Aprender francês: conheça os destinos para estudar o idioma no exterior

Aprender francês é melhor no Canadá e na França. Confira!

Hoje o post é para quem deseja fazer um curso de idiomas no exterior e às vezes tem dúvidas sobre qual idioma estudar. Então, nós vamos falar sobre aprender francês fora e apresentar dois destinos incríveis onde você pode fazer um curso de francês e mandar super bem!

 

Aprender francês possui grande importância no contexto mundial, pois é a língua oficial de muitos países na América, na Ásia, na África e na Europa. É essencial na comunicação global e, inclusive, é uma das línguas mais estudadas no mundo. 

 

E que maneira melhor de aprender francês com professores nativos, em escolas prestigiadas? Saiba como a seguir! 

 

Aprender francês no exterior

Aprender francês é melhor no Canadá e na França. Confira!

Nesse sentido, fazer um intercâmbio com curso no exterior para aprender francês é ainda mais prático e eficiente quando você convive com quem sabe de verdade, ou seja, com as pessoas que são nativas naquela língua.

Vivendo a cultura e convivendo com os nativos da língua francesa, você vai aprender francês muito mais rapidamente, entendendo bem melhor o contexto em que as palavras e expressões são utilizadas no dia a dia.

Além de compreender o modo de vida, os costumes daquela comunidade, o que facilita e potencializa o desenvolvimento do novo idioma.

No intercâmbio no Canadá e no intercâmbio na França todo o conteúdo teórico estudado em sala de aula no curso de francês pode ser praticado no ambiente real dos usuários nativos da língua francesa.

Dessa forma, a experiência no exterior aliada ao estudo teórico de um idioma e sua utilização prática caracteriza uma oportunidade de explorar novos ares e desenvolver novas habilidades, enriquecendo o currículo profissional.

Em outras palavras, aprender francês no exterior será mais recompensador do que no Brasil porque além de melhorar a proficiência do idioma, você desbrava um novo país e cria memórias para a vida toda. 

A princípio, a carga horária de aula é muito superior quando comparada ao ensino no Brasil e a troca de experiências entre os estudantes e a comunidade local é muito maior e mais intensa.

Isto porque, durante esse tipo de curso de francês no exterior, os alunos desenvolvem-se em diversos pilares do idioma, envolvendo ouvir, ler, falar e escrever. 

Cada nível de entendimento do aluno requer uma necessidade específica e, por esse fator, pode ser mais agradável para o mesmo em questões de aprendizado.

Do mesmo modo, os professores e as instituições utilizam de ferramentas e práticas que envolvem um aprendizado mais facilitado. Assim, os alunos se sentem mais próximos e inseridos dentro de uma realidade diferente da sua.

Antes de saber mais sobre os destinos para aprender francês, confira algumas outras opções de idiomas que você pode aprender no exterior:

  • Inglês
  • Italiano
  • Espanhol
  • Coreano
  • Japonês
  • Chinês

 

Destinos para aprender francês

Aprender francês é melhor no Canadá e na França. Confira!

Como comentado acima, o destino mais indicado para você aprender francês é aquele onde a língua francesa é o idioma oficial do país, sendo utilizado por todas as pessoas e ensinado nas escolas públicas, inclusive.

Além disso, o lugar para fazer um intercâmbio para aprender francês também deve dispor de uma infraestrutura mínima com qualidade.

Precisa oferecer com transportes, segurança, saneamento, opções de lazer e entretenimento, acomodações adequadas, boas escolas, dentre outros aspectos que podem tornar um destino propício a acolher estudantes estrangeiros.

Neste sentido, a França e o Canadá (é isso mesmo, além do inglês, a língua francesa é um idioma oficial no país) apresentam condições excepcionais para receber alunos de intercâmbio para aprender francês.

Intercâmbio no Canadá

No país você encontra inúmeras opções de programas de estudos, como:

  • Curso de inglês 
  • Curso de francês
  • Cursos preparatórios para exames de proficiência
  • Cursos profissionalizantes
  • Cursos preparatórios para o College (Pathway)
  • Graduação
  • Pós-graduação

Entretanto, para aprender francês, as cidades mais indicadas são Quebec e Montreal, onde a língua francesa é amplamente ensinada e utilizada pela população. 

Inclusive, se a sua intenção é avançar nos dois idiomas, há opções de estudo combinado de francês e inglês. A grade de horários é combinada. Dessa forma, você intercala as aulas.

Este é um grande diferencial do intercâmbio no Canadá, que muito atrai os estrangeiros a escolherem esse destino, onde podem aprender dois idiomas.

Obviamente que diversos fatores podem influenciar na escolha da cidade, mas foque sempre em entender seu perfil de aluno e suas prioridades durante uma viagem como essa. Isso sem dúvida vai te fazer optar pelo destino ideal para você.

