Pós-graduação em Portugal – 5 dicas para cursar o ensino superior

Compartilhe:

Primeiramente, a potencialização de um currículo abre portas para novas oportunidades dentro do mercado de trabalho, seja dentro do Brasil ou fora. Logo, a pós-graduação em Portugal é uma opção que abrilhanta os olhos de quem deseja estudar fora e crescer profissionalmente.

Por isso, hoje vamos falar sobre esse assunto aqui no blog. Afinal, uma experiência internacional, seguido de uma especialização, é um boom e tanto no currículo. Nesse sentido, a pós-graduação em Portugal faz parte dos objetivos de diversos profissionais.

Além da possibilidade do estudante de fazer uma pós-graduação em Portugal, o país oferece outras modalidades de intercâmbio que também se encaixam dentro desse segmento, digamos assim.

São essas as opções de modalidades:

  • Graduação;
  • Pós-Graduação;
  • MBA;
  • Cursos de Especialização;
  • Mestrado;
  • Doutorado;

Se você não sabe como escolher o curso ou o tipo de programa, provavelmente esse conteúdo te ajude a encontrar a melhor opção para você, aquela que mais se encaixa dentro das suas preferências e objetivos.

Dessa forma, muitos escolhem fazer um intercâmbio em Portugal pela facilidade, seja na comunicação ou mesmo no processo de aplicação. O custo de vida, facilidade na emissão de visto, opções atrativas para estudantes e instituições mais acessíveis e renomadas são outros influenciadores para tomada de decisão.

Por isso, a pós-graduação em Portugal é uma forma de você tornar suas habilidades mais práticas, além de mais específicas. Logo, especialmente em áreas de negócios e marketing, o mercado de trabalho no país é bem exuberante.

Assim, é possível, inclusive, encontrar muitos brasileiros no país. Há quem não queira voltar para o Brasil e, por conta das relações históricas, culturais e econômicas, se sente abraçado e bem recepcionado pelos portugueses.

5 dicas para cursar uma pós-graduação em Portugal

2

Perfil dos cursos

Apesar do ensino em Portugal ser extremamente significante e de qualidade, os cursos de ensino superior no Brasil são mais profundos, com um nível de detalhamento maior que os do exterior. Nesse sentido, a dica é para você ter ciência de como está definido o conteúdo programático e saber identificar o que é necessário para o seu aprendizado.

Por isso, não escolha um curso logo de cara, identifique os perfis, compare com o seu e aí sim tome a decisão. Tenha certeza que ela será muito mais embasada do que uma decisão baseada em um contexto mais geral.

Atente-se aos prazos 

Normalmente os cursos em Portugal dão início em Setembro, certo? Porém, alguns cursos podem começar em períodos distintos desse. Afinal, cada escola possui um tipo de burocracia própria e sua política de aplicação pode sofrer variações também. Por isso, é de extrema importância que você consiga estar a par de todo o processo da instituição.

Carta de motivação e recomendação

As cartas de motivação e recomendação são documentos solicitados, em suas maioria, pelas instituições de ensino, como forma de cumprir parte do processo de aplicação. Porém, lembre-se, na carta de motivação é importante que você seja o mais sincero possível e redija de forma clara todas as suas intenções.

Além disso, na carta de recomendação, que é feita normalmente por pessoas do corpo docente da sua universidade no Brasil, deve conter uma breve descrição de orientação e reconhecimento mediante suas atitudes e intenções.

Pagamento de propinas

As propinas nada mais são do que as mensalidades que você irá pagar durante o seu estudo. O que vai mudar esse valor é o período de duração do curso, obviamente. É comum que o tempo seja diferente do Brasil, levando um curso de pós-graduação em Portugal a durar menos tempo.

Mas, é importante que você saiba o quanto quer investir, pois dessa forma será mais fácil conduzir o processo. Óbvio que nem sempre é possível seguir a risca essas previsões de investimento, mas dá pra ter uma boa noção.

Pesquise sobre o NIF

O famoso número de identificação fiscal, NIF, é como se fosse uma espécie de CPF brasileiro, sabe? Antes de sair do Brasil, pesquise sobre esse tipo de informação, é necessário enquanto estudante que você saiba como proceder diante dessa solicitação. Mas o que é NIF? Então, o documento é necessário para que você consiga abrir uma conta bancária no país.

Não se engane achando que isso pode não ser necessário, certo? Às vezes, alguns estabelecimentos exigem de você o IBAN, que é uma espécie de registro bancário. Ou seja, em algum momento pode ser que você precise desse tipo de dado para prosseguir com algum tipo de serviço.

Visto para pós-graduação em Portugal

Algumas pessoas têm dúvidas se precisam de visto ou não para esse tipo de modalidade em Portugal e a resposta é sim. Será necessário emitir o visto de estudante para fazer pós-graduação no país.

Porém, em alguns casos, quando os cursos têm uma duração mais inferior, você consegue emitir outro tipo de visto, que é um temporário. Logo, esse se destina a cursos com duração inferior a 13 meses. Normalmente, não é necessário renovar este último, já que ele é mais específico para esse tipo de modalidade.

Documentação para visto temporário de estudo

Confira abaixo a lista de documentos exigidos para a solicitação do visto de estudante temporário:

  • Formulário de pedido de visto;
  • Fotos 3×4 recentes;
  • Seguro viagem;
  • Passaporte com validade superior a 3 mese;
  • Certificado de registro criminal;
  • Requerimento para consulta do registro criminal português;
  • Cópia de reserva de título de transporte de regresso;
  • Documento emitido pelo estabelecimento de ensino (comprovante de aceitação);
  • Comprovativo de alojamento;

Por fim, já pensou em fazer uma pós-graduação em Portugal? Se sim, esse é o momento de começar a planejar e encarar a experiência de uma jornada no exterior. Não há limites para quem sonha alto e a IE está aqui para fazer esse desejo se tornar real. Por isso, conte com nossos especialistas e programe sua viagem.

Mas, lembre-se, não é só em Portugal que você pode realizar esse tipo de programa. Há outros destinos que permitem você cursar o ensino superior no exterior. Logo, não há desculpas para viver o novo, de forma única e onde você desejar. Viaje. Explore. Mude!

Receba nossas novidades