Saiba como é morar em Madrid: custo, qualidade de vida, opções de moradia, burocracia para visto e dicas para brasileiros que querem trabalhar ou estudar.
Se você considera morar em Madrid para dar um novo rumo à sua carreira, vale observar de perto o que acontece por lá. Por exemplo, a Espanha teve um crescimento econômico de 3,2% em 2024 e criou meio milhão de novos empregos.
Boa parte dessas vagas foi ocupada por estrangeiros – o que mostra como o mercado está aberto a profissionais qualificados, inclusive brasileiros.
Madrid, em especial, se destaca por reunir universidades de excelência, qualidade de vida e um ambiente profissional que favorece quem quer crescer.
Quer entender melhor? Neste conteúdo, trouxemos informações sobre:
- Por que muitos brasileiros escolhem morar em Madrid?
- Quanto custa morar em Madrid?
- É bom morar em Madrid?
Continue com a gente e saiba mais!
Por que muitos brasileiros escolhem morar em Madrid?
Vamos aos pontos que fazem Madrid entrar na lista de prioridades de quem quer estudar e trabalhar fora!
Universidades com foco prático e conexão com o mercado
Madrid reúne instituições que vão além da sala de aula tradicional. Um exemplo é a nossa parceira, que desenvolve projetos em colaboração com empresas e foca em competências que fazem diferença no currículo.
Além disso, dá para escolher:
- cursos mais intensivos, voltados para quem quer alavancar a carreira;
- programas mais flexíveis, para quem busca equilíbrio com a vivência cultural.
Autorização para estudar e trabalhar
Outro ponto positivo: com o visto adequado, você pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Isso ajuda – e muito – a viabilizar financeiramente a experiência, além de trazer prática profissional enquanto o aluno ainda está na formação.
Quer saber mais detalhes sobre como é trabalhar na Espanha e ter formação global? Acompanhe mais detalhes em nosso vídeo:
Qualidade de vida e localização estratégica
Segurança, acesso à cultura, boa mobilidade urbana e áreas verdes tornam a cidade ainda mais atrativa. Não por acaso, Madrid foi eleita a 7ª melhor cidade do mundo para 2025, segundo o ranking World’s Best Cities.
Além disso, Madrid ocupa a 22ª posição no ranking mundial de cidades com os melhores museus. Então, se você gosta do assunto, saiba que, ao morar na cidade, terá um centro de cultura acessível e de alto nível.
E ainda, aproveite parques urbanos como o El Retiro, ideais para estudar, caminhar ou apenas relaxar após o trabalho. E o melhor: você está a poucas horas de trem ou avião de outras grandes cidades europeias, o que deixa a experiência ainda mais rica.
Ambiente internacional e acolhedor
Com uma energia vibrante e gente do mundo todo, Madrid facilita a adaptação. Isso é válido principalmente para brasileiros que querem se conectar, viver com mais leveza e ainda investir na carreira.
Até porque, a diversidade cultural e o ambiente internacional:
- ampliam a rede de contatos;
- melhoram a fluência em outros idiomas;
- podem colocar o estudante em contato direto com empresas globais.
Quanto custa morar em Madrid?
O custo médio mensal para uma pessoa que vive sozinha em Madrid é entre €1.300 e €1.500. Esse valor considera moradia, alimentação, transporte e despesas básicas.
Por exemplo, o aluguel no centro da cidade costuma ser o principal gasto. Ainda assim, Madrid tem opções mais acessíveis que outras capitais europeias.
Além disso, para você ter um comparativo, saiba que Estocolmo – capital da Suécia – tem custo de vida 37% maior que Madrid, segundo o Expatistan.
Da mesma forma, a mesma fonte indica que Valência, também na Espanha, tem custo muito próximo ao de Madrid. Porém, essa outra cidade tem menos oportunidades de networking e inserção no mercado internacional.
É bom morar em Madrid?
Sim, se você tem objetivos profissionais e acadêmicos bem definidos, morar em Madrid pode ser uma experiência transformadora. A cidade oferece qualidade de vida, acesso à cultura e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas é fundamental ir com planejamento, mente aberta e disposição para se adaptar à realidade local.
A seguir, confira 2 pontos positivos de morar em Madrid:
Segurança relativamente alta
Madrid é considerada uma cidade segura. De acordo com dados do Numbeo, o índice de segurança gira em torno de 72,8, número alto para uma capital europeia.
Por exemplo, áreas turísticas como a Plaza Mayor contam com presença constante de policiais, o que traz maior tranquilidade, inclusive à noite.
Claro, como toda metrópole, tem áreas que exigem mais atenção, especialmente à noite, mas no geral dá para andar com tranquilidade, inclusive em pontos turísticos.
Estilo de vida mais equilibrado
Sabe aquela sensação de que tudo no Brasil é corrido, pesado, sem tempo para nada? Em Madrid, mesmo com uma rotina cheia, o ritmo, em geral, é mais equilibrado. As pessoas valorizam pausas, convivência e momentos de lazer. Isso tem impacto direto na saúde mental e na produtividade.
Agora, veja 2 desafios que você pode lidar em escolher viver em Madrid:
Diferenças culturais
Por mais que o idioma ajude, o jeito de viver, trabalhar e se relacionar é diferente. Isso exige uma certa flexibilidade e paciência, principalmente no começo.
Para facilitar a adaptação, confira o nosso artigo com 6 curiosidades sobre a Espanha para quem vai estudar ou trabalhar!
Adaptação ao mercado local
Se o seu foco for trabalhar na Espanha, se planeje bem. O mercado tem regras próprias e, em alguns setores, a concorrência pode ser alta. A boa notícia? Quem já chega com objetivos definidos e busca qualificação tende a se destacar.
Faça intercâmbio em Madrid com a IE
Então, entendeu como morar em Madrid pode ser uma experiência rica? Naturalmente, não é tudo perfeito. Tem o desafio do idioma, da adaptação ao mercado de trabalho local, e o custo do aluguel pode pesar, especialmente em regiões mais centrais.
Mas, por outro lado, você ganha em qualidade de vida, segurança, acesso à cultura e uma mobilidade urbana que funciona. E ainda, Madrid costuma oferecer um estilo de vida mais equilibrado que muita gente no Brasil sonha em ter.
E se você não quer se planejar sozinho – o que é mais do que normal –, a IE pode te ajudar a dar esse passo com segurança. A gente conecta você a programas que combinam estudo + trabalho, oferece suporte do início ao fim e te ajuda a tomar uma decisão embasada.
Quer saber como tudo isso funciona? Fala com a IE e começa a construir seu plano para fazer intercâmbio em Madrid!