Escrito por: Marcelo Melo

Imigrar – confira 5 opções de países para entrar

Tem tanto lugar por aí e tanta gente querendo conhecer muitos deles que fica até difícil escolher falar só de …

Início » Blog IE Intercâmbio » Imigrar – confira 5 opções de países para entrar

Tem tanto lugar por aí e tanta gente querendo conhecer muitos deles que fica até difícil escolher falar só de um aqui. Mas, hoje, decidimos falar sobre como você pode imigrar para um país e quais países facilitam esse processo.

A busca por melhores condições de vida, experiências multidisciplinares, aprendizado e entre tantas outras coisas, são gatilhos para quem gosta de viajar e conhecer novos destinos. Porém, às vezes, uma simples viagem de turismo não supre as necessidades de alguém.

Logo, o desejo de imigrar geralmente vem carregado do sentimento de mudança e impulsionado pelas possibilidades oferecidas por tantos países. Inclusive, um dos motivos que leva alguns destinos a serem “alvos mais fáceis” é o fato de que essa política de imigração impacta fortemente na economia.

Além disso, perspectivas futuras são alimentadas pelo crescimento populacional e a prática de intercâmbio cultural ou imigração corroboram para resultados mais positivos em alguns países.

Mas, para quem ainda tem dúvida e não sabe direito do que estamos falando, aí vai: imigrar é entrar em um país que não é o seu de origem. Ou seja, fixar residência em uma cidade, estado ou mesmo país estrangeiro.

Antes de conferir a lista de países que separamos, dá uma olhadinha na lista de motivos que movem e intensificam esse processo de imigração:

  • Melhores condições de vida;
  • Oportunidades de trabalho;
  • Interesse em estudar fora;
  • Consequência de desastres (ambientais, guerras, etc);
  • Família estrangeira;


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

5 opções de países para você imigrar

Agora que você já sabe o significado de imigração, chegou a hora de descobrir quais destinos separamos para você saber um pouco mais sobre esse processo. Afinal, quem sabe o destino dos seus sonhos não tá nessa lista, né?

Portugal

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros é Portugal. O país atrai não apenas pela proximidade idiomática, mas por diversos fatores que enchem os olhos dos estudantes. Por toda a configuração histórica existente no relacionamento Brasil e Portugal isso também se torna mais fácil.

Em outras palavras, sendo o Brasil colonizado pelos lusitanos, é encontrado comumente descendentes por aqui, o que possibilita a conquista da cidadania. Além disso, o país recebe imigrantes que tenham interesse em abrir um negócio e, consequentemente, gerar emprego para a população.

Enfim, não são apenas essas as formas de entrar no país, mas, uma coisa que você precisa ter em mente é que Portugal tem ótimas oportunidades para brasileiros. Além disso, há muitos hábitos e costumes que trazem proximidade entre os povos.

Espanha

Outro destino ligado ao Brasil através de tantos fatores históricos e sociais, a Espanha é uma grande opção para os interessados na imigração. Existe uma porcentagem significativa da população que é brasileira e algo que chama a atenção é o custo de vida, que pode sair mais barato do que em outros destinos.

Logo, você pode tentar cidadania espanhola, mas não é só dessa maneira que consegue residir no país. Porém, listamos mais dois exemplos, que são: adquirir um imóvel de 500 mil euros ou aplicar dois milhões de euros em um programa do governo.

Canadá

Um destino que oferece muitas oportunidades é uma boa pedida para imigrar, né? Pois bem, o Canadá oferta inúmeras e talvez incontáveis vagas de emprego. Além disso, os imigrantes são fortes concorrentes no momento de contratação.

Afinal, os canadenses acreditam na troca cultural e em todos os benefícios que, ambos os lados podem ter, trocando experiências.

A necessidade de imigrantes para trabalhar, por exemplo, no período de alta estação é ainda maior, devido ao alto número de visitantes que o país recebe. E, como o índice de fertilidade no país não para de cair, a necessidade só aumenta ano a ano.

Irlanda

Outro destino que passou a atrair profissionais brasileiros foi a Irlanda. Quando o país passou por um processo para se reerguer, a economia foi pedindo mais dos jovens trabalhadores e, consequentemente, as vagas foram aumentando.

Logo, por ser um dos destinos em que o governo concede uma permissão de trabalho, enquanto o jovem estuda o idioma, ele também é bastante procurado. Além disso, a Irlanda é referência em algumas áreas e chama atenção dos brasileiros, como no setor de Tecnologia.

Mas, não pense que é fácil e simples! A Irlanda também prioriza jovens qualificados, empenhados e que entregam um trabalho de qualidade. Por isso, apesar das boas oportunidades e, talvez, acessibilidade, demonstre interesse e boas intenções.

Alemanha

Se tratando de receptividade, esse é um destino de peso também. Apesar de muitas pessoas terem receio de ir ao país por conta do idioma, a Alemanha é um destino que oferece ótimas oportunidades aos brasileiros.

Inclusive, é casa para muitas multinacionais e os estrangeiros (não só brasileiros) se enfeitiçam por tamanha oportunidade. Isso porque o país não detém tanta mão de obra local e, às vezes, é considerada desqualificada.

São os mais variados setores que dispõem de ofertas de emprego, mas empresas do ramo de TI, ciências, engenharia, entre outros, ganham força no momento de procura. Porém, fique atento às formas de conseguir uma cidadania do país, certo?

Apesar de a Alemanha dispor de formas diversas, o país não permite que você tenha uma dupla cidadania europeia. Ou seja, de nada adianta se você já possui uma cidadania portuguesa e quer ir ao país para tentar uma alemã.

Enfim, você pôde conhecer um pouco mais sobre esses destinos incríveis e a gente precisa te dizer que aqui na IE há opções de intercâmbio em todos eles. Seja para estudar e/ou trabalhar, esses são alguns dos queridinhos. Que tal sentir um gostinho de residir em um deles?

Já pensou qual destino quer conhecer primeiro? Ou mesmo qual país é o seu favorito para realizar um programa de intercâmbio? Caso tenha dúvidas sobre a escolha, não perca tempo e contate um de nossos especialistas para te ajudar nessa missão.

Por fim, conta pra gente o que te motiva a querer imigrar para outro país e aproveita para se planejar e tirar esse sonho do papel. Esse é o seu, o nosso ano! Viaje. Explore. Mude!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário