Escrito por: Marcelo Melo

Onde fica Melbourne: panorama da cidade australiana

Melbourne foi considerada pela revista The Economist por 7 vezes como a melhor cidade do mundo para se viver. Portanto, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Onde fica Melbourne: panorama da cidade australiana

Melbourne foi considerada pela revista The Economist por 7 vezes como a melhor cidade do mundo para se viver. Portanto, a cidade atrai muitos turistas e intercambistas o ano todo. Mas, junto com o interesse vem a pergunta: onde fica Melbourne?

Melbourne fica no estado de Victoria, na Austrália. A cidade é também conhecida como a capital cultural e das artes da Austrália. Por aqui, não faltam momentos de lazer, seja em espetáculos de teatro e música ou nos diversos passeios em parques abertos.

Melbourne também é famosa por sediar eventos esportivos, principalmente de tênis e de surfe, além de possuir uma bagagem europeia muito forte no cotidiano da população. Quer saber mais sobre onde fica Melbourne e quais atrações te esperam no local? Confira abaixo.

Onde fica Melbourne: localização e população

Navegue pelo mapa de Melbourne:

Como falamos, Melbourne está localizada no sudeste da Austrália. É a capital e maior cidade do estado de Victoria. A cidade é atravessada pelo Rio Yarra, situando-se junto a Port Phillip.

A cidade é separada da Tasmânia pelo estreito de Bass. Neste estreito encontram-se várias ilhas, entre as quais a Ilha King e a Ilha Flinders que contam com importante ocupação humana.

Como você pode ver ao aproximar o mapa de Melbourne, não faltam opções de construções impecáveis que servem das mais diversas finalidades. Conheça as principais:

National Gallery of Victoria

Em localização privilegiada no centro da cidade, é uma galeria de arte e um museu em Melbourne. Nela acontecem feiras e exposições dos mais renomados artistas internacionais.


Shrine of Remembrance

Ou “Santuário da Lembrança” em português, é um museu e memorial de guerra. O museu combina exposições de artefatos históricos com recursos audiovisuais modernos que te fazem teletransportar para as cenas de combate. Um roteiro imperdível para quem curte história.

Melbourne Museum

O Melbourne Museum conta parte da história do Estado de Victoria, desde a herança da cultura aborígenes até as paisagens naturais. É uma das atrações mais visitadas de Melbourne e também conta com exposições permanentes e itinerantes.

Eureka Skydeck

Localizada em Southbank, a Eureka Skydeck é a maior torre do hemisfério sul. Com uma plataforma de observação de 360 graus, ela rende fotografias incríveis e é um excelente local para admirar o pôr do sol australiano em toda sua glória.

State Library of Victoria

A State Library of Victoria é a principal biblioteca da Austrália. As imponentes colunas de arquitetura neoclássica são alvo da admiração de turistas e demais curiosos que frequentam o local. O acervo da biblioteca é vasto e vai desde livros até fotos, jornais e documentos.

Melbourne é a segunda maior cidade australiana e possui quase 5 milhões de habitantes. Mesmo com tantas pessoas na cidade, é muito raro ver ruas lotadas. A cidade tem uma ótima mobilidade urbana, que serve como benchmarking para outras cidades.

Os esportes também são bastante fortes na cultura daqui, como em qualquer lugar da Austrália, principalmente no golfe, hipismo e no tênis. Além, é claro, das expressões artísticas nas mais diversas áreas, principalmente na culinária, na pintura e na escultura, o que vem de influência europeia e por vezes dá a sensação de que estamos em Paris ou em Roma.

O Clima de Melbourne

O clima na cidade, por estar no extremo-sul da Austrália e do mundo, possui as estações bem definidas. O verão é bem morno enquanto o inverno acompanha ventos gélidos. Confira as médias de temperatura por estação:

  • Verão: 15º C a 27º C
  • Outono: 10º C a 22º C
  • Inverno: 6º C a 15º C
  • Primavera: 12º C a 24º C

Intercâmbio em Melbourne com a IE

Neste artigo você descobriu que Melbourne foi eleita 7 vezes como a melhor cidade do mundo para se viver. Você vai querer estar presente quando a oitava acontecer, não é?

Agora que você já sabe onde fica Melbourne, partiu fazer um intercâmbio na Austrália e evoluir sua visão de mundo? Entre em contato conosco e faça seu futuro acontecer!


fale com o especialista

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário