Escrito por: Marcelo Melo

Tudo o que fazer em San Francisco: GUIA COMPLETO 2022

Descubra tudo o que fazer em San Francisco: as melhores atrações, pontos turísticos e coisas para fazer na cidade e nos seus arredores.

Início » Blog IE Intercâmbio » Tudo o que fazer em San Francisco: GUIA COMPLETO 2022

Antes de mais nada, são tantas cidades na Califórnia que fica quase impossível falar só de uma, mas a escolhida de hoje é um dos lugares mais famosos do mundo. A partir de agora, você vai ver o que fazer em San Francisco durante sua experiência no exterior.

“Frisco” é um lugar cheio de vida, de beleza, de variedade cultural e de passeios turísticos imperdíveis. Tem excelente infraestrutura e muito a oferecer a quem a escolhe como destino. Por isso, saiba o que fazer em San Francisco durante sua estadia por lá. 

A cidade é cercada de diversidade e de inúmeras possibilidades. São tantas praias, parques, bares e restaurantes que o cenário de encantamento é um convite certeiro para boas memórias.

Do mesmo modo, a cidade é sede de diversas empresas e instituições multinacionais, principalmente na área de tecnologia, o que, além de gerar dinheiro, impostos e empregos, oferece muitas oportunidades de desenvolvimento profissional.

Inclusive, a cidade de San Francisco é um dos destinos mais procurados para intercâmbio nos Estados Unidos, juntamente com Nova Iorque, Boston e Miami.

Mas, antes de apresentar os principais pontos turísticos e tudo de melhor para o que fazer em San Francisco, vamos conhecer um pouco mais sobre esta cidade.

Visão geral de San Francisco

Com mais de 50 colinas dentro da área da cidade, há muito o que fazer em San Francisco que está localizada na costa oeste dos Estados Unidos e abriga a popular Baía de São Francisco. 

Inclusive, a região desta baía é chamada de Vale do Silício, onde há um grande número de empresas de tecnologia e startups, além de algumas das mais renomadas universidades americanas, como por exemplo:

  • Universidade de Stanford
  • Carnegie Mellon University
  • Universidade de Santa Clara
  • Universidade Estadual de San Jose

Assim, não é à toa que San Francisco é um importante centro financeiro, acadêmico e de desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos, com muitas oportunidades de emprego e estudos.

É ainda uma das cidades mais populosas dos Estados Unidos e conta com aproximadamente 900 mil habitantes, entretanto a região da Baía de San Francisco tem cerca de 7,5 milhões de pessoas. Confira a localização no mapa abaixo.

Com relação ao clima da cidade, este é muito impactado pelas correntes frias do Oceano Pacífico e isto acontece porque San Francisco é rodeada de água. 

Entretanto, é bem seco e a cidade conta com temperaturas amenas durante o ano todo. A média no inverno é de 10ºC e, no verão, 15ºC. Veja a temperatura em San Francisco agora.

Já imaginou a possibilidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos nesse destino? Logo, praticar um novo idioma, conhecer pessoas completamente diferentes de você, compartilhar suas visões de mundo e descobrir novas perspectivas.

Isso tudo vale muito a pena se tratando de desenvolvimento pessoal e profissional. Isto porque você vai conhecer mais da história da cidade, das pessoas e seus costumes, da cultura e suas variantes.

Afinal, quem não curte se aventurar por aí e descobrir coisas novas a cada dia? Sendo assim, veja as opções do que fazer em San Francisco: o intercâmbio nos Estados Unidos. Confira os programas disponibilizados pela IE Intercâmbio:

Intercâmbio nos Estados Unidos: opções de programas em San Francisco

Agora sim, vamos conhecer as principais atrações, pontos turísticos e coisas para fazer em San Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos.

Uma das cidades da Califórnia que mais chama atenção é reduto de grandes atrativos e palco de inúmeras produções cinematográficas, shows e eventos internacionais. San Francisco vai lhe proporcionar momentos inesquecíveis, em um cenário de tirar o fôlego. 

Por isso, para ajudar na organização do seu roteiro, principalmente se você vai embarcar para um intercâmbio nos Estados Unidos, separamos essa lista abaixo, com os pontos turísticos mais incríveis da cidade e as coisas para fazer mais sensacionais! 

Confira tudo e, se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso especialista em intercâmbio nos Estados Unidos, ele vai te orientar sobre tudo o que fazer San Francisco!

O que fazer em San Francisco: principais pontos turísticos

  • Golden Gate Bridge
  • Sausalito
  • Ilha de Alcatraz e presídio
  • Golden Gate Park
  • Museu de Arte Moderna
  • Twin Peaks
  • Coit Tower
  • Fisherman’s Wharf
  • Aquário da Baía de San Francisco
  • Pier 39
  • Ferry Building
  • Lombard Street
  • Ghirardelli Square
  • San Francisco Chinatown
  • Anchor Brewing Company

A Golden Gate Bridge é o maior símbolo de tudo o que fazer em San Francisco

De tudo o que fazer em San Francisco, esse é um lugar queridinho pelos nativos e visitantes. Concluída ainda em 1937, é atualmente, talvez o mais famoso dentre todos os pontos turísticos de San Francisco. 

E o que mais chama atenção deste imponente cartão postal é a vista deslumbrante lá de cima de seus 227 metros de altura, onde é possível desfrutar de paisagens incríveis e que demonstram toda a beleza de San Francisco. 

Pode-se cruzar seus 2.737 metros de carro, bicicleta  ou a pé, pelas calçadas que ficam abertas para os pedestres em alguns horários. Do outro lado, está a charmosa cidadezinha chamada Sausalito. Vale a pena visitar.

Sausalito

Localizada do outro lado da ponte Golden Gate, esta cidadezinha é muito charmosa e aconchegante. Tem várias casinhas construídas nas encostas e muitos bares e restaurantes diferenciados e exclusivos. Vale a pena passar o dia e jantar por lá.

Se optar por cruzar a ponte de bicicleta, vai poder aproveitar as vistas da ponte e ainda se locomover com maior flexibilidade por Sausalito. No retorno, uma das alternativas para completar esta incrível opção do que fazer em San Francisco é tomar o ferry, que é pago.

Ilha de Alcatraz e o presídio

Cheio de mistérios, lendas e emoção, dentre tudo o que fazer em San Francisco, este é um dos lugares que mais recebe estrangeiros em todo o estado da Califórnia.. 

A Ilha de Alcatraz se tornou sede de um presídio federal de segurança máxima em determinado período da história americana (1934) e serviu de prisão para grandes personalidades do crime, como por exemplo, o poderoso Al Capone.

Considerada a prisão mais segura do país, a cadeia tinha a fama de ser inviolável, impossibilitando qualquer tentativa de fuga de seus detentos. 

São tantas as histórias e mitos que até filmes já foram feitos sobre o assunto, como o famoso “Fuga de Alcatraz” (1979) com Clint Eastwood.

Desde sua desativação, como cadeia, a Ilha de Alcatraz é uma atração obrigatória na lista de coisas a fazer em San Francisco dos visitantes americanos e estrangeiros. 

A curiosidade sobre o ambiente encarcerado é bem grande e envolve turistas de todas as idades e perfis. O movimento é bem grande, então convém comprar ingressos com antecedência para a visita.

Golden Gate Park

O Golden Gate Park é conhecido como um dos maiores parques do mundo, considerado  um parque urbano, ele conta com diversas atrações, incluindo muitas possibilidades para curtir a natureza ao ar livre, museus e jardins verdes e bem preservados.

Durante o período da primavera, os jardins do parque ganham vida e ficam tomados de flores, o que os tornam ainda mais coloridos, perfumados e agradáveis.

O parque abriga atrações como o Museu Memorial Young, o Conservatório de Flores, o Jardim Botânico, a Academia de Ciência da Califórnia e muitas mais coisas para fazer.

Por exemplo, dá para se divertir muito andando de bicicleta, andar no pedalinho do lago Stow, fazer piqueniques com a galera e muito mais! Sem dúvida, uma das atrações mais charmosas e tranquilizantes dentre tudo o que fazer em San Francisco.

Parque do Presídio

Perto do Golden Gate Park, o Presidio Park é uma opção de o que fazer em San Francisco que é muito frequentada pelos moradores locais. Decorado com várias esculturas, o parque oferece ampla área para piqueniques, trilhas, caminhadas e prática de esportes.

Além disso, as vistas acessíveis desde o Parque do Presídio incluem o oceano Pacífico, o Palácio de Belas Artes, a ponte Golden Gate, a Ilha de Alcatraz, dentre outras maravilhas. 

Outro diferencial do parque é que ele fica numa área bem privilegiada, junto das mais luxuosas mansões da cidade.

Museu de Arte Moderna é outro ícone do que fazer em San Francisco

A vibrante San Francisco tem atrações para todos os gostos e idades. E as artes não poderiam ficar fora desse repertório, não é mesmo!?

Então, se você curte arte, o Museu de Arte Moderna de San Francisco é dedicado à arte contemporânea e detém galerias com mais de 30 mil obras de arte para você apreciar. 

É um dos maiores museus do mundo que tem seu acervo somente dedicado à arte moderna e contemporânea, com obras de Pollock, Henri Matisse, Diego Rivera, dentre outros.

Sem dúvida, não é o único museu disponível em San Francisco, mas é um dos mais requisitados da cidade e, definitivamente,  não deixa a desejar.

Palácio de Belas Artes

O belíssimo Palácio de Belas Artes foi criado em 1915, como um monumento temporário, para fazer parte das celebrações da conclusão das obras e abertura do Canal do Panamá. 

Também é uma das coisas o que fazer em San Francisco que são muito frequentadas pelos moradores da cidade.

Teve inspiração nos monumentos das antigas Grécia e Roma e fez tanto sucesso entre os visitantes e moradores da cidade que acabou permanecendo para sempre. Ainda hoje, é um dos grandes pontos turísticos de San Francisco. 

Isto porque, além da beleza arquitetônica, o Palace of Fine Arts também funciona como uma espécie de parque urbano, em que as pessoas vão para caminhar ao ar livre, desfrutar da natureza e realizar piqueniques em seus jardins.

Twin Peaks

Em português, Twin Peaks significa picos gêmeos, ou seja, duas montanhas bem parecidas com cumes igualmente semelhantes: Noe e Eureka.

Em uma enorme área natural de mais de 31 acres, Twin Peaks é considerado um dos pontos turísticos com mirantes mais populares nos Estados Unidos.

A vista lá de cima contempla um maravilhoso panorama de 360º da cidade de San Francisco e arredores. Nos dias de sol é possível enxergar ainda mais longe e avistar Oakland.

A área de conservação pública é também um importante habitat para as borboletas azuis, espécie em risco de extinção que, em Twin Peaks recebe todo cuidado e atenção, assim como a diversificada vida natural de toda a região.

Coit Tower

Outro mirante bastante conhecido e alternativa para o que fazer em San Francisco é a Torre Coit. Construída em 1933 para homenagear a milionária Lillie Coit que apoiava os bombeiros e, ao falecer, deixou uma grande soma de dinheiro para a cidade. 

Tem o formato de uma mangueira de incêndio e, do alto dos seus 64 metros, oferece uma vista maravilhosa, de onde pode-se avistar a outros monumentos e pontos turísticos da cidade, como a Golden Gate, a Torre Transamerica Pyramid, dentre outros.

Fisherman’s Wharf

Traduzido para português, o Cais do Pescador é um dos pontos turísticos mais visitados e movimentados de San Francisco, pois envolve muitas atrações e coisas para fazer.

Historicamente, os antigos barcos pesqueiros aportaram por ali no passado e a atividade acabou batizando o lugar, que vai do Pier 35 até o Parque Maritime.

O passeio pelo Cais do Pescador inclui muito o que fazer em San Francisco, como visitas a algumas das melhores lojas, bares, restaurantes, cafés e sorveterias da cidade.

Jantar ou almoçar por ali é uma oportunidade única de desfrutar de uma saborosa gastronomia com frutos do mar frescos e curtir todo o visual da costa.

Aquário da Baía de San Francisco

Localizado no Pier 39, perto do The Embarcadero, este imenso aquário proporciona momentos de pura diversão, contemplação da vida natural e muito conhecimento, pois também é um ambiente de muita pesquisa e estudo da fauna marinha.

São mais de 20 mil tipos de animais que podem ser avistados pelos diversos túneis de vidro do aquário. É uma visita imperdível, principalmente para a criançada. Inclusive, há programas que incluem pernoite dentro do aquário. 

Imagine adormecer com aquele mundão subaquático em cima de você!!

Pier 39

Esta é a área mais agitada e requisitada do Fisherman’s Wharf. É no Pier 39 onde estão reunidas várias lojas especializadas em souvenirs e artigos temáticos da cidade, além de ótimos restaurantes, cafeterias, sorveterias e uma tradicional padaria.

A centenária padaria Boudin é um dos negócios mais antigos da cidade e fabrica diversos tipos de pães em vários formatos. Além disso, também oferece garrafas de vinho, sopas, saladas, sanduíches, e muito mais para saciar a sua fome.

Por ali também é possível encontrar simpáticos grupos de leões-marinhos, que adoram posar para fotos dos turistas curiosos.

Também há coisas para fazer e ver para os para os pequeninos pois, no Pier 39 estão atrativos como o “Aquário da Baía” e um carrossel, musical e colorido!

Ferry Building

O antigo terminal da barca de San Francisco abriga atualmente, um diversificado mercado comercial e complexo gastronômico. É a escolha certa para quem quer uma opção diferente para o que fazer em San Francisco e que tenha uma pegada mais gastronômica.

Lá, dá para provar a culinária local, curtir um ambiente bem descontraído e comprar iguarias regionais bem tradicionais.

Para completar, a vista do lugar é simplesmente magnífica, o que contribui ainda mais para o sucesso deste local, que está dentre os mais concorridos pontos turísticos de “Frisco”.

Lombard Street

Sabe como é, toda cidade pelo mundo tem aquelas ruas que possuem características inusitadas e, por isso, se tornam grandes pontos turísticos locais.

Em San Francisco não é diferente! A Lombard Street é simplesmente surpreendente! Ela ganhou fama por ter um traçado bem sinuoso: uma ladeira com 8 curvas bem fechadas e toda enfeitada por canteiros floridos e muito verde. Mais parece uma praça do que uma rua!

Sem dúvida, é um local ideal para aquelas fotos apaixonadas ou aquele selfie bem maneiro! Mas tenha paciência pois ela tem atraído muitos turistas e pode ficar bem cheia de gente!

Ghirardelli Square

Esta atração deve estar, obrigatoriamente, na lista do que fazer em San Francisco..

A instalação abrigou uma enorme fábrica de chocolate no século XIX e, depois de encerrar as suas atividades, foi transformada em um majestoso shopping center, que inclui lojas e restaurantes únicos e sensacionais.

Sem dúvida, o ponto alto é a gastronomia tradicional e regional encontrada por lá, com destaque para a loja que vende todo tipo de chocolate, a Ghirardelli Soda Fountain & Chocolate Shop.

Outras lojas que merecem ser visitadas são a Lola Toy Stop, que vende brinquedos, e a loja Helpers Bazzar, especializada em peças e acessórios de moda feminina.

San Francisco Chinatown

Como quase toda grande metrópole americana, San Francisco também abriga uma região chamada de Chinatown, que é uma das mais antigas do país, fundada ainda no século XIX.

Atualmente, é outro dos populares pontos turísticos da cidade, com muitas lojas de artefatos orientais, restaurantes típicos incluindo especialidades de origem cantonesa e fujian, e edifícios com arquitetura característica da cultura asiática.

Ademais, lá você também vai encontrar vários monumentos típicos da cultura chinesa, pontos de visitação, mirantes e portais, como o Chinatown Gate.

Walt Disney Family Museum

Esta é uma das atrações do que fazer em San Francisco que atende a toda família e, é claro, principalmente os baixinhos!

Inaugurado em  2009, o Walt Disney Family Museum está localizado no Presídio de São Francisco, parte da Área de Recreação Nacional Golden Gate em São Francisco.  

É uma organização sem fins lucrativos da Fundação Walt Disney e apresenta a vida e o legado do famoso Walt Disney, com dez galerias permanentes, iniciando com a história ancestral de Walt Disney e terminando com sua morte em 1966.

