o Canadá, deve estar se perguntando como é possível estudar por lá, não é mesmo? Fique tranquilo, pois vamos te dar um bônus e apresentar as diversas opções para programas e intercâmbio neste incrível destino. 

Você pode estudar idiomas (inglês e francês), fazer cursos profissionalizantes, cursar o ensino médio (High School), ingressar em uma universidade ou college para fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior e até trabalhar enquanto estuda! Confira as opções abaixo.

Modalidades de intercâmbio no Canadá

A princípio, todos os programas, com exceção do Mochilão, reúnem práticas de estudo e/ou trabalho no exterior, certo? 

Porém, é necessário se atentar aos requisitos que cada modalidade exige, para que assim você consiga escolher com mais certeza o que deseja fazer e alcançar seus objetivos de crescimento pessoal e desenvolvimento acadêmico e profissional.

Por exemplo, para ingressar em uma universidade ou college, você vai precisar apresentar vários documentos específicos (e traduzidos), como:

  • Carta de apresentação
  • Carta de referência
  • Comprovantes de renda
  • Histórico escolar
  • Certificado de proficiência na língua escolhida, dentre outros. 

E no caso do intercâmbio para estudar e trabalhar, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, dentre outras exigências. 

Confira todos os detalhes de cada programa com nosso especialista em intercâmbio no Canadá e comece a organizar agora mesmo a melhor viagem da sua vida! Juntos, vocês poderão planejar seu intercâmbio, escolher o programa, o destino e a duração ideais.

Enfim, concluímos aqui o nosso texto e esperamos que você tenha gostado de ver tudo sobre o Canadá (ou quase tudo) e que esse conteúdo tenha te ajudado a abrir os seus horizontes em relação às possibilidade de um intercâmbio no exterior.

Afinal, não dá pra viajar na dúvida de pra onde ir, não é mesmo?! O conhecimento de tudo sobre o Canadá, as boas oportunidades e opções podem fazer desse destino o seu lugar ideal. Descubra com a IE! Marque um bate papo com nosso consultor hoje mesmo!

Referências

https://travel.gc.ca/

https://www.canada.ca/en.html