Um fator importante na decisão pelo intercâmbio no Canadá é ter conhecimento sobre o clima no país. Um grande mito quando se fala do Canadá é achar que por lá faz frio o ano todo. Na verdade, o clima no verão é bem agradável. Inclusive, em alguns dias de verão pode até mesmo receber ondas de calor. 

Então, ao programar o seu intercâmbio no Canadá, informe-se a respeito do clima da cidade. Confira o clima em Montreal em tempo real:

E uma grande característica do Canadá é a educação e a receptividade da população com estudantes estrangeiros. Tipicamente, os canadenses adoram conhecer pessoas de outros países e interagir com muitas trocas culturais.

Outra qualidade do Canadá, que favorece o intercâmbio para aprender francês é a possibilidade de conseguir visto de estudante. Veja as características do intercâmbio para aprender francês no Canadá: 

 

Intercâmbio para aprender francês no Canadá

 

  • Idade mínima: 16 anos
  • Início todas as segundas-feiras.
  • Nível do idioma: todos são aceitos
  • Carga horária de aulas: regular, intensivo ou semi-intensivo.

A acomodação pode ser em casas de famílias canadenses ou em residências estudantis. Nas casas, mais do que acelerar o aprendizado da língua, o convívio com uma família local trará troca de experiência cultural e crescimento pessoal.

 

As residências estudantis são opções para estudantes com perfil mais independente, que não se importam em dividir quarto e/ou banheiro com outros participantes. Há divisão por sexo e não inclui refeições. Geralmente ficam mais próximas da escola.

Intercâmbio na França

Berço do idioma, esse destino tem muito a proporcionar a quem lá resolve fazer um intercâmbio para aprender francês.

Referência em cultura, literatura, ideologias, moda, perfumes, produtos de beleza, gastronomia, ensino e muito mais, oferece instituições renomadas e profissionais de qualidade para os alunos que buscam crescimento.

Além disso, o país oferece diversas cidades para o seu intercâmbio de idiomas, grandes ou pequenas, no interior ou no litoral, com montanhas ou praias. Enfim, é só escolher aquela que mais combina com o seu estilo de vida e com os seus objetivos de aprendizagem.

Confira a lista das principais cidades:

  • Paris
  • Cannes
  • Lyon
  • Marselha 
  • Reims
  • Nice

 

Há muito a aprender na França quando se fala de construção ideológica e cultural. Além de ter o idioma como oficial, os franceses estão aptos a ajudar e entender as necessidades dos estrangeiros quando o assunto é aprender o idioma.

Inclusive, a França está entre os países mais atraentes para os estudantes internacionais. Ela ocupa a 4ª posição entre os países anfitriões, atrás dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Austrália. Ela é considerada o país não anglófono que mais recebe estudantes.

Além de ser um idioma falado nos cinco continentes, é a segunda mais falada na internet. Por isso, um aperitivo para o seu currículo e carreira é experienciar as possibilidades que o destino nativo tem a oferecer.

E, para terminar nosso artigo com chave de ouro, surpreenda-se com 10 curiosidades incríveis sobre estes dois destinos mais populares para aprender francês.

 

5 Curiosidades do Canadá

Aprender francês é melhor no Canadá e na França. Confira!
  1. Montreal é a segunda maior cidade francófona do mundo, atrás apenas de Paris
  2. A taxa de alfabetização do Canadá é superior a 99%
  3. Metade de todo o território do Canadá é coberto por florestas
  4. O basquete, a insulina, a televisão e o microscópio foram inventados no Canadá
  5. Mais da metade da população possui ensino superior

 

5 Curiosidades da França

Aprender francês é melhor no Canadá e na França. Confira!
  1. É o país que mais recebe turistas, com mais de 82 milhões visitantes por ano
  2. O francês é o segundo idioma mais falado da Europa, atrás do alemão
  3. É o país que mais ganhou Prêmios Nobel de Literatura: 15
  4. O sistema métrico foi inventado na França
  5. O  francês foi o idioma oficial da Inglaterra, entre 1066 e 1362

 

Aprenda francês com a IE Intercâmbio

 

Em conclusão, após nos acompanhar até aqui, você ficou sabendo das principais vantagens de estudar no exterior para aprender francês. Também descobriu dois destinos para aprender francês no exterior.

 

E ainda desvendou 10 curiosidades sensacionais sobre os melhores e mais populares países para aprender francês no mundo!

 

Sendo assim, se o seu desejo de aperfeiçoar um idioma aumentou ainda mais, invista tempo e dinheiro em um intercâmbio que satisfaça as suas necessidades. Conte com a gente para te orientar na escolha!


Então, para aprender francês, caso surjam dúvidas durante sua escolha de intercâmbio, procure um especialista IE, certo? Estamos esperando você para planejar seu intercâmbio e juntos embarcarmos nessa jornada.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta