Saiba como funcionam os trens na Europa e os países para conhecer de trem

Compartilhe:

Quem nunca ouviu dizer que dá para viajar pela Europa de trem? E sim, é verdade! Através dos trens na Europa, é possível conhecer vários países. 

Realizar viagens com os trens na Europa é uma das melhores maneiras de explorar o continente! 

Sendo assim, viajar pela Europa não é tão difícil quanto alguns podem imaginar. Por isso, criamos este artigo para você conhecer mais sobre os trens na Europa.

Quais países da Europa dá para ir de trem?

Situando-se em 24 países e possuindo mais de 20 mil estações, os trens na Europa passam pelos seguintes países: 

  • Reino Unido;
  • França;
  • Espanha;
  • Itália;
  • Alemanha;
  • Bélgica;
  • Áustria;
  • Suíça;
  • Luxemburgo;
  • Países Baixos.

Nas últimas décadas, os trens de alta velocidade se expandiram por todo o continente.

Dessa forma, as viagens com os trens na Europa  vale super a pena, principalmente dentro do mesmo país e em países vizinhos.

Como funcionam os trens na Europa?

Para viajar pela Europa de trem na verdade é bem simples, basta comprar o passe e embarcar. A maioria das estações não precisam nem fazer check-in ou raio-x de malas. 

Outro ponto importante a ser dito é que não há despacho de bagagem, os passageiros de trens viajam com uma mala que se encaixa nos vãos entre as cadeiras ou na parte superior do vagão igual aos ônibus de viagem.

É importante lembrar que alguns dos trens solicitam reserva de assentos. Dessa forma, somente é possível viajar com a compra de passes antecipados e com a reserva feita.

Quais os tipos de trens na Europa?

O trem é o meio mais rápido e civilizado de chegar a qualquer lugar situado a até 4 horas de distância. Mas você sabia que, na Europa, existe mais de um tipo de trem? São eles: 

  1. Trens Regionais: estes trens vão a praticamente qualquer lugar da Europa, da menor cidade à maior capital. Geralmente não exigem reserva de assento e são uma ótima opção para conhecer a Europa.
  1. Trens de Alta Velocidade: esta é a forma mais rápida de viajar pela Europa. Sendo possível percorrer grandes distâncias com conforto e aproveitando o vagão-restaurante. As reservas de assento geralmente são obrigatórias.
  1. Trens Noturnos: essa é uma boa opção para aqueles que buscam economizar uma noite de hotel enquanto viajam. As cabines dos trens noturnos sempre exigem reserva antecipada.
  1. Trens de Luxo: nessa opção, é possível ter uma das melhores paisagens da Europa a bordo de muito luxo. Os trens de Luxo são verdadeiros hotéis cinco estrelas sobre trilhos.
  1. Trens Panorâmicos: Geralmente são trens com amplas janelas panorâmicas que permitem apreciar toda a beleza que o lugar pode oferecer

Opções de bilhetes para comprar

Como vimos, a viagem com trens na Europa é uma das melhores formas de conhecer a Europa. Sendo assim, existem diversas rotas para se realizar para conhecer o continente.

E para cada uma delas, é necessário comprar um bilhete específico. Existem dois tipos de bilhete:

  • O bilhete por trecho (origem-destino): adequado para destinos regionais. Normalmente as tarifas já são baratas e não sofrem alterações de preço. 
  • O bilhete múltiplo com passe único para vários trechos: é um passe de trem multipaíses onde você pode visitar várias cidades usando o mesmo bilhete.

E aí, ficou com vontade de conhecer a Europa de trem? Não perca tempo e marque hoje mesmo a sua viagem pelo continente, conhecendo os famosos trens na Europa!

Receba nossas novidades