Museu Mecanique

Este pequeno museu particular está localizado no Fisherman’s Wharf e seu acervo conta com diversos jogos e artefatos de fliperama. Possui mais de 300 máquinas analógicas e mecânicas e é uma das maiores galerias destes tipos de jogos “Old School Arcade” em todo o mundo.

Então deixa o celular de lado e dá um pulo lá para curtir os muito populares (no século XX) “Asteroids”, “Space Invaders”, “Pac Man”, “Pinball”, dentre outros.

Anchor Brewing Company

Este é um dos pontos turísticos tradicionais da Califórnia e uma das atrações para o que fazer em San Francisco. Fundada em 1896, produz diversos tipos de cervejas artesanais e sazonais e oferece degustações com frequência. 

Seu maior diferencial é a cerveja artesanal do tipo Steam Beer (cerveja à vapor), característica da Califórnia, que tem elevado grau de efervescência, devido a fermentação de leveduras lager em temperaturas mais altas. 

O que fazer em San Francisco: coisas para fazer por lá

Confira agora, passeios e coisas para fazer enquanto você estiver em San Francisco. 

  • Partida de beisebol no Oracle Park
  • Tomar o bonde elétrico de San Francisco
  • Caminhar pelas trilhas da Lands End
  • Fazer compras
  • Participar de programas voluntários junto à comunidade

Assistir uma partida de beisebol no Oracle Park

Se você curte esportes, vale a pena assistir a uma (longa) partida de beisebol no Oracle Park em San Francisco. Se você não conhece bem o jogo, pode ser meio complicado para entender, mas vale a pena curtir a ambiência e sentir a emoção dos torcedores nativos.

É um típico programa da família que mora em San Francisco, é uma opção de vivenciar ainda mais a cultura local.

Andar no bonde elétrico de San Francisco

Os charmosos bondes elétricos são marca registrada da cidade de San Francisco e nenhuma visita na cidade é completa sem vivenciar esta atração.

Na verdade, funcionam como transporte público e possuem 3 linhas que cobrem boa parte da cidade.Tire algumas horas e passeie pelo bonde, salte nas estações finais e explore a região, principalmente na Union Square e na Lombard Street!

Caminhar pelas trilhas de Lands End

A região chamada de Lands End fica a noroeste de São Francisco e oferece trilhas, paisagens, mirantes, e muitos atrativos históricos e culturais referentes ao povo americano, como naufrágios, parques, dentre outros.

Compras, malls e outlets

Para compras, há 3 áreas principais na cidade de San Francisco:

1. Union Square

É uma região muito valorizada na cidade, com empresas de finanças e muitas lojas (de luxo) que reformaram edifícios antigos e inauguraram suas filiais por lá. 

Prada, Louis Vuitton, Chanel são algumas delas, mas você também vai ver por ali grandes departamentos como Saks Fifth Square, Macy´s, Forever 21, dentre outras.

2. Market Street

Não muito longe dali, na Market Street estão as marcas direcionadas para o público mais jovem, como Apple, Old Navy, dentre outras.

3. Upper Fillmore Street e Haight Street

Ambas são lugares mais diferenciados e direcionados a um público segmentado, com diversas lojas e brechós. À parte das lojas, vale a pena passear pela área e olhar as novidades.

Além destes locais, há dois grandes shoppings centers em San Francisco: o Stonestown Galleria Mall e o Westfield San Francisco Center, que é o maior centro comercial da costa oeste dos Estados Unidos.

Nas proximidades da cidade de San Francisco, você também vai encontrar os famosos Outlets americanos, que oferecem promoções incríveis! Veja alguns que você pode visitar:

  • Gilroy Premium Outlet
  • Vacaville Premium Outlets
  • San Francisco Premium Outlets

E se você acha que a nossa lista de tudo o que fazer em San Francisco terminou aqui, se enganou. Nos arredores da cidade você também vai encontrar ótimas opções que podem ser visitadas em até um dia. Confira!

O que fazer em San Francisco e arredores

Vinhos em Napa Valley

Localizado a cerca de 1 hora de distância (de carro) de San Francisco, Napa Valley é considerada uma das regiões produtoras de vinho mais importantes nos Estados Unidos e no mundo.

As paisagens dos vinhedos são belíssimas e a gastronomia é super diferenciada. Aproveite o dia e almoce em uma das muitas vinícolas exclusivas da região.

Vale do Silício e das startups

O famoso Silicon Valley é a região no entorno da Baía de San Francisco que engloba várias cidades menores, como Palo Alto, San Jose e Santa Clara. Ficou famoso por sediar as principais empresas americanas de tecnologia, como Facebook, Apple, Google, dentre outras.

Para que curte empreendedorismo, o ambiente respira startup e conhecimento. Tem vários cursos, workshops e escolas por lá, como por exemplo a prestigiada Universidade de Stanford.

Santa Cruz é o berço do surfe e do skate nos EUA

Esta cidade fica no litoral a aproximadamente 1 hora de San Francisco e ficou bem conhecida pela prática do skate e do surfe, entre os seus moradores. Historicamente, foi em Santa Cruz que o surfe começou a ser praticado nos Estados Unidos. 

Assim o grande destaque é para as belas praias, parques de skate e ambiente super descolado e acolhedor. É só energia positiva!

Big Sur e a icônica Highway 1

O Big Sur é uma área de preservação florestal que fica no litoral do oceano pacífico. É cruzada pela famosa Highway 1, num dos trechos mais belos da estrada, que é considerada uma das mais lindas dos Estados Unidos. 

Durante o percurso, há muitos mirantes e lugares para pescar, surfar, caminhar e muitas outras coisas para fazer. Tem tanta opção que convém tirar 2 ou 3 dias para conhecer a região.

Lake Tahoe é a cidade mais alpina nos EUA

Um pouco mais distante, cerca de 4 horas desde San Francisco em direção ao interior, a cidade de Lake Tahoe oferece muitas opções de montanha. 

Principalmente durante o inverno, é um dos principais destinos dos californianos para esquiar e praticar esportes de inverno, pois abriga as principais pistas de esqui do estado.

Monterrey e os leões marinhos

A cerca de 2 horas de distância de San Francisco, na direção da Highway, a cidade de Monterrey é uma parada obrigatória pela sua beleza e paisagens naturais.

É também onde muitos astros de Hollywood e milionários preferem morar e viver uma vida mais tranquila, características das cidades menores.

O destaque é para os leões marinhos, que podem ser avistados em seu habitat natural e, em algumas épocas até as baleias aparecem por lá.

Point Reyes e seus mirantes

Point Reyes é um parque nacional equipado com diversas atrações para os amantes da natureza. Lá, pode-se caminhar por várias trilhas, acampar, observar baleias e leões marinhos, e curtir as praias da área.

Fica localizado a cerca de 1 hora e meia de carro de São Francisco, no litoral norte e o antigo farol oferece um vista magnífica de toda a região e do oceano pacífico.

Parque Nacional de Mount Tamalpais

Bem pertinho de San Francisco, fica localizado o Parque Nacional de Mount Tamalpais, que oferece inúmeras opções para os amantes das atividades ao ar livre e da natureza. Conta com picos, trilhas, mirantes e paisagens deslumbrantes da Baía de San Francisco.

Então, gostou das nossas sugestões de passeios e pontos turísticos em San Francisco e arredores? Mas se você tem outra região em mente para fazer o seu intercâmbio nos Estados Unidos, entre em contato com nossos especialistas em programas para estudar no exterior.


Eles vão poder te orientar a escolher o destino mais indicado para o seu perfil de viajante e o programa de intercâmbio nos Estados Unidos que mais tem a ver com você. 

Além disso, podem ajudar na elaboração do planejamento da viagem e verificar condições incríveis para ajudar você a realizar o sonho de morar nos Estados Unidos.

Não perca mais tempo, reserve o seu intercâmbio nos Estados Unidos para estudar ou trabalhar e confira pessoalmente todos os itens da nossa lista de tudo o que fazer em San Francisco. Quem sabe você descobre mais lugares incríveis e secretos!

Referências

https://sf.gov/topics/activities

https://www.famsf.